segunda-feira, 15 de março de 2010

Plano diretor para Santo Antônio de Lisboa

Caso aprovado, poderão ser construídos prédios de até oito andares

A região de Santo Antônio de Lisboa, rica no aspecto histórico e cultural, preservando fortemente a cultura açoriana na Grande Florianópolis, poderá ficar em situação delicada caso aprovem o novo plano diretor proposto para exploração de imóveis, a famosa especulação imobiliária.

Na proposta, está em pauta a liberação para construir edificações de três e oito andares, onde não há viabilidade para tais projetos.

O bairro de Santo Antônio não possui estrututa para tais empreeendimentos, devido a malha viária saturada, sem estrutura para grande tráfego.

A associação de moradores da comunidade está discutindo, visando um desenvolvimento sustentável, devido a alguns problemas enfrentados atualmente, como falta de água, trânsito, principalmente nas festividades de carnaval, além das dificuldades de estacionamento.

Outro ponto intrigante foi a contratação de uma empresa argentina para elaborar o plano diretor "participativo". De um lado, os técnicos do IPUF e a Comunidade do Distrito de Santo Antônio de Lisboa, falando das consequências que serão causadas, e, de outro, a Fundacion CEPA, apenas preocupada em fazer o serviço dos especuladores.

Espero que a voz dos moradores da localidade fale mais alto perante aos interesses do grupos especulador, pensando no desenvolvimento sustentável e benefício coletivo, e não apenas em lucro e vantagens para uma pequena minoria.

No blog Sambaqui na Rede, o jornalista e historiador Celso Martins traz com detalhes o tema e aborda os pontos negativos e possíveis consequências, Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário