domingo, 31 de janeiro de 2010

Prognósticos para 2010

Prestes ao início dos primeiros testes da pré-temporada da Fórmula 1, alguns favoritos foram apontados durante o período de apresentação dos novos pilotos e equipes para a disputa do campeonato.

McLaren, sem o apoio da Mercedes, que comprou a Brawn, estão entre as mais cotadas para disputar o título, além da Red Bull e da Ferrari. As quatro primeiras colocadas no último ano, estão como as principais cotadas a andar nas primeiras colocações.

No segundo escalão, aparecem Williams, Renault, Sauber, que retorna no lugar da BMW, e Toro Rosso, também de propriedade da marca de bebidas energéticas austríaca Red Bull. Estas poderão tirar pontos das principais postulantes. A Force India, por certa experiência, e devido ao bom desempenho na Bélgica e na Itália, ano passado, também poderá surpreender em algumas ocasiões.

Já as novatas, Virgin, Campos, Lotus, que retorna depois de 16 anos, mas administrada pelo grupo malaio, liderado por Tony Fernandes, USF1, são incógnitas. A Campos poderá ter a licença cassada pela Federação, em virtude de problemas financeiros.

A partir de amanhã é que começaremos a ter uma noção de quem são os verdadeiros favoritos neste começo de ano, pelo menos até o dia 12 de março, quando serão realizados os primeiros treinos para o Grande Prêmio do Bahrein.

Os testes de pré-temporada também não apontará quem vai vencer o campeonato, mas nos mostrará qual será provavelmente o carro mais veloz, quem andará nas primeiras colocações. Com mudanças significativas no regulamento, principalmente por conta do fim do reabastecimento, só na corrida inicial, saberemos qual carro terá melhor controle do consumo de combustível. Novamente, as corridas deverão ser planejadas como um todo, já que antes era pensada em partes, devido às paradas para reabastecimento.

É esperar para ver. Este ano promete.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

José Maria Lopez é confirmado na USF1

Argentina volta a ter representante depois de oito anos

Depois que Gaston Mazzacane foi demitido da Prost, em 2001, os argentinos não tinham um piloto defendendo o país latino-americano no grid da Fórmula 1.

A novata USF1 confirmou José Maria Lopez como um dos pilotos para a temporada. A escuderia do Estados Unidos estampará nos bólidos a marca do país sul-americano, e a cor dos carros será azul escuro.

Leia mais:
IG: Grande Prêmio: Carro da USF1 será azul-escuro e terá marca da Argentina, diz jornal

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Pedro de la Rosa e Jaime Alguersuari confirmados

Sauber e Toro Rosso confirmam pilotos espanhóis

Pedro de la Rosa, ex-piloto da Arrows, Jaguar e McLaren, terá nova chance nesta temporada, que começa dia 14 de março, no Bahrein. O espanhol, com 38 anos, estreou na categoria em 1999, ficando por dois anos na escuderia dirigida por Tom Walkinshaw. Ainda correu em 2001 e 2002 pela Jaguar. Na McLaren, correu no Bahrein, em 2005, e a partir da França, no ano seguinte, quando substituiu o colombiano Juan Pablo Montoya nas duas oportunidades.

Jaime Alguersuari, o mais jovem a alinhar no grid da Fórmula 1, foi confirmada pela parceira da Red Bull. Mesmo depois de muitos boatos, de que seria substituído por Bruno Senna, o espanhol continua no time italiano.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

China continua ganhando terreno

Os chineses passam a ser os maiores exportadores, além de possuir o maior mercado de automóveis do planeta.

Dois dias de destaque para os chineses. Um dia após o anúncio que havia superado a Alemanha como maior exportador mundial, os asiáticos também passam a ter o maior mercado aumobilístico, passando os Estados Unidos.

As exportações da China em dezembro do ano passado atingiram 130,7 milhoões de dólares (90,7 milhões de euros), tirando dos alemães o posto de maior exportador mundial.

Já no mercado automobilístico dos chineses, crescente desde 1999, devido também ao crescimento médio de 9% ao ano, somando os estímulos ficais do governo, passou a ter a maior quantidade de veículos vendidos.

Fontes:
China destrona Alemanha e torna-se no maior exportador mundial
China supera EUA como maior mercado de automóveis do mundo
China supera EUA como maior mercado de automóveis do mundo

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Mercedes anuncia Michael Schumacher

Piloto alemão volta às origens

Depois de muitas especulações, a Mercedes anunciou na manhã de hoje a contratação do ex-piloto da Benetton e da Ferrari, Machael Schumacher.

O heptacampeão trabalhará novamente com Ross Brawn, com quem esteve ao lado em todas as conquistas na Fórmula 1. Com dois títulos pela Benetton, mais cinco pela Ferrari, tornou-se o maior vencedor da categoria.

Schumacher fala que essa oportunidade é para fechar um ciclo, já que a montadora alemã apoiou o início da carreira do campeão, que não disputa um Grande Prêmio desde 2006, quando despediu-se das pistas.

Com 41 anos, ele ainda quer mostrar o mesmo talento que o levou à consagração defendendo as cores da Benetton e de Maranello. Nico Rosberg, também ingresante na equipe das três pontas, disse estar entusiasmado com a presença do compatriota no time. Para Nico, será fantástico correr ao lado de Schumacher, e acredita que o ex-ferrarista continuará rendendo como antes.

Depois de três tentativas, Norbert Haug, diretor-esportivo da Mercedes, disse que finalmente conseguiu ter Michael Schumacher na Fórmula 1. A primeira delas foi em 1995, quando estava em seu último ano de contrato com a Benetton, depois, em 1998, e em 2005, quando a montadora estava ao lado da McLaren. E, a última, neste ano, quando adquiriu a Brawn, o ex-campeão decidiu deixar o cargo de consultor na Ferrari e partir para o novo desafio.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Mercedes anuncia parceria com Petronas

Petrolífera malaia troca BMW por Mercedes


Ilustração do carro de 2010 da Mercedes
Fonte: IG Grande Prêmio

Presente na Fórmula 1 desde 1995, quando patrocinou a regressante Sauber, a Petronas ficou ao lado da escuderia suíça até 2005, quando a BMW assumiu o controle e manteve os malaios como parceiros.

Com a saída da montadora bávara, a Williams surgiu como a principal interessada em fechar acordo de patrocónio, mas quem se deu melhor foi a Mercedes, que anunciou uma parceria de longo prazo.

Ross Brawn, chefe da equipe, disse que o acordo é fantástico e ajudará a atingir os principais objetivos de ambas as empresas.

Com 14 patrocínios fechados para o próximo ano, a equipe ainda não anunciou o companheiro do alemão Nico Rosberg. Nick Heidfeld e Michael Schumacher são os principais candidatos a vaga. Muitos rumores apontam o ex-campeão do mundo como principal nome, também pelo fato de ter chego a Benetton, em 1991, respaldado pela marca das três pontas.

Leia mais:
Grande Prêmio: Petronas surpreende e assina patrocínio com Mercedes para 2010
Terra Esportes: Petronas vai patrocinar a Mercedes
Lancenet: Petronas vai patrocinar a Mercedes

sábado, 19 de dezembro de 2009

A árvore polêmica

Um dos assuntos que vem rendendo pauta nos últimos dias é a polêmica árvore milionária, instalada na Beira Mar, e que vem gerando muita discussão entre os florianopolitanos.

O custo dela é o primeiro ponto a ser debatido, R$ 3,7 milhões ao erário público, além das disputas judiciais em torno do pagamento. O Ministério Público suspendeu na última semana a prefeitura de pagar as parcelas. O secretário de turismo, senhor Mário Cavalazzi, tenta explicar o inexplicável. Realmente, é absurdo o preço que o contribuinte está desenbolsando.

Outro ponto que gerou controvérsias foi em relação ao tamanho da milionária. As propagandas diziam que ela tinha 60 metros, mas um estudo topográfico apontou 43, 17 menos. Pelo jeito, a raiz é muito extensa. Se a altura for o problema, basta dar uma boa quantidade de arroz e feijão, junto com fermento em pó para ver se ela cresce os 17 metros que estão faltando

Além disso, as disputas judiciais entre situacionistas e oposicionistas pega fogo. O grupo contrário derruba liminares, enquanto os governistas vão através de recursos buscando manter o pagamento, bem pomposo aos contribuintes.

Mesmo o alto valor não foi suficiente para manter a mais rica acesa. Deu até apagão na mais cara da cidade, por não honrar o pagamento a empresa Palco Sul.

Nossos governantes gostam de brincar com a paciência do povo. Ano que vem temos eleições, então qualquer tropeço agora pode ser crucial para as pretensões eleitorais.

A controversa árvore instalada na Beira-Mar
Foto: Diego Wendhausen Passos

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

De quem é a responsabilidade?

O Coritiba, em razão da violência protagonizada no jogo contra o Fluminense, que valia uma vaga na Série A, perdeu o mando de 30 jogos no Estádio Couto Pereira. A briga foi generalizada, inúmeras pessoas ficaram feridas, outras dezenas foram parar na delegacia. Ao término da partida que determinou o rebaixamento da equipe paranaense, em pleno ano do centenário, foi muito para o torcedor. Mas alguns novamente prejudicaram a maioria, ao invadir o campo e torná-lo uma verdadeira praça de guerra. Os policiais tiveram muitas dificuldade para conter os furiosos brigões, e alguns ficaram feridos.

Novamente nos perguntamos de quem é a responsabilidade? Do clube, por não conter a fúria dos agressores? Das torcidas organizadas, com a imagem negativa junto à opinião pública? De algumas pessoas que vão aos estádios para arrumar confusão? Ou da justiça, que não pune os infratores, ou oferece meios para livrar de punições mais rigorosas?

O clube foi certamente a principal vítima, além dos inocentes e daqueles que saíram feridos no conflito. Teve prejuízo calculado em meio milhão de reais, algumas pessoas, que nem foram ao estádio, sofreram por causa da ação de alguns revoltosos sem causa. As torcidas organizadas passam pelos dois lados da moeda. Da mesma forma que criam músicas e refrões criativos, que incentivam a equipe dentro de campo, promovem conflitos com desafetos através de alianças com grupos de outros lugares do país. Dentro das uniformizadas têm muitos cidadãos de bem, trabalhadores, que vão ao estádio torcer pelo time do coração, buscando oferecer algum tipo de apoio, sem pensar na violência, tratando o esporte como alegria, diversão. Por outro lado, esses conjuntos atraem muitas pessoas mal intencionadas, que a utilizam para promover arruaças e provocar outras torcidas, intimidando, ameaçando e roubando faixas e bandeiras de times rivais.

Além disso, entra a ineficiente e mal elaborada justiça brasileira, que não pune de forma concreta os agressores, dando o ar de impunidade para aqueles que promovem a violência. Com os avanços nas transmissões de televisão, as câmeras conseguem captar os infratores, e muitos saem impunes.

Por fim, a situação só mudará quando houverem atitudes drásticas contra atos de selvageria, proibindo também os culpados de entrarem nos estádios, apresentando-se na polícia, ou prestando serviços comunitários, durante a realização da partida.

Renault fecha parceria com consórcio Genii

Escuderia francesa confirma novo parceiro e fornecimento de motores para a Red Bull

O grupo gerenciado por Geraldo Lopez, o consórcio Genii, comprou parcela da montadora gaulesa e contribuirá na participação da Renault no próximo ano.

Bernard Rey, chefe da equipe, disse estar satisfeito e acredita a parceria trará uma nova dinâmica para os franceses.

No entando, Robert Kubica, único piloto confirmado pela Renault, pode sair antes mesmo de assumir um dos lugares no cockpit, pois assinou o contrato antes do fechamento da parceria.

Leia mais:
Grande Prêmio: Renault fica na F1 e vende parte de ações, mas fala em parceria com Genii
Grande Prêmio: Parceria entre Genii e Renault pode provocar saída de Kubica do time

Lotus confirma pilotos para 2010

Trulli e Kovalainen assinaram com a reestreante

A Lotus confirmou na última segunda-feira os dois pilotos para o próximo ano. Jarno Trulli, depois de cinco temporadas na Toyota, e Heikki Kovalainen, dois anos na McLaren, foram confirmados.

Trulli estava sendo sondado desde o mês passado, pelo fato da equipe estar a procura de um piloto experiente, enquanto Kovalainen teve dificuldades na escuderia de Woking, sem espaço na disputa com Hamilton.