segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Campeonato Estadual: permanência ou extinção

Opinião dos torcedores

Em um país de dimensão continental, como o Brasil, os campeonatos estaduais servem para manter a rivalidade regional entre as principais equipes de futebol no país. Na sua opinião, você considera que os estaduais ainda mantém essa tradição, diante de um calendário futebolístico cada vez mais extenso?

João Vicente Savaris dos Passos, estudante de Administração/UFSC e Edificações/CEFET-SC

"Eu acho que mantém, uma vez que o Brasil é um país muito grande, e as divisões, geralmente só tem 20 equipes. Então, muitos se enfrentam somente nos estaduais, esses times regionais, é bom, porque mantém essa rivalidade. Por exemplo, em Santa Catarina, agora conseguiremos ter um jogo nacional, entre Avaí e Figueirense, na Série A. Nas outras séries, os times são muito distribuídos, pelo país ser muito extenso. Considero importante manter essa tradição."

Lizandro Macedo, profissional liberal e formado em Ciências Contábeis/UFSC

"Sim, considero. Os campeonatos estaduais ainda têm muita tradição, até por que, eu penso assim, sou rubro-negro, Flamengo, e de quem eu vou no dia seguinte, um clássico no estadual, pegar um botafoguense, um pó de arroz, Fluminense, o pessoal do Vasco também, principalmente, e não poder ter esse sabor de vitória, do estadual. Tem o fator do calendário, realmente, que está muito apertado, com poucas datas, mas eu acho que deve ser mantido, como aqui em nosso estado, com o Figueirense e o Avaí, com os dois na Série A, então eles vão disputar, antes do nacional, irão disputar a competição local, valendo a tradição, o torcedor que é ferrenho do Avaí, ou do Figueirense, quer ganhar o estadual, às vezes, até mais do que o próprio Brasileiro."

Lúcio Luiz, formado em Jornalismo/Fuvest, Lages-SC

"Realmente é muito extenso, e, às vezes, nós vemos campeonatos que durariam até mais de um ano, para ter um campeão. Acho que os estaduais deveriam ser revistos, em alguns aspectos, principalmente quando se diz respeito a Divisão de Acesso. A Divisão de Acesso, por exemplo, foi uma posição tomada pela Federação Catarinense de Futebol, para que times menores tenham um acesso no caso a divisão de elite do catarinense, mas muitas vezes a gente vê que é um grupo de equipes, uma panela, para falar bem o português correto, acaba coordenando e monopolizando essa divisão de elite. E eu, como torcedor do Inter, de Lages, eu fico decepcionado com esse tipo de comportamento, principalmente por parte da federação, dando atenção para times que são apadrinhados por agremiações mais expressivas, e acabam sendo esquecidos essas equipes locais e regionais, que ainda dependem de renda de arquibancada para se manter, dependendo de contribuições, doações, para pagar salários, e os outros times que estão na divisão de acesso, não precisam disso, já têm uns padrinhos bem fortes, então, acho que com relação a isso, também deveria ser revisto em Santa Catarina."

Luiz Augusto Macedo, profissional liberal

"Com certeza. Eu acho que tem manter o campeonato estadual, porque é a oportunidade para tirar sarro do teu vizinho, que torce para um outro time, aí o teu time vai lá, no domingo, ganha do time dele, ou perde, aí é você que ser zoado, mas isso é muito importante. Os europeus não têm campeonato estadual. Na Europa, um país é do tamanho de um estado nosso, então eles disputam uma competição o ano inteiro. Nós somos um país continental, então precisamos ter esses campeonatos regionais para manter a tradição. Imagina o que seria um futebol brasileiro, sem um Grenal, sem um Avaí e Figueirense, sem um Fla x Flu, então, com certeza, tem que ter o campeonato estadual. Aí você tem que adequar o resto do ano, do calendário, para os outros campeonatos."

Mauro Pandolfi, jornalista formado pela UFSC

"O estadual, assim como o campeonato citadino, tende a desaparecer. O futebol mudou o seu viés, como o citadino era um viés social, o estadual é político, e hoje é um viés econômico, com tendências aos nacionais serem mais fortes. As rivalidades começam no campeonato citadino. A ideia de rivalidade é a local, mas já existe rivalidade interestadual. Flamengo e Grêmio foi um grande clássico nos anos 90, Internacional e Cruzeiro foi um grande clássico dos anos 70. Agora, que Santa Catarina se nacionaliza, vai começar a rivalidade fora de Santa Catarina. Avaí e Figueirense vão começar a ter rivalidade com os clubes do sul, que são os mais próximos. Com Paraná e Rio Grande do Sul já existe uma rivalidade, mas o estadual ainda tem o charme da rivalidade localizada. Nesse aspecto, eu acho que é a única coisa que segura o estadual ainda, e, para se mantê-la viva, o estadual precisa ser reinventado, senão vai desaparecer, infelizmente. Mas eu acho que a rivalidade não é necessariamente mantida pelo campeonato estadual. Ela pode se manter em campeonatos nacionais. Nesse momento, em Florianópolis, vai ter o maior momento de rivalidade. Ela não vai ser nos campeonatos estaduais, a grande disputa vai ser na Série A. Esse é o novo passo da rivalidade. O campeonato nacional não mata as rivalidades, ele as amplia, do estadual para o nacional."

Nilson Tadeu Passos, empresário, formado em Engenharia Elétrica/UFSC

"Eu acho que independente da extensão de um país, vejo que os campeonatos estaduais tendem a desaparecer. Eu me baseio muito no que vem acontecendo na Europa, que serve de base para tudo, e é o que todos copiam, principalmente o Brasil, quando são coisas dão certo, primeiro lá, e depois aqui, então acho que os campeonatos estaduais não devem mais existir. Os times têm que investir mais nessas categorias de A, B, C, D, que dão mais público, mais dinheiro para essas equipes. Não sou favorável. Eu vejo, na América do Sul, que ainda não está desenvolvida para esse tipo de futebol. Vejo a Argentina, que tem um campeonato estadual muito forte, mas que também está enfraquecendo. No Brasil já enfraqueceu. As agremiações poderiam preparar as suas equipes para as competições de uma outra forma, não precisam se utilizar dos estaduais. Não vejo vantagem nesse tipo de disputa."

Silvio Carlos Breda Junior (Kuky), estudante de História/UFSC

"Eu acho bem legal a competição estadual, tanto para manter a rivalidade, e ajudar até na história do clube, dando mais chance para os times pequenos de cada região, ou estado, mas o caso seria talvez, reduzir o número de vagas na primeira divisão, ou um novo método na elaboração do calendário, para que as competições não exijam tanto de jogadores e equipes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário