domingo, 4 de maio de 2014

Especial Ayrton Senna: Parte 2

As categorias de base

Logo na primeira corrida de kart, por um sorteio, pegou o número 1, garantindo o primeiro lugar na largada, posição que conquistou diversas vezes nos treinos de classificação, na Fórmula 1. Senna liderou por boa parte da corrida, mas em um toque, acabou perdendo a liderança e a chance de vencer na primeira competição que participou.

Disputou os karts até os 21 anos, quando partiu para a Fórmula Ford inglesa. Pela principal categoria de base do automobilismo mundial, Ayrton ganhou os brasileiros e sul-americano nos anos de 1977, 1978 e 1980, perdendo o caneco em 1979 por conta de uma irregularidade no escapamento, sendo desclassificado e perdendo a vitória que garantiria a conquista daquele ano.

Nas competições internacionais, conheceu o adversário que mais admirou em todas as competições que disputou, o inglês Terry Fullerton. Mesmo com diversas vitórias, o mundial de kart foi um título que faltou ao currículo de Ayrton Senna.

Em 1981, chegou a competir algumas etapas pelo mundial de kart, mas deixou a disputa para competir na Fórmula Ford 1600, vencendo 12 das 20 corridas disputadas, sagrando-se campeão na temporada de estreia.

No ano seguindo, voltou a ser campeão, faturando a Fórmula Ford 2000 europeia, ganhando 22 das 27 corridas que foram disputadas.

Competindo pela Fórmula 3 inglesa, Ayrton Senna venceu as nove primeiras corridas e teve uma disputa intensa com o inglês Martin Brundle, que voltou a encontrar o brasileiro na Fórmula 1, ganhando 13 das 21 etapas do certame. Mostrando bons resultados, Senna testou pela primeira vez um carro da Williams, do campeão de 1982, Keke Rosberg, em Donington Park, pista que deu show 10 anos mais tarde. Andou também a bordo da McLaren, e fez contatos com a Brabham, mas assinou com a Toleman, para 1984.

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