domingo, 29 de maio de 2011

Sebastian Vettel vence em Mônaco

Piloto alemão vence a primeira nas ruas do principado e amplia liderança no campeonato

Em corrida movimentada e com muitas batidas e ultrapassagens, Vettel ganhou mais uma vez no ano, consolidando ainda mais a vantagem na classificação.

McLaren, Red Bull e Ferrari tiveram disputa emocionante

Enquanto Sebastian Vettel, Fernando Alonso e Jenson Button tiveram uma disputa empolgante pela vitória em Mônaco. Com uma troca a menos, o alemão levou a melhor, levando sorte com a paralisação da corrida faltando 11 voltas, quando Vitaly Petrov bateu forte, em uma confusão envolvendo a Force India de Paul Di Resta, o Toro Rosso de Jaime Alguersuari e a McLaren de Lewis Hamilton. Durante o intervalo, Red Bull e Ferrari trocaram os pneus, enquanto o carro de Hamilton foi reajustado.

O maior protagonista da prova, além dos vencedores, foi Hamilton. Prejudicado pelos problemas na classificação, teve que largar apenas em 9º lugar, sendo ultrapassado por Schumacher na curva do Cassino, ficando atrás do alemão durante algumas voltas. Na disputa com Felipe Massa, o inglês tocou com o brasileiro na mesma curva da velha estação, e o ferrarista foi ultrapassado no túnel, batendo no guard rail e ficando fora da disputa. Faltando cinco voltas para o final da corrida, colidiu com a Williams de Pastor Maldonado. O venezuelano tocou com a McLaren e bateu na primeira curva, perdendo a 6ª colocação. Hamilton, além da passagem obrigatória nos boxes pelo incidente com Felipe Massa, teve acrescido 20 segundos no tempo final de prova pelo toque com Maldonado, mas conseguiu ficar na 6ª posição. Mark Webber teve problemas durante as paradas, mas conseguiu fazer uma corrida eficiente, passando o japonês Kobayashi nas voltas finais, terminando em 4º lugar.

Mercedes decepciona

Os carros da marca das três pontas tiveram um bom início, mas os problemas com os pneus atrapalharam o desempenho da dupla Nico Rosberg e Michael Schumacher. Ambos caíram para o final do pelotão e não pontuaram. Rosberg ainda terminou em 11º lugar, enquanto Schumacher desistiu com problemas no motor.

Renault, Williams, Sauber, Force India e Toro Rosso nos pontos

A Williams teve um fim-de-semana positivo. Barrichello foi 9º colocado, enquanto Maldonado, que estava em 6º, colidiu com Hamilton e abandonou a disputa no final. A equipe de Grove somou os primeiros pontos na temporada.

Na Renault, o alemão Nick Heidfeld, mesmo com atuação discreta, somou pontos para a escuderia francesa, com o 8º posto. Vitaly Petrov vinha atuando bem, mas bateu na curva da piscina nas voltas finais, após um incidente envolvendo alguns carros.

Com a primeira entrada do safety car, Adrian Sutil e Kamui Kobayashi foram beneficiados e subiram para a 4ª e 5ª colocações, respectivamente. O competidor da Force India perdeu terreno, mas ainda terminou em 7º lugar, enquanto o japonês foi superado pelo australiano Mark Webber, ficando com a 5ª posição. Fechando a zona de pontuação, ficou o suíço Sebastien Buemi, em 10º lugar, ficou com a última posição pontuável.

Brasileiros têm corridas movimentadas

Felipe Massa teve disputa intensa e polêmica com Lewis Hamilton, desistindo após a batida no túnel, criticou muito o piloto britânico. Pela segunda etapa consecutiva, o piloto da Ferrari não cruzou a linha de chegada.

Por outro lado, Rubens Barrichelo salvou o dia dos brasileiros e da Williams. O venezuelano Pastor Maldonado também bateu após toque com Hamilton, perdendo a 6ª colocação. Rubinho, com o 9º lugar, somou seus primeiros pontos na temporada.

Resultados:

Pole: Sebastian Vettel, Red Bull Renault
M.V.: Mark Webber, Red Bull Renault

Corrida:
1º) Sebastian Vettel, Red Bull Renault
2º) Lewis Hamilton, McLaren Mercedes
3º) Jenson Button, McLaren Mercedes
4º) Mark Webber, Red Bull Renault
5º) Fernando Alonso, Ferrari
6º) Michael Schumacher, Mercedes
7º) Nico Rosberg, Mercedes
8º) Nick Heidfeld, Renault
9º) Sergio Perez, Sauber Ferrari
10º) Kamui Kobayashi, Sauber Ferrari

Classificação:

Mundial de Pilotos
1º) Sebastian Vettel, 143 pontos
2º) Lewis Hamilton, 85 pontos
3º) Mark Webber, 79 pontos
4º) Jenson Button, 76 pontos
5º) Fernando Alonso, 69 pontos
6º) Nick Heidfeld, 29 pontos
7º) Nico Rosberg, 26 pontos
8º) Felipe Massa, 24 pontos
9º) Vitaly Petrov, 21 pontos
10º) Kamui Kobayashi, 19 pontos
11º) Michael Schumacher, 14 pontos
12º) Adrian Sutil, 8 pontos
14º) Sebastien Buemi, 7 pontos
14º) Sergio Perez, 2 pontos
15º) Rubens Barrichello, 2 pontos
16º) Paul Di Resta, 2 pontos

Mundial de Construtores
1º) Red Bull Renault, 222 pontos
2º) McLaren Mercedes, 161 pontos
3º) Ferrari, 93 pontos
4º) Renault, 50 pontos
5º) Mercedes, 40 pontos
6º) Sauber Ferrari, 19 pontos
7º) Force India Mercedes, 10 pontos
8º) Toro Rosso Ferrari, 7 pontos
9º) Williams Cosworth, 2 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário