quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Os 20 anos da reunificação alemã: Parte 1

Os 20 anos da reunificação alemã

Parte 1: A Alemanha nas Guerras Mundiais


Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

A unificação da Alemanha, ocorrida em 1871, gerou uma briga política contra a França, que perdeu o território da Alsácia e Lorena para os alemães, na guerra franco-prussiana, provocando um sentimento de revanchismo por parte dos franceses.

O crescimento do Império Alemão começou a ameaçar a hegemonia política e econômica da Inglaterra, que dominava o cenário mundial na época. Nesse período, Alemanha, Áustria-Hungria e Itália formaram a Tríplice Aliança, apoio político e militar caso houvesse um conflito entre as potências naquele período. Anos mais tarde, ingleses, franceses e russos criaram a Tríplice Entente, para equalizar forças com o bloco oponente.

A Europa em 1914
Mapa: Wikipédia

Com o assassinato do arqueduque Francisco Ferdinando, do Império Áustro-Húngaro, eclodiu a Primeira Guerra Mundial, que durou quatro anos. Nos primeiros dois anos, os confrontos ficaram restritos apenas entre as nações europeias, foi marcada pelo equilíbrio de forças, com os alemães levando a melhor na frente oriental, enquanto eram contidos por franceses e ingleses na parte ocidental.

Em 1917, com a desistência da Rússia, que passou pela revolução comunista, e o ingresso dos Estados Unidos, apoiando França e Inglaterra, os alemães perderam força e renderam-se em novembro de 1918, sofrendo uma série de punições com o Tratado de Versalhes.


Período entre guerras (1919-1939)

Principal penalizada pelo conflito mundial, os alemães sofreram uma série de punições, financeiras, políticas e econômicas. Multas milionárias, perda da Alsácia e Lorena para a Frença, aliado a crise econômica durante os anos de 1920, criaram o sentimento de nacionalismo dentro da Alemanha, causando a promoção de Adolf Hitler como chanceler do país, ocorrida em 1934, iniciando uma política autoritária e expansionista.
A Europa em 1923

Um dos pontos que marcou Hitler foi o anti-seminismo, perseguindo os adeptos à religião judaica, além de invasões aos territórios vizinhos. A Áustria, terra natal do governante alemão, foi anexada em 1938, e novas invasões foram ocorrendo. O acordo com a União Soviética, administrada por Joseph Stalin, além da criação do eixo Roma-Berlim-Tóquio, com Mussolini (Itália) e o imperador Hiroito (Japão), os alemães preparavam a revanche contra os inimigos. Em setembro de 1939, com a invasão a Polônia, França e Inglaterra declararam guerra à Alemanha, dando início ao conflito mais violento da história da humanidade.

A Liga das Nações, criada para promover a paz entre as nações, não foi eficiente, devido também a ausência de Estados Unidos, Alemanha e União Soviética, além das punições que haviam sido impostas ao alemães, criando um sentimento de revanchismo político contra o Tratado de Versalhes.

Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

Sem a presença de União Soviética e Estados Unidos nos primeiros anos do conflito, os alemães invadiram a conquistaram França, Dinamarca, Noruega, Bélgica, Holanda. Na Inglaterra, barraram diante dos radares britânicos e da RAF (Royal Air Force). A Alemanha dominou até meados de 1941, quando resolveu invadir a União Soviética, no rigoroso inverno europeu. Derrotada pelos soviéticos, começaram a sucumbir no lado leste, e recuando em direção a Berlim.

No mesmo ano, os japoneses, disputando com os estadounidenses o domínio no Oceano Pacífico, atacaram a base de Pearl Harbor, iniciando a participação ianque na guerra. Com os soviéticos chegando ao território alemão, os norte-americanos uniram força com ingleses e franceses e começaram a cercar pela parte oeste. Os italianos, derrotados em inúmeros combates na África e na Europa, não tiveram forças para ajudar os aliados.

Com a queda de Mussolini, em 1943, e assassinado em 28 de abril de 1945, os italianos deixaram os alemães isolados. O suicídio de Adolf Hitler, em 30 de abril de 1945, segundo a versão oficial, é um mistério até os dias atuais. Muitos acreditam que o ex-chanceler tenha fugido e ficado em algum lugar do mundo, inclusive no sul do Brasil ou na Argentina.

Em 8 de maio, a Alemanha assinou a rendição, dando fim ao conflito na Europa. A guerra teve fim no início de setembro, quando os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas contra o Japão, em Hiroshima e Nagazaki. Nesse período, tivemos um novo contexto geopolítico, tirando a Europa do centro econômico internacional, tornando o mundo bipolarizado, até 1990, dividido em capitalismo, liderado pelos norte-americanos, enquanto os soviéticos influenciaram o bloco comunista.

Referências:

Internet:

História da Alemanha (Wikipédia)

Primeira Guerra Mundial (Wikipédia)

Segunda Guerra Mundial (Wikipédia)

Livros:

As Guerras Mundiais 1914-1945: Paulo Fagundes Vizentini

Toda a História: José Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti

Nenhum comentário:

Postar um comentário