domingo, 20 de fevereiro de 2011

Torcedor Misto: uma discussão constante nos últimos tempos

Priorizar times de sua região ou dos maiores centros do país?

Muitas regiões do país, especialmente Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, os torcedores desses locais escolherem times da região Sudeste para torcer. Como consequência, as equipes do eixo Rio-São Paulo, como Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Vasco possuem as maiores torcidas do país.

Além disso, as maiores emissoras nacionais, com destaque para Rede Globo e Bandeirantes, dão muito enfoque e espaço na mídia para as agremiações cariocas e paulistas, até pelo fato de contarem com maior número de torcedores, garantindo mais audiência.

Em Santa Catarina, por exemplo, Avaí e Figueirense, com o crescimento de ambos nos últimos 10 anos, aliado ao acesso à elite do futebol brasileiro, conseguiram conquistar mais espaço, antes ocupado pelos times do Rio e de São Paulo. Até o final dos anos de 1990, era comum os moradores, até nativos da Grande Florianópolis darem preferência para os clubes da Série A, pela possibilidade de ver uma equipe mais expressiva ganhar a competição nacional.

Mauro Pandolfi, jornalista, afirma que a questão do torcedor misto é uma tendência por conta da globalização social que vivemos, através dos meios de comunicação, tornando mais acessíveis para as pessoas acompanharem outras culturas de diversos cantos do planeta.

Por outro lado, João Vicente Savaris dos Passos, estudante de Administração, diz que os torcedores do Rio de Janeiro e de São Paulo torcem apenas pelo time da região, defendendo o torcedor misto apenas quando as pessoas deixam a região de origem para morar em outra cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário