domingo, 28 de fevereiro de 2010

Análise após os treinos de pré-temporada

Ferrari é cotada como principal favorita

A equipe de Maranello tem sido o nome mais comentado nos testes coletivos realizados na Espanha, nas últimas três semanas. Fernando Alonso e Felipe Massa elogiaram muito o modelo F10, que será utilizado pelos pilotos ferraristas neste ano. Em Valência, os carros do cavalinho rampante foram os mais rápidos, enquanto em Jerez, a chuva atrapalhou bastante, alternando os líderes durante os dias de treino. Já em Barcelona, McLaren e Red Bull mostraram força e disputaram com os italianos os melhores tempos na pista catalã.

Michael Schumacher, da Mercedes, disse que o time das três pontas ainda não está rendendo o ideal, esperando pouco das primeias etapas. Ross Brawn, chefe da equipe, disse que os alemães estão no mesmo nível da Red Bull, e abaixo do rendimento de Ferrari e McLaren.

Quem mostrou bons desempenhos em Barcelona, foi a Williams. Sem ganhar títulos de pilotos e construtores desde 1997, a equipe de Grove perdeu muito espaço e atualmente figura no bloco intermediário. Rubens Barrichello e Nico Hulkenberg, que chegou a ser o mais rápido em algumas ocasiões, mostraram bastante confiança no novo modelo, o FW 32. O estreante alemão disse que apenas Ferrari e Red Bull estão a frente de sua escuderia.

Depois de impressionar em Valência, a Sauber não teve desempenho tão espetaculares nos testes de Jerez e de Barcelona. A Renault, até agora, não apresentou nada de especial. Outro nome bem comentado é o da filial da Red Bull, a Toro Rosso. Jaime Alguersuari e Sebastien Buemi elogiaram o novo modelo.

Outro ponto muito trabalhado em Barcelona, foram as paradas para troca de pneus. Com o fim do reabastecimento, os pits stops serão decisivos e mais rápidos que anteriormente. Em 1993, quando ainda não havia reabastecimento, as trocas levavam cerca de seis a nove segundos. Neste ano, durarão em média três segundos, metade do tempo. A Ferrari, buscando ganhar alguns décimos, criou uma nova ferramenta para agilizar as paradas nos boxes.

Enquanto isso, a Campos e a USF1 passam por dificuldades.O time comandado pelo ex-piloto Adrian Campos conseguiu acertar o lado financeiro, deixando a situação de Bruno Senna melhor. Pechito López, confirmado na escuderia dos Estados Unidos, pode correr ao lado do brasileiro, já que a situação dos norte-americanos é complicada, cogitando-se inclusive a fusão com a Stefan GP, que espera por um lugar no grid. Após fracassar a fusão com a Campos, os estado-unidenses tentarão um acordo com o sérvio Zoran Stefanovic, que se ingressar na Fórmula 1, provavelmente contará com o japonês Kazuki Nakajima e 0 canadense Jacques Villeneuve.

Ainda tem mais duas semanas para a abertura, no Bahrein, para termos o início da tempoarada, e sabermos a situação de Campos, USF1 e Stefan GP.

No território bahrenita, poderemos conhecer os principais nomes do ano e quais serão as sensações no próximo campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário