domingo, 16 de setembro de 2018

Lewis Hamilton vence em Cingapura

Britânico mais uma vez bate favoritismo ferrarista

Depois de conquistar a pole em uma volta precisa, Lewis Hamilton garantiu a 79ª pole da carreira, e manteve a dianteira durante praticamente toda a disputa, perdendo apenas quando precisou parar para trocar pneus. Partindo ao lado do piloto inglês na primeira fila, o holandês Max Verstappen chegou a ser alcançado por Sebastian Vettel, mas o competidor batavo recuperou a 2ª posição após as passagens pelos pits, com o alemão completando o pódio. As seis primeiras colocações ficaram com as três melhores equipes. A dupla finlandesa, com Valtteri Bottas a frente de Kimi Raikkonen, seguidos pelo australiano Daniel Ricciardo, que apesar de liderar por alguns giros, cruzou a linha de chegada em 6º lugar.

A única intervenção do safety car ocorreu logo na volta de abertura, em um toque entre a dupla Sergio Perez e Esteban Ocon, deixando o francês fora da prova, tirando a chance do time adquirido por Lawrence Stroll somar mais pontos. O mexicano voltou a se envolver em polêmica ao longo da corrida, após tocar na Williams de Sergey Sirotkin, tendo que trocar um pneu furado e ainda passando para cumprir uma passagem como punição ao bater deliberadamente no carro do russo. Outra equipe a pontuar com os dois carros foi a Renault, com Carlos Sainz Junior no 8º posto, enquanto Nico Hulkenberg fechou a zona de pontuação.

Contratado para a Ferrari para o lugar de Kimi Raikkonen em 2019, o monegasco Charles Leclerc garantiu dois pontos para a Sauber, voltando a ter uma atuação destacada. O time suíço, assim como a McLaren, foram as equipes que adotaram a estratégia de partir com os compostos super macios, mantendo-se na pista por dois terços da competição, garantindo um bom avanço no pelotão. O sueco Marcus Ericsson bateu na trave, em 11º, assim como o belga Stoffel Vandoorne, em 12º lugar. O espanhol Fernando Alonso, aproveitando-se também dos contratempos dos principais oponentes, foi o principal beneficiado, ao alongar a parada nos boxes, sobrando em um tranquilo 7º posto, melhor resultado do asturiano desde o Azerbaijão. O asturiano foi o único a terminar na mesma volta do top 6.

Em duas semanas agitadas na dança das cadeiras, onde nomes como Pascal Wehrlein, Esteban Ocon e Stoffel Vandoorne ainda buscam um lugar para o próximo ano, a Sauber confirmou o retorno do campeão de 2007, Kimi Raikkonen, ao time pelo qual estreou na categoria em 2001, para um contrato de dois anos. Os helvéticos ainda tem uma vaga aberta, e três nomes estão sondados a assumir o posto, o italiano Antonio Giovinazzi, Vandoorne, pela ligação com o diretor do time, Frederic Vasseur, que trabalhou com o belga na Fórmula 2, em 2015, ou manter o atual piloto, Marcus Ericsson. A McLaren confirmou o britânico Lando Norris, que faz parte do desenvolvimento da equipe de Woking, ao lado de Carlos Sainz Junior. Williams, Racing Point e Toro Rosso ainda não confirmaram as vagas a serem ocupadas na  próxima temporada.

Resultados:

Pole: Lewis Hamilton, Mercedes
Melhor Volta: Kevin Magnussen, Haas Ferrari

Corrida:
1º) Lewis Hamilton, Mercedes
2º) Max Verstappen, Red Bull TAG Heuer
3º) Sebastian Vettel, Ferrari
4º) Valtteri Bottas, Mercedes
5º) Kimi Raikkonen, Ferrari
6º) Daniel Ricciardo, Red Bull TAG Heuer
7º) Fernando Alonso, McLaren Renault
8º) Carlos Sainz Junior, Renault
9º) Charles Leclerc, Sauber Alfa Romeo
10º) Nico Hulkenberg, Renault

Classificação

Mundial de Pilotos
1º) Lewis Hamilton, 281 pontos
2º) Sebastian Vettel, 241 pontos
3º) Kimi Raikkonen, 174 pontos
4º) Valtteri Bottas, 171 pontos
5º) Max Verstappen, 148 pontos
6º) Daniel Ricciardo, 126 pontos
7º) Nico Hulkenberg, 53 pontos
8º) Fernando Alonso, 50 pontos
9º) Kevin Magnussen, 49 pontos
10º) Sergio Perez, 46 pontos
11º) Esteban Ocon, 45 pontos
12º) Carlos Sainz Junior, 36 pontos
13º) Pierre Gasly, 28 pontos
14º) Romain Grosjean, 27 pontos
15º) Charles Leclerc, 15 pontos
16º) Stoffel Vandoorne, 8 pontos
17º) Lance Stroll, 6 pontos
18º) Marcus Ericsson, 6 pontos
19º) Brendon Hartley, 2 pontos
20º) Sergey Sirotkin, 1 ponto

Mundial de Construtores
1º) Mercedes, 452 pontos
2º) Ferrari, 415 pontos
3º) Red Bull TAG Heuer, 274 pontos
4º) Renault, 91 pontos
5º) Haas Ferrari, 76 pontos
6º) McLaren Renault, 58 pontos
7º) Racing Point Force India, 32 pontos
8º) Toro Rosso Honda, 30 pontos
9º) Sauber Alfa Romeo, 21 pontos
10º) Williams Mercedes, 7 pontos
11º) Force India Mercedes, 0 (59) pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário