domingo, 6 de setembro de 2020

Pierre Gasly vence na Itália

Punição a Lewis Hamilton muda o grid e francês se aproveita de estratégia a garante primeiro triundo para a estreante Alpha Tauri


Depois de dominar na classificação, Lewis Hamilton liderou a disputa até a 29ª volta, mas foi aos boxes após a batida de Charles Leclerc, quando os pits não estavam liberados, sendo obrigado a cumprir um stop and GO, caindo para último. O britânico ainda se recuperou e ficou em 7º lugar, registrando também a melhor volta da corrida. Valtteri Bottas não teve um bom dia. Largou mal e não conseguiu superar Lando Norris, passando por Daniel Ricciardo e Sergio Perez na passagem pelos pits. Com o grid embaralhado após a bandeira vermelha, na metade da disputa, Pierre Gasly assumiu a dianteira, e manteve uma diferença segura para Carlos Sainz Junior, que foi o 2º colocado, melhor resultado da carreira do espanhol, que quase quebrou um jejum de oito anos da McLaren. A escuderia de Woking andou bem durante todo o final de semana, e também contou com a 4ª posição de Lando Norris. A Racing Point, que também esteve na fase final da classificação, ficou com um lugar no pódio, com o 3º posto de Lance Stroll, que também tirou proveito da estratégia. O outro competidor do time, Sergio Perez, fechou a zona de pontuação


A Mercedes ficou com o finlandês na 5ª posição, e Lewis Hamilton andou muito, ainda sendo o 7º colocado. A Renault, apesar de render menos que o esperado, ainda conseguiu deixar ambos os pilotos como os oito melhores. Daniel Ricciardo foi 6º, enquanto Esteban Ocon ficou com o 8º posto. Outro a somar pontos foi o russo Daniil Kvyat, em 9º lugar.


Para a Ferrari, que na próxima etapa atinge uma marca histórica, foi uma corrida para esquecer. Sem chegar a fase final da classificação, sequer terminou a prova. Enquanto Sebastian Vettel desistou com apenas cinco voltas, após problemas nos freios, Charles Leclerc bateu na 24ª volta, provocando uma bandeira vermelha, suspendendo a disputa.


Na despedida da família de Frank Williams, a equipe de Grove teve mais uma atuação discreta, com Nicholas Latifi chegando perto dos pontos, sendo o 11º. A partir da próxima corrida, o grupo dos Estados Unidos, Dorilton Capital, assume a direção do time britânico. Outro anúncio foi a mudança de nome da Renault, que passará a se chamar Alpine em 2021, umas das marcas da montadora francesa. Provavelmente o amarelo e preto dará lugar ao azul.


A Fórmula 1 volta na próxima semana, no circuito de Mugello, na Itália, que marcará o milésimo Grande Prêmio da Ferrari.


Resultados:


Pole: Lewis Hamilton, Mercedes

Melhor Volta: Lewis Hamilton, Mercedes


Corrida:

1º) Pierre Gasly, Alpha Tauri Honda

2º) Carlos Sainz Junior, McLaren Renault

3º) Lance Stroll, Racing Point Mercedes

4º) Lando Norris, McLaren Renault

5º) Valtteri Bottas, Mercedes

6º) Daniel Ricciardo, Renault

7º) Lewis Hamilton, Mercedes

8º) Esteban Ocon, Renault

9º) Daniil Kvyat, Alpha Tauri Honda

10º) Sergio Perez, Racing Point Mercedes


Classificação


Mundial de Pilotos

1º) Lewis Hamilton, 164 pontos

2º) Valtteri Bottas, 117 pontos

3º) Max Verstappen, 110 pontos

4º) Lance Stroll, 57 pontos

5º) Lando Norris, 57 pontos

6º) Alexander Albon, 48 pontos

7º) Charles Leclerc, 45 pontos

8º) Pierre Gasly, 43 pontos

9º) Carlos Sainz Junior, 41 pontos

10º) Daniel Ricciardo, 41 pontos

11º) Sergio Perez, 34 pontos

12º) Esteban Ocon, 30 pontos

13º) Sebastian Vettel, 16 pontos

14º) Nico Hulkenberg, 6 pontos

15º) Daniil Kvyat, 4 pontos

16º) Antonio Giovinazzi, 2 pontos

17º) Kevin Magnussen, 1 ponto


Mundial de Construtores

1º) Mercedes, 281 pontos

2º) Red Bull Honda, 158 pontos

3º) McLaren Renault, 98 pontos

4º) Racing Point Mercedes, 82 pontos

5º) Renault, 71 pontos

6º) Ferrari, 61 pontos

7º) Alpha Tauri Honda, 47 pontos

8º) Alfa Romeo, 2 pontos

9º) Haas Ferrari, 1 ponto

A Racing Point foi punida com a perda de 15 pontos por irregularidades no sistema de freios dos carros da equipe


Nenhum comentário:

Postar um comentário