sábado, 4 de setembro de 2010

Entrevista com Nelson Maurílio Coelho Junior

Nelson Coelho Júnior
Foto: Diego Wendhausen Passos

Data da entrevista: 13/07/2010

Diego: Durante mais de 20 anos, os brasileiros não tiveram direito de eleger o presidente da república, devido ao Regime Militar. Porém, nos últimos anos, muitos eleitores, decepcionados com os rumos tomados pelo sistema político, perderam o ânimo de participar do processo eletivo. Você acha que o voto deveria se tornar optativo?

Nelson: Sim, acho um verdadeiro absurdo, em uma democracia. Nós vivemos em um sistema democrático e somos obrigados a votar. O fato de sermos obrigados a votar tira todo o compromisso do governo, de investir em educação, na conscientização, tira qualquer compromisso também dos políticos, mais honestos, ou de qualquer tipo de ação do judiciário, para punir os corruptos. Agora, depois de mais de um século de proclamação da república, é que surgiram as primeiras iniciativas contra a corrupção, então, o voto, não deve nem ser discutido isso, é uma questão óbvia e lógica, ele tem que ser optativo e facultativo, não deve ser obrigatório. A obrigação é uma agressão à democracia.

Diego: Quais as principais mudanças que você gostaria de ver no sistema eleitoral?

Nelson: A ficha limpa. Eu acho que já tem uma série de falhas, permitindo uma série de recursos, eu acho isso um absurdo. Penso que o voto deveria ser facultativo, alguns cargos não deveriam ser remunerados. Em alguns países do mundo, o vereador não é remunerado, são pessoas que possuem o tempo livre e querem se dedicar por talento, por vocação à política, ao seu bairro e a sua comunidade. O sistema de seleção deveria ser mais criterioso, de requisito para poder se candidatar. O Ministério da Justiça e o Tribunal Regional Eleitoral deveriam criar barreiras e filtros para não permitir que qualquer ignorante se candidatasse, ou qualquer pessoa que já teve algum envolvimento com corrupção, em algum momento da sua vida. Algumas mudanças emergentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário