terça-feira, 24 de agosto de 2010

Entrevista com Dércio Knop

Dércio Knop
Foto: Diego Wendhausen Passos

Data da entrevista: 15/07/2010

Diego: Aliado do PT durante quase 10 anos, tanto na esfera estadual, como em muitos municípios, chegando a integrar o governo Lula nos dois primeiros anos de governo, rompeu com os petistase aliou-se com o PSDB e o DEM, que defendem ideais diferentes do socialista. De que forma foi feito o acordo com democratas e peesedebistas?

Dércio: Esse entendimento vem desde o início do segundo governo Lula. Os partidos atuaram conjuntamente na oposição ao governo Lula, e, em face desse trabalho conjunto, começaram também a desenvolver tentativas para que esses partidos estivessem juntos na disputa pela presidência da república, e isto fez também com que houvesse reflexo na maioria dos estados, até por que a direção nacional do PPS baixou uma resolução, a de número 1/2010, determinando que a sigla, em cada estado, devesse estar junto com os partidos que integram o apoio ao candidato José Serra, e, consequentemente essa determinação, estamos juntos aqui, não apenas com o DEM e o PSDB, mas também com o PMDB, o PTB, enfim, mais nove partidos, que fazem hoje a coligação As pessoas em primeiro lugar.

Diego: O PPS, em nível estadual, teve apenas duas grandes candidaturas, com Sérgio Grando, para o senado, em 1998, aliado a Milton Mendes, e, em 2002, pela chapa Frente Ecológica Popular, como candidato ao governo. Por que o partido não lançou mais candidaturas à majoritária?

Dércio: Infelizmente, os custos de uma eleição majoritária são incompatíveis com o tamanho do nosso partido. Nós temos, uma liderança que é muito expressiva, o deputado federal Fernando Coruja, nosso presidente estadual, e também líder da bancada na câmara dos deputados. Certamente seria um bom nome, no entanto, os custos, principalmente da área de marketing e de televisão, são proibitivos para uma agremiação do porte do PPS. Por isso, nós temos que nos submeter às maiores siglas, que têm mais possibilidade de bancar essas despesas de campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário