domingo, 1 de maio de 2011

Foi em um domingo iniciando maio

Aquele fim de semana sombrio, dividindo os meses de abril e maio, há 17 anos, tirou a vida de dois pilotos na Fórmula 1, os dois últimos até os dias atuais.

Na sexta-feira, o primeiro acidente. Rubens Barrichello bateu forte e encerrou a participação no Grande Prêmio. A partir dali, o clima de intranquilidade começou a tomar conta do paddock, piorando a situação no dia seguinte, quando o desgovernado Simtek, conduzido pelo austríaco Roland Ratzemberger saiu na Curva Villeneuve e foi direto no muro, tirando a vida do competidor momentos depois.

O brasileiro Ayrton Senna, com duas poles, mas sem pontuar, depois de uma rodada em Interlagos e uma batida na largada em Aida, Japão, ainda não tinha terminado no campeonato, necessitando de uma vitória para recuperar o mau início no certame. O paulistano era um dos mais tensos, reclamando da falta de equilíbrio do Williams, imbatível nos dois anos anteriores.

Em San Marino, mais uma vez na frente, pela oitava vez em 11 largadas, sendo sete delas ininterrutptamente, entre 1985 e 1991. O clima era péssimo. O tricampeão, se pudesse, não correria, mas não teve outra opção. Olhando para o carro constantemente, o semblante era de muita preocupação.

Na largada, mais uma batida. O finlandês Jirky Jarvi Lehto, o popular J. J. Lehto, ficou parado no grid, sendo atingido pelo carro do português Pedro Lamy. Torcedores atingidos por um pneu que soltou do bólido pilotado pelo lusitano. Safety car na pista por algumas voltas.

Na volta a disputa, mais duas voltas e o pior momento para muitos torcedores do mundo. Ayrton Senna para reto na curva Tamburello, feita a 300 km/h, indo de encontro ao muro. O pneu dianteiro direito voou e nosso tricampeão foi atingido pelo braço da suspensão, causando uma perfuração no cérebro, o que tirou a vida de Ayrton, que liderava a prova.

O Brasil perdeu um grande ídolo, o mundo perdeu um dos melhores pilotos da história da Fórmula 1, e Imola, no calendário até 2006, passou por diversas mudanças no traçado e configuração no circuito para a etapa do ano seguinte.

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