domingo, 27 de fevereiro de 2011

Dois campeões em menos de um minuto

De 2007 para 2008 algumas mudanças agitaram as equipes. Fernando Alonso, depois de um ano conturbado na McLaren, voltou para a Renault, enquanto o finlandês Heikki Kovalainen fez o inverso. Ferrari e BMW mantiveram a mesma dupla. Sebastien Bourdais, tetracampeão na Champ Car, estreada na Fórmula 1 pela Toro Rosso, ao lado do promissor Sebastian Vettel.

Apesar das emoções e disputas nas pistas, o campeonato teve muitos resultados decididos nos gabinetes, através de algumas delas até esdrúxulas, como a punição a Sebastien Bourdais no Japão, perdendo 25 segundos após um toque com Felipe Massa. Hamilton perdeu a vitória na Bélgica, depois de cortar a chincane em disputa com Kimi Raikkonen, caindo para a 3ª colocação.

O fim do controle de tração e das ajudas eletrônicas também deram novas expectativas na disputa. Felipe Massa, nas duas primeiras etapas, e na Inglaterra, sob chuva, cometeu inúmeros erros, comprometendo as chances de título, além dos erros da Ferrari.

Buscando o bicampeonato, Raikkonen foi mal na Austrália, mas nas quatro corridas seguintes, venceu duas, assumindo a liderança. A partir de Mônaco, o finlandês caiu de rendimento, chegando a ficar quatro etapas sem somar pontos, terminando a disputa em 3º lugar.

Felipe Massa, Lewis Hamilton e Robert Kubica foram os postulantes ao título. O polonês, mesmo com um carro de menor rendimento, cometeu poucos erros e pontuava constantemente, mas ficou fora na penúltima etapa. Hamilton alternou boas exibições com erros inexplicáveis, como a batida com Raikkonen, nos boxes, no Canadá. O polonês, aproveitando-se da bobeda do britânico, ganhou pela primeira vez na categoria.

Sebastian Vettel também teve bastante destaque, principalmente na segunda parte da temporada, conseguindo vencer na Itália com a Toro Rosso, antiga Minardi, largando na pole. A Renault também voltou a vencer, em Cingapura, no famoso caso de crashgate, quando Nelsinho Piquet bateu para paralisar a corrida, ajudando o companheiro de equipe Alonso. Na etapa seguinte, no Japão, o asturiano voltou a subir no ponto mais alto do pódio, aproveitando-se dos incidentes entre as McLarens e as Ferraris nas primeiras voltas, fazendo uma corrida regular.

Na China, em corrida vencida por Lewis Hamilton, Kimi Raikkonen devolveu a Massa a ajuda do ano anterior, cedendo a 2ª colocação ao brasileiro. Com isso, bastava a Hamilton o 5º lugar no Brasil.

Largando na frente diante da torcida, Felipe Massa teve uma atuação sólida, vencendo a corrida, seguido por Fernando Alonso e Kimi Raikkonen. Mas a chuva que caiu nas voltas finais, ajudou a tornar a disputa mais emocionante. As Toyotas permaneceram com pneu de pista seca, dando a Timo Glock a 4ª posição. Na penúltima volta, Vettel superou Hamilton, dando o título a Felipe Massa durante alguns instantes. Mas na última volta, Glock não conseguiu sustentar o ritmo, em razão dos pneus, caindo para o 6º lugar, dando a Lewis Hamilton o caneco por um ponto. Durante alguns segundos Felipe Massa esteve com o caneco nas mãos.

Classificação Final

Pilotos

1º) Lewis Hamilton, 98 Pontos
2º) Felipe Massa, 97 Pontos
3º) Kimi Raikkonen, 75 Pontos
4º) Robert Kubica, 75 Pontos
5º) Fernando Alonso, 61 Pontos
6º) Nick Heidfeld, 60 Pontos
7º) Heikki Kovalainen, 53 Pontos
8º) Sebastian Vettel, 35 Pontos
9º) Jarno Trulli, 31 Pontos
10º) Timo Glock, 25 Pontos

Equipes

1º) Ferrari, 172 Pontos
2º) McLaren Mercedes, 151 Pontos
3º) BMW, 135 Pontos
4º) Renault, 80 Pontos
5º) Toyota, 56 Pontos
6º) Toro Rosso Ferrari, 39 Pontos

Vitórias

Pilotos

Felipe Massa, 6 Vitórias (Bahrein, Turquia, França, Europa, Bélgica e Brasil)
Lewis Hamilton, 5 Vitórias (Austrália, Mônaco, Inglaterra, Alemanha e China)
Kimi Raikkonen, 2 Vitórias (Malásia e Espanha)
Fernando Alonso, 2 Vitórias (Cingapura e Japão)
Robert Kubica, 1 Vitória (Canadá)
Heikki Kovalainen, 1 Vitória (Hungria)
Sebastian Vettel, 1 Vitória (Itália)

Equipes

Ferrari, 8 Vitórias (Felipe Massa 6, Kimi Raikkonen 2)
McLaren Mercedes, 6 Vitórias (Lewis Hamilton 5, Heikki Kovalainen 1)
Renault, 2 Vitórias (Fernando Alonso 2)
BMW, 1 Vitória (Robert Kubica 1)
Toro Rosso Ferrari, 1 Vitória (Sebastian Vettel 1)

Poles

Pilotos

Lewis Hamilton, 7 Poles (Austrália, Canadá, Alemanha, Hungria, Bélgica, Japão e China)
Felipe Massa, 6 Poles (Malásia, Turquia, Mônaco, Europa, Cingapura e Brasil)
Kimi Raikkonen, 2 Poles (Espanha e França)
Robert Kubica, 1 Pole (Bahrein)
Heikki Kovalainen, 1 Pole (Inglaterra)
Sebastian Vettel, 1 Pole (Itália)

Equipes

Ferrari, 8 Poles (Felipe Massa 6, Kimi Raikkonen 2)
McLaren Mercedes, 8 Poles (Lewis Hamilton 7, Heikki Kovalainen 1)
BMW, 1 Pole (Robert Kubica 1)
Toro Rosso Ferrari, 1 Pole (Sebastian Vettel 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário