domingo, 16 de maio de 2010

Mark Webber vence e assume liderança

Piloto australiano vence no principado e lidera entre os pilotos

Depois de seis etapas, e Red Bull assumiu a liderança na tempoarada, transformando na tabela a superioridade apresentada nas classificações. O time austríaco assume a dianteira entre as equipes, além de fazer dobradinha entre os pilotos, ambos com 78 pontos, mas Webber, com uma vitória a mais que Vettel, fica com a ponta no critério desempate.

Poucas emoções

O fato de Fernando Alonso largar em último, não foi a garantia de grandes emoções. Mesmo assim, fez boas ultrapassagens na saída do túnel, sobre as Virgin e os Lotus. Com a entrada do safety-car após o acidente de Nico Hulkemberg na volta de abertura, foi para os boxes trocar pneu e garantiu a 6ª colocação até a última volta, quando foi ultrapassado por Michael Schumacher ao errar na curva Rascasse.

Safety-Car teve participação ativa

O carro de segurança teve que entrar na pista três vezes ao longo da corrida, em duas delas, após batida de carro da Williams. Rubinho, no Cassino, e Hulkemberg, no Túnel, tiveram que ser resgatados após ficarem em local perigoso. E a última delas, faltando quatro voltas, quando na Rascasse, Trulli atropelou Karum Chandhock em tentativa de ultrapassagem, faltando quatro voltas para o final. Ainda na volta do carro madrinha para os boxes, Alonso errou na mesma curva, perdendo o 6º lugar para Michael Schumacher.

McLaren discreta

A equipe de Woking, começou líder o final de semana e inverte com a Red Bull a posição na tabela. Lewis Hamilton saiu em 5º lugar e terminou na mesma colocação, enquanto o companheiro Jenson Button abandonou no início, após superaquecimento no motor Mercedes, tendo a primeira quebra neste ano.

Ferrari mantém vice-liderança

Alonso, mesmo largando em último, terminou somando pontos, enquanto Felipe Massa foi o 4º colocado, andando próximo de Sebastian Vettel e Robert Kubica, com a Renault, um dos grandes nomes da etapa.

Mercedes e Force India também pontuam com os dois carros

Michael Schumacher superou Nico Rosberg na largada, conseguindo chegar a frente do companheiro de equipe na chegada, mesmo com Rosberg ficando mais tempo na pista, mas demorou para trocar os pneus, perdendo a vantagem conquistada em poucas voltas. Schumacher ainda conseguiu passar Alonso e chegar em sexto, na volta final.

Já a Force India, aproveitando-se dos problemas com Jenson Button e Rubens Barrichello, conseguiu fechar os pontos, fazendo o 9º lugar com Adrian Sutil e o 10º, com Vitantonio Liuzzi.

Schumacher é punido e fica fora dos pontos

A manobras de Michael Schumacher após a entrada do safety-car, quando passou Alonso, na última volta, foi considerada ilegal, tendo em vista que os pilotos não podem passar antes de cruzar a linha de chegada. O alemão teve acrescentados 20 segundos no tempo final de corrida, caindo para 12º lugar, deixando o espanhol Jaime Alguersuari na 10ª colocação.

Resultados:
Pole: Mark Webber, Red Bull Renault
Melhor Volta: Sebastian Vettel, Red Bull Renault

Corrida
1º) Mark Webber, Red Bull Renault
2º) Sebastian Vettel, Red Bull Renault
3º) Robert Kubica, Renault
4º) Felipe Massa, Ferrari
5º) Lewis Hamilton, McLaren Mercedes
6º) Fernando Alonso, Ferrari
7º) Nico Rosberg, Mercedes
8º) Adrian Sutil, Force India Mercedes
9º) Vitantonio Liuzzi, Force India Mercedes
10º) Jaime Alguersuari, Toro Rosso Ferrari

Classificação:

Mundial de Pilotos
1º) Mark Webber, 78 pontos
2º) Sebastian Vettel, 78 pontos
3º) Fernando Alonso, 75 pontos
4º) Jenson Button, 70 pontos
5º) Felipe Massa, 61 pontos
6º) Lewis Hamilton, 59 pontos
7º) Robert Kubica, 59 pontos
8º) Nico Rosberg, 54 pontos
9º) Michael Schumacher, 22 pontos
10º) Adrian Sutil, 20 pontos
11º) Vitantonio Liuzzi, 10 pontos
12º) Rubens Barrichello, 7 pontos
13º) Vitaly Petrov, 6 pontos
14º) Jaime Alguersuari, 3 pontos
15º) Nico Hulkemberg, 1 ponto

Mundial de Construtores
1º) Red Bull Renault, 156 pontos
2º) Ferrari, 136 pontos
3º) McLaren Mercedes, 129 pontos
4º) Mercedes, 78 pontos
5º) Renault, 65 pontos
6º) Force India Mercedes, 30 pontos
7º) Williams Cosworth, 8 pontos
8º) Toro Rosso Ferrari, 4 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário