quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

De quem é a responsabilidade?

O Coritiba, em razão da violência protagonizada no jogo contra o Fluminense, que valia uma vaga na Série A, perdeu o mando de 30 jogos no Estádio Couto Pereira. A briga foi generalizada, inúmeras pessoas ficaram feridas, outras dezenas foram parar na delegacia. Ao término da partida que determinou o rebaixamento da equipe paranaense, em pleno ano do centenário, foi muito para o torcedor. Mas alguns novamente prejudicaram a maioria, ao invadir o campo e torná-lo uma verdadeira praça de guerra. Os policiais tiveram muitas dificuldade para conter os furiosos brigões, e alguns ficaram feridos.

Novamente nos perguntamos de quem é a responsabilidade? Do clube, por não conter a fúria dos agressores? Das torcidas organizadas, com a imagem negativa junto à opinião pública? De algumas pessoas que vão aos estádios para arrumar confusão? Ou da justiça, que não pune os infratores, ou oferece meios para livrar de punições mais rigorosas?

O clube foi certamente a principal vítima, além dos inocentes e daqueles que saíram feridos no conflito. Teve prejuízo calculado em meio milhão de reais, algumas pessoas, que nem foram ao estádio, sofreram por causa da ação de alguns revoltosos sem causa. As torcidas organizadas passam pelos dois lados da moeda. Da mesma forma que criam músicas e refrões criativos, que incentivam a equipe dentro de campo, promovem conflitos com desafetos através de alianças com grupos de outros lugares do país. Dentro das uniformizadas têm muitos cidadãos de bem, trabalhadores, que vão ao estádio torcer pelo time do coração, buscando oferecer algum tipo de apoio, sem pensar na violência, tratando o esporte como alegria, diversão. Por outro lado, esses conjuntos atraem muitas pessoas mal intencionadas, que a utilizam para promover arruaças e provocar outras torcidas, intimidando, ameaçando e roubando faixas e bandeiras de times rivais.

Além disso, entra a ineficiente e mal elaborada justiça brasileira, que não pune de forma concreta os agressores, dando o ar de impunidade para aqueles que promovem a violência. Com os avanços nas transmissões de televisão, as câmeras conseguem captar os infratores, e muitos saem impunes.

Por fim, a situação só mudará quando houverem atitudes drásticas contra atos de selvageria, proibindo também os culpados de entrarem nos estádios, apresentando-se na polícia, ou prestando serviços comunitários, durante a realização da partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário