quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dia de Santa Catarina

Apesar de não ser feriado, é uma data especial para florianopolitanos e catarinenses. O nome dado à Ilha, pertencente ao município de Florianópolis, foi nomeado pelo navegador Sebastião Caboto.

Conhecida pelos carijós como Meiembipe (montanha ao longo do mar), antes da chegada europeia, começou a receber outros nomes até a chegada dos primeiros navegadores europeus, até o dia 25/11/1526, quando o veneziano Sebastião Caboto, em homenagem à esposa Catarina de Mendrano, ou até mesmo à santa, deu nome ao território que se tornou capital barriga verde. No mapa mundi, ou também mapa náutico, Diego Ribeiro foi o primeiro a registrar, em 1529, a Ilha de Santa Catarina nos mapas.

A Capitania de Santana, em 1738, comprada pela côrte portuguesa, também recebeu o nome de Santa Catarina, tendo como primeiro governante o Brigadeiro José da Silva Paes um dos precurssores do povoamento açoriano no estado.

Ponto estratégico para os colonizadores europeus, principalmente espanhóis e portugueses, a capital catarinense sempre teve importância política, também por estar próximo ao sul do continente americano, era um ponto de parada para os navegadores que seguiam para a Bacia do Prata, na região da Argentina e do Uruguai.

Nomes da Ilha de Santa Catarina ao longo dos primeiros anos do Século XVI:

Até o início do Século XVI: Meiembipe;

1514: Ilha dos Patos, nomeada por Dom Nuno Manoel e Cristóvão de Haro;

1516: Baía dos Patos ou Baía dos Perdidos, nomeada por Juan Diaz Sólis;

1526: Ilha de Santa Catarina, nomeada por Sebastião Caboto;

Fontes:
Nelson Maurílio Coelho Junior, Historiador e Professor
Wikipédia: Santa Catarina
Wikipédia: Florianópolis
Wikipédia: José da Silva Paes
Wikipédia: Sebastião Caboto

Nenhum comentário:

Postar um comentário