domingo, 6 de fevereiro de 2011

Jacques Villeneuve sai ileso de batida e leva o mundial

Campeão na extinta Indy Car, em 1995, o filho do ex-piloto Gilles Villeneuve chegou a Fórmula 1 no ano seguinte, substituindo o escocês David Coulthard, pela equipe Williams, correndo ao lado de Damon Hill. Na temporada de estreia, conseguiu bons resultados, conseguindo a pole na primeira corrida e terminando em 2º lugar, perdendo o título na última etapa.

A temporada de 1997 foi uma das mais disputadas dos anos de 1990, com seis vencedores diferentes e boas disputas nas pistas. McLaren, Ferrari e Benetton mantiveram as duplas do ano anterior, enquanto a campeã Williams contratou o alemão Heinz-Harald Frentzen para o lugar de Damon Hill, transferido para a Arrows.

Desde as primeiras etapas, a disputa entre Michael Schumacher, da Ferrari, e Jacques Villeneuve, foi ponto a ponto, até a etapa final. O piloto alemão assumiu a liderança no Canadá, perdendo apenas duas vezes, em Nurburgring, e na Europa, corrida final.

Mesmo com a briga pelo campeonato restrita a dois competidores, outros pilotos e equipes se destacaram. A McLaren voltou a vencer e fazer pole depois de quatro anos, perdendo pontos para os frágeis motores Mercedes. A Benetton ganhou com Gerhard Berger na Alemanha, fazendo a pole na mesma pista e com Jean Alesi, em Monza. Jordan, a estreante Prost, adquirida pelo ex-campeão francês no lugar da antiga Ligier, Sauber e Stewart, também debutante no grid, tiveram atuações destacadas em algumas corridas.

Na etapa final, em Jerez de la Frontera, Villeneuve, Schumacher e Frentzen, nesta ordem, fizeram o mesmo tempo nos treinos de classificação: 1:21.072, mas o canadense, por registrar o tempo antes dos alemães, ficou com a pole. A disputa durou até a volta 47, quando o piloto norte-americano tentou ultrapassar o ferrarista, causando uma leve colisão entre ambos. Michael Schumacher ficou pelo caminho, enquanto Jacques Villeneuve foi ultrapassado por Mika Hakkinen, que venceu pela primeira vez na principal categoria do automobilismo, e David Coulthard na volta final, ficando com o título.

Classificação Final

Pilotos

1º) Jacques Villeneuve, 81 Pontos
Desclassificado: Michael Schumacher 0 (78) Pontos*
2º) Heinz-Harald Frentzen, 42 Pontos
3º) David Coulthard, 36 Pontos
4º) Jean Alesi, 36 Pontos
5º) Gerhard Berger, 27 Pontos
6º) Mika Hakkinen, 27 Pontos
7º) Eddie Irvine, 24 Pontos
8º) Giancarlo Fisichella, 20 Pontos
9º) Olivier Panis, 16 Pontos
10º) Johnny Herbert, 15 Pontos

* Michael Schumacher foi desclassificado por causa da manobra contra Jacques Villeneuve em Jerez de la Frontera, na etapa final do campeonato.

Equipes

1º) Williams Renault, 123 Pontos
2º) Ferrari, 102 Pontos
3º) Benetton Renault, 67 Pontos
4º) McLaren Mercedes, 63 Pontos
5º) Jordan Peugeot, 33 Pontos
6º) Prost Mugen Honda, 21 Pontos

Vitórias

Pilotos

Jacques Villeneuve, 7 Vitórias (Brasil, Argentina, Espanha, Inglaterra, Hungria, Áustria e Luxemburgo)
Michael Schumacher, 5 Vitórias (Mônaco, Canadá, França, Bélgica e Japão)
David Coulthard, 2 Vitórias (Austrália e Itália)
Heinz-Harald Frentzen, 1 Vitória (San Marino)
Gerhard Berger, 1 Vitória (Alemanha)
Mika Hakkinen, 1 Vitória (Europa)

Equipes

Williams Renault, 8 Vitórias (Jacques Villeneuve 7, Heinz-Harald Frentzen 1)
Ferrari, 5 Vitórias (Michael Schumacher 5)
McLaren Mercedes, 3 Vitórias (David Coulthard 2, Mika Hakkinen 1)
Benetton Renault, 1 Vitória (Gerhard Berger 1)

Poles

Pilotos

Jacques Villeneuve 10 Poles (Austrália, Brasil, Argentina, San Marino, Espanha, Inglaterra, Bélgica, Áustria, Japão e Europa)
Michael Schumacher, 3 Poles (Canadá, França e Hungria)
Heinz-Harald Frentzen, 1 Pole (San Marino)
Jean Alesi, 1 Pole (Itália)
Gerhard Berger, 1 Pole (Alemanha)
Mika Hakkinen, 1 Pole (Luxemburgo)

Equipes

Williams Renault, 11 Poles (Jacques Villeneuve 10, Heinz-Harald Frentzen 1)
Ferrari, 3 Poles (Michael Schumacher 3)
Benetton Renault, 2 Poles (Jean Alesi 1, Gerhard Berger 1)
McLaren Mercedes, 1 Pole (Mika Hakkinen 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário