domingo, 30 de maio de 2010

Lewis Hamilton vence na Turquia

Inglês aproveita-se de incidente da Red Bull para ganhar a primeira na temporada

Em final de semana amplamente dominado pelas McLarens e Red Bulls, os austríacos deixaram a vitória escapar após incidente envolvendo Mark Webber e Sebastian Vettel, que bateram no final da reta, tirando o alemão da disputa, e rebaixando o australiano para a terceira posição, deixando Hamilton e Button na dianteira. Ambos tiveram uma disputa, mas Lewis se deu melhor, e, sem batida, recuperou a liderança e venceu pela primeira vez neste ano.

McLaren mostra força

A única equipe que ameaçou o domínio dos "touros vermelhos" austríacos, foi o time de Woking, dividindo com a escuderia das bebidas energéticas as duas primeiras filas. Com a batida de Vettel e Webber em disputa pela liderança, a vitória caiu nas mãos dos ingleses, que não cometeram a mesma bobeira dos adversários. Jenson Button chegou a ultrapassar Lewis Hamilton, mas devolveu duas curvas depois, em ultrapassagem arrojada, garantindo a vitória.

Red Bull deixa escapar vitória

Novamente a mais rápida, conquistando a sétima pole das sete etapas disputadas, encaminhava para a vitória, quando Vettel tentou ultrapassar Webber, que manteve o trajeto, e o jovem alemão, tentando retomar o traçado, atingiu o companheiro, quase batendo uma segunda vez. O germânico levou a pior, tendo que abandonar a corrida, enquanto o australiano trocou a frente do carro e terminou em 3º lugar, garantindo mais 15 pontos e permanecendo na liderança do campeonato.

O lance foi polêmico, pois Webber não saiu do trajeto, enquanto Vettel procurava retomar o traçado para fazer a curva e concluir a ultrapassagem, mas nenhum aliviou, provocando a batida. No fim das contas, foi um incidente de corrida. O australiano poderia abrir caminho, e Vettel, freado para evitar um choque, portando, fica difícil apontar um responsável. Sebastian Vettel saiu reclamando, e foi o grande prejudicado, perdendo pontos preciosos na disputa pelo título.

Ferrari discreta

Em seu Grande Prêmio de nº 800, os ferraristas tiveram uma atuação muito distante do esperado, com Felipe Massa em 7º, e Fernando Alonso, em 8º lugar, depois de uma bela disputa com o russo Vitaly Petrov.

Mercedes entre os líderes

Os alemães foram os primeiros do restante do pelotão. Michael Schumacher voltou a superar Nico Rosberg, e ambos chegaram na 4ª e na 5ª colocação, respectivamente.

Renault competitiva

Mais uma vez, o destaque na escuderia francesa foi muito rápida, superando a Ferrari nos treinos oficiais e na corrida. Robert Kubica ficou em 6º, superando a dupla de Maranello, enquanto Petrov teve um pneu furado em disputa com Alonso pela 8ª posição, tendo que parar nos boxes e chegando em 15º lugar, fazendo a melhor volta da corrida.

Resultados:

Pole: Mark Webber, Red Bull Renault
M.V.: Vitaly Petrov, Renault

Corrida:
1º) Lewis Hamilton, McLaren Mercedes
2º) Jenson Button, McLaren Mercedes
3º) Mark Webber, Red Bull Renault
4º) Michael Schumacher, Mercedes
5º) Nico Rosberg, Mercedes
6º) Robert Kubica, Renault
7º) Felipe Massa, Ferrari
8º) Fernando Alonso, Ferrari
9º) Adrian Sutil, Force India Mercedes
10º) Kamui Kobayashi, Sauber Ferrari

Classificação:

Mundial de Pilotos
1º) Mark Webber, 93 pontos
2º) Jenson Button, 88 pontos
3º) Lewis Hamilton, 84 pontos
4º) Fernando Alonso, 79 pontos
5º) Sebastian Vettel, 78 pontos
6º) Robert Kubica, 67 pontos
7º) Felipe Massa, 67 pontos
8º) Nico Rosberg, 66 pontos
9º) Michael Schumacher, 34 pontos
10º) Adrian Sutil, 22 pontos
11º) Vitantonio Liuzzi, 10 pontos
12º) Rubens Barrichello, 7 pontos
13º) Vitaly Petrov, 6 pontos
14º) Jaime Alguersuari, 4 pontos
15º) Nico Hulkemberg, 1 ponto
16º) Kamui Kobayashi, 1 ponto

Mundial de Construtores
1º) McLaren Mercedes, 172 pontos
2º) Red Bull Renault, 171 pontos
3º) Ferrari, 146 pontos
4º) Mercedes, 100 pontos
5º) Renault, 73 pontos
6º) Force India Mercedes, 32 pontos
7º) Williams Cosworth, 8 pontos
8º) Toro Rosso Ferrari, 4 pontos
9º) Sauber Ferrari, 1 ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário