domingo, 3 de julho de 2022

Carlos Sainz Junior vence na Inglaterra

Espanhol vence pela primeira vez na categoria


Depois de conquistar a primeira pole, a corrida ficou paralisada por mais de 50 minutos após a primeira largada, por conta de uma batida envolvendo George Russell, Guanyu Zhou e Alexander Albon, tirando os três da prova, e o chinês ficando com o Alfa Romeo capotado, sendo necessária virar o carro e realizar os reparos e limpeza na parte da pista. Depois da segunda partida, o competidor ibérico liderou até a 10ª volta, quando escapou da pista e Max Verstappen assumiu a liderança. Passada a primeira troca de pneus, Charles Leclerc ficou na frente do colega de time, e Lewis Hamilton liderou até entrar nos pits no giro 34. Com o monegasco na dianteira, a reviravolta aconteceu na 39ª passagem, quando Esteban Ocon parou, obrigando o safety car permanecer na pista por quatro voltas, e quase todos os pilotos colocaram compostos macios, menos Leclerc. Com isso, no retorno da disputa, o ferrarista caiu para o 4º lugar, ficando fora do pódio, dando a chance de Sainz garantir o primeiro triunfo na Fórmula 1. Sergio Perez, em boa corrida de recuperação, ficou com o 2º posto, e Lewis Hamilton, com uma Mercedes mais competitiva, terminou na 3ª posição. Charles foi o 4º, e Max apenas o 7º, muito pressionado por Mick Schumacher no final. O holandês enfrentou dificuldades com o carro e teve uma atuação abaixo dos padrões, mas ainda salvou seis pontos.


Atrás do top 3, Fernando Alonso e Lando Norris andaram o tempo todo muito próximos, mas o espanhol levou vantagem ao parar um giro antes do britânico durante a passagem do safety car, passando o adversário da McLaren. A escuderia de Woking consegue pontos com Norris, mas Daniel Ricciardo vem fazendo uma temporada muito ruim, o que deixa o time inglês correndo risco de perder para a Alpine o posto de 4ª força na tabela.


No pelotão intermediário, bom o domingo para a Haas e Aston Martin. O tetracampeão Sebastian Vettel teve um bom rendimento na prova e somou dois pontos, em um domingo positivo. Já o time ianque fechou a zona de pontuação com um 10º lugar para o dinamarquês Kevin Magnussen e os primeiros tentos do alemão Mick Schumacher, com a 8ª colocação. O piloto germânico pressionou bastante Verstappen nas voltas finais, mas não conseguiu passar pelo holandês da Red Bull. Apesar de não chegar no top 10, Nicholas Latifi teve rendimento notável chegando na fase final da classificação e andando próximo ou entre os 10 melhores na prova, mas não foi em Silverstone que o canadense da Williams saiu do zero na tabela de pilotos.


A Fórmula 1 volta na próxima semana, para a disputa do Grande Prêmio da Áustria, em Spielberg, com a Sprint Race no sábado e a corrida no domingo.


Resultados:

Pole: Carlos Sainz Junior, Ferrari

Melhor Volta: Lewis Hamilton, Mercedes


Corrida:

1º) Carlos Sainz Junior, Ferrari

2º) Sergio Perez, Red Bull RBPT

3º) Lewis Hamilton, Mercedes

4º) Charles Leclerc, Ferrari

5º) Fernando Alonso, Alpine Renault

6º) Lando Norris, McLaren Mercedes

7º) Max Verstappen, Red Bull RBPT

8º) Mick Schumacher, Haas Ferrari

9º) Sebastian Vettel, Aston Martin Mercedes

10º) Kevin Magnussen, Haas Ferrari


Classificação


Mundial de Pilotos

1º) Max Verstappen, 181 pontos

2º) Sergio Perez, 147 pontos

3º) Charles Leclerc, 138 pontos

4º) Carlos Sainz Junior, 127 pontos

5º) George Russell, 111 pontos

6º) Lewis Hamilton, 93 pontos

7º) Lando Norris, 58 pontos

8º) Valtteri Bottas, 46 pontos

9º) Esteban Ocon, 39 pontos

10º) Fernando Alonso, 38 pontos

11º) Pierre Gasly, 16 pontos

12º) Kevin Magnussen, 16 pontos

13º) Daniel Ricciardo, 15 pontos

14º) Sebastian Vettel, 15 pontos

15º) Yuki Tsunoda, 11 pontos

16º) Guanyu Zhou, 5 pontos

17º) Mick Schumacher, 4 pontos

18º) Alexander Albon, 3 pontos

19º) Lance Stroll, 3 pontos


Mundial de Construtores

1º) Red Bull RBPT, 328 pontos

2º) Ferrari, 265 pontos

3º) Mercedes, 204 pontos

4º) McLaren Mercedes, 73 pontos

5º) Alpine Renault, 67 pontos

6º) Alfa Romeo Ferrari, 51 pontos

7º) Alpha Tauri RBPT, 27 pontos

8º) Haas Ferrari, 20 pontos

9º) Aston Martin Mercedes, 18 pontos

10º) Williams Mercedes, 3 pontos


Nenhum comentário:

Postar um comentário