domingo, 13 de dezembro de 2009

Perfil: Amilton Alexandre

Um olhar sobre o Mosquito, um dos envolvidos na Novembrada e atual titular do Blog Tijoladas

Amilton Alexandre (Mosquito)
Foto: Diego Wendhausen Passos


Um personagem marcado pela polêmica

Amilton Alexandre, o Mosquito, é certamente o mais crontrovertido e polêmico dentre os sete estudantes presos e enquadrados na Lei de Segurança Nacional, nas manifestações de 30 de novembro de 1979. Nascido em Florianópolis, dia 31 de julho de 1959, é conhecido por falar o que pensa e pela defesa dos ideais socialistas.

Desde adolescente, Mosquito participa das atividades políticas desde 1977, quando estudava no Instituto Estadual de Educação. Em 1979, participou, em Salvador, da refundação da União Nacional dos Estudantes, entidade que ele atualmente critica por apoiar incondicionalmente o governo Lula, no qual obtém privilégios. Preso na novembrada, era ligado ao grupo de Adolfo Luis Dias, que presidia o Diretório Central dos Estudantes. Formou-se em 1980, pelo curso de Administração.

Na década de 1980, foi proprietário do Bar Havana, um dos locais mais frequentados na cidade, principalmente no carnaval. O estabelecimento durou até o início dos anos de 1990. Mesmo sendo torcedor do Figueirense, em 1999, trabalhou quatro meses pelo Avaí, quando ofereceu ao então dirigente Flávio Félix, um projeto de marketing para o clube da Ressacada, após ter sido desaprovado pelo cartola Paulo Prisco Paraíso, da Figueirense Participações. Mosquito frisa que por conhecer o ex-presidente avaiano, levou o plano, por considerá-lo interessante, também pelas transformações no futebol, que estavam começando a se transformar em clube-empresa.

Entre 2004 e 2007, trabalhou pela empresa Andrade & Canelas, prestadora de serviços da Eletrosul, ficou durante dois anos e meio, demitido após encontrar irregularidades envolvendo o grupo paulista.

Atualmente, é o titular do blog Tijoladas, financiado através de vendas de camisas, anúncios e ajuda financeira de amigos.

Na vida partidária, começou no MDB, pelo grupo comunista. No Partido Comunista Brasileiro (PCB), no qual foi um dos fundadores, em Florianópolis, ficou de 1985 até 1991, quando ficou 10 anos sem partido. Mesmo contribuindo para a fundação do Partido dos Trabalhadores, passou a integrar a sigla apenas em 2001.

Blogueiro Mosquito: muitos admiradores e desafetos

Desempregado, Mosquito criou em 2008, véspera do primeiro turno das eleições municipais, um dos sites mais controversos, denunciando irregularidades e alguns bastidores do poder político.

O blogueiro conta que pediu apoio devido às dificuldades financeiras que atravessa. Na página pessoal, ele fala do cotidiano político, abordando também assuntos esportivos, culturais e divulgação de eventos.

Mas o veículo é motivo de muita discussão, entre muitos profissionais, pelo vocabulário utilizado. Com uma linguagem coloquial e sem “papas na língua”, Mosquito coloca sua revolta em torno das mudanças ideológicas de muitos ex-colegas que lutaram pela liberdade democrática. Mesmo conquistando muitos amigos e admiradores, fez vários desafetos, como a senadora Ideli Salvatti, o ex-prefeito Edison Andrino, Gilmar Knaesel. Ideli e Andrino tentaram inclusive tirar a página do ar, devido às fortes críticas que sofreram.

Os números do blog também são significantes: desde setembro de 2008, foram 30 processos contra o titular, 27 em Florianópolis e 3 na Palhoça, e um número de visitantes cada vez mais expressivo.

2 comentários:

  1. Infelizmente nossa sociedade precisa de gente como o Mosquito! E felizmente o Mosquito existe. Parece contraditório? Mas não é!

    ResponderExcluir
  2. Amilton com seu Blog me inspirou a fazer o blog vergonhadabahia.blogspot.com

    ResponderExcluir