terça-feira, 13 de julho de 2010

Entrevista com Lucia Haygert

A antropóloga Lucia Haygert fala da importância do projeto para a comunidade de Santo Antônio de Lisboa.

Lucia Haygert
Foto: Diego Wendhausen Passos

Entrevista: Lucia Haygert

Data: 10/07/2010

Diego: Desde a criação do bloco Baiacu de Alguém, o grupo não ficou restrito apenas às atividades de carnaval, buscando também eventos durante o ano, visando o lado cultural, expandindo a participação em outros segmentos, além de divulgar o nome da agremiação para a comunidade. De qual forma a parte cultural vem contribuindo para o crescimento do grupo?

Lucia: Eu acho que a parte cultural é a coisa mais importante para o grupo, no momento, inclusive, ela influencia em nosso carnaval também, e isso faz com que tenhamos um entrosamento maior, mas também com Santo Antônio de Lisboa.

Diego: Com a implantação do espaço cultural, o bloco Baiacu de Alguém está dando mais um passo importante para o grupo, além de oferecer a comunidade mais uma opção para os moradores da região. Quais os principais benefícios que o projeto vai trazer para a agremiação e para a comunidade?

Lucia: Para a comunidade, acho interessante que se crie um espaço cultural ainda inexistente por aqui, principalmente para os jovens, sem muitas opções de lazer e cultura, e para o grupo, fortalece os nossos laços também com a comunidade.

Diego: Como funcionará a administração do espaço cultural e quem ficará responsável pela manutenção do projeto?

Lucia: O espaço cultural vai funcionar através de oficinas, de músicas, bonecos para o bloco, de vídeo, que vamos fazer. Quem vai coordenar, são as pessoas que já participam da associação cultural e do bloco, todos gerenciados pelo Nelson Motta, quem está a frente do projeto.

Diego: Em um bairro como Santo Antônio, que possui uma rica história e cultura, qual será o papel da comunidade na divulgação e no trabalho em relação ao espaço cultural?

Lucia: É importante que a comunidade abrace o projeto. Sem a localidade, o projeto não tem razão de existir, então a importância em divulgar e participar é fundamental. Achamos que isso vai acontecer porque o espaço cultural já tem parceria, com as associações comunitárias, tanto de Santo Antônio, como de Sambaqui e da Ponta de Sambaqui, a comunidade terá um espaço grande para trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário