quinta-feira, 3 de junho de 2010

Vergonha em Florianópolis

Manifestantes sofrem com a repressão

Em pleno estado democrático de direito (na teoria), diversos manifestantes são presos por reivindicarem por direitos garantidos por lei. Jornalistas e estudantes agredidos e presos, prefeitura omissa. Depois do último aumento no transporte de ônibus, o mais caro do país, os manifestantes foram às ruas pedir a revogação, além do passe livre para os estudantes.

Enquanto nossos militantes agem de forma criativa e de forma idealista, cobrando uma atitude das autoridades, policiais reprimem de forma violenta, parecendo estado de ditadura, chegando, no último dia 31 de maio, a invadir o campus da Univerdade do Estado de Santa Catarina, UDESC.

Uma vergonha. Nós, que estamos no direito de cobrar um preço mais acesível, além de um atendimento digno do (des)serviço do transporte coletivo, sofrem justamente da polícia, que deveria proteger as manifestações. Não podemos mais reclamar da falta de qualidade e dos elevados preços das tarifas de ônibus?

A polícia, duramente criticada no combate aos crimes, vem agindo de forma diferente na repressão aos movimentos sociais, enquanto os estudantes, apesar de alguns deslises (poucos, é claro), vem dando uma aula de como fazer um protesto, utilizando da criatividade, e não da violência. Parabéns aos nossos estudantes. Apoio as manifestações, pois temos direito de cobrar condições dignas, ainda mais por estarmos pagando um preço, e bem elevado, pelo péssimo serviço prestado à população, principalmente no transporte de ônibus da cidade.

Como não tenho acompanhado muito, até por trabalhar em Campinas, São José, vi de perto apenas ontem as movimentações.

Os blogs Sambaqui na Rede, de Celso Martins, e Escandiuzzi, de Fabrício Escandiuzzi, correspondente do Terra, em Florianópolis, vêm fazendo uma cobertura ampla desde o início das manifestações. Fernando Evangelista, orientador em meu Trabalho de Conclusão de Curso, e Juliana Kroeger, nas edições de vídeos, e Hans Denis, fotógrafo, também aparecem com bastante destaque no trabalho. O trabalho desses profissionais são minhas principais referências.

Leia mais:

Escandiuzzi

A encenação

E agora, companheiro?

"Catraca"

Tapa na cara

PM Paz e Amor?

Paz e Amor

Protesto

R$ 2,95 é o ...

Os estudantes e a PM

Estudantes e o descaso da prefeitura

O Hit da Catraca

Floripa: Capital da Inovação ou da Esculhambação?

Sambaqui na Rede

Invasão Militar

VIDEO DE KAREM KILIM

Invasão na UDESC choca a comunidade acadêmica

Invasão Militar na UDESC

PM invade UDESC e prende estudantes

Estudantes e militantes nas ruas da cidade

Estudantes contra o aumento

IPM apura ação policial

Ato Contra o Aumento da Tarifa

Quem não pula, quer tarifa

Estudantes querem direito de ir e vir

Estudantes lideram manifestações contra aumento das passagens

Protesto contra o aumento

Outras fontes:

Acompanhe as manifestações dos estudantes

Frente Única pelo Transporte Público Floripa

Wiki de organização da Frente de Luta pelo Transporte

CMI-Florianópolis

Tarifa Zero

ClicRBS-Na Rua

Sarcástico

2 comentários:

  1. Diego, vale lembrar que na segunda feira dia 31, a polícia invadiu também a UDESC, agredindo e prendendo manifestantes.
    Ontem um manifestante foi preso, vendado e agredido, sendo levado a delegacia só depois de apanhar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nosso país está longe de ser uma democracia. Além disso, ainda querem aumentar a passagem dos ônibus, deixando tudo como está (em péssimo estado), achando que não temos direito de reclamar. Temos todo o direito.

    A polícia está tendo péssimas atuações. Bater em cidadão indefeso é mais fácil, só que desta vez o tiro está saindo pela culatra. Antes, grande parte da opinião pública ficava contra as manifestações, desta vez, está sendo diferente.

    Não estou participando das manifestações até por estar envolvido com outras coisas, e os locais, estão fora do meu trajeto, mas ontem, fiquei alguns minutos lá.

    Temos que reclamar e cobrar tudo e mais um pouco, como falei no texto, pagamos ... e muito por esse (des)serviço.

    DESISTIR DE LUTAR, JAMAIS

    ResponderExcluir