domingo, 5 de julho de 2020

Valtteri Bottas vence na Áustria


Finlandês abre temporada com vitória em Spielberg

Saindo da pole e contando com uma punição de Lewis Hamilton na classificação e outra do atual campeão na prova, após toque com a Red Bull de Alexander Albon, o competidor nórdico teve um início que não poderia ser melhor, enquanto o inglês ainda perdeu o lugar no pódio no giro final para o compatriota Lando Norris, que pela primeira vez conseguiu um pódio na Fórmula 1. Entre as equipes, os agora panteras negras, em luta contra o racismo e pela diversidade, substituíram as cores prateadas pela preta, também abriram o campeonato na ponta entre as escuderias.

Mesmo com um desempenho abaixo na classificação, o monegasco Charles Leclerc teve um final de prova muito bom, contando com o toque entre Hamilton e Albon, que rebaixou o tailandês para trás e ficou com o 2º lugar, após superar Sergio Perez. Com um ritmo constante desde a classificação, aa McLaren teve um início de temporada muito positivo. O time de Woking ainda voltou ao pódio, após Lando Norris segurar a pressão do colega de time, Carlos Sainz Junior, e ambos também superaram o mexicano da Racing Point. Com a melhor volta no giro derradeiro, Norris, conseguiu ficar a menos de cinco segundos de Hamilton para assegurar o primeiro pódio da carreira do britânico, além de garantir o ponto extra da volta mais rápida. O espanhol, com o 5º posto, confirma o bom início dos carros laranjas. Ao contrário do companheiro de equipe, e ainda sem vaga para 2021, Sebastian Vettel teve um início ruim na temporada. Mal na classificação, ainda derrapou após disputa com o bólido de Sainz, rodopiando e com o alto número de abandonos, ainda somou um ponto. Para a Red Bull, a abertura de campeonato foi ruim, com Max Verstappen ficando pelo caminho com problemas na volta 11, enquanto Albon tocou com Hamilton, e parou faltando apenas três giros, deixando o time da casa sem pontos.

Incomum nos dias atuais, a prova teve nove desistências, dando chance a times que não tiveram um desempenho bom somar pontos. O francês Pierre Gasly deu os primeiros pontos a renomeada Alpha Tauri, com a 7ª posição, a frente do conterrâneo Esteban Ocon, que estreou pela Renault. A Alfa Romeo também faturou dois tentos com a 9ª colocação do italiano Antonio Giovinazzi, enquanto o companheiro de equipe Kimi Raikkonen abandonou após perder o pneu dianteiro direito no 55º giro, deixando o campeão de 2007 fora da disputa.

Na próxima semana, Zeltweg volta a receber mais uma etapa, que será denominada de Estíria, região onde é localizada o circuito austríaco.


Resultados:

Pole: Valtteri Bottas, Mercedes
Melhor Volta: Lando Norris, McLaren Renault

Corrida:
1º) Valtteri Bottas, Mercedes
2º) Charles Leclerc, Ferrari
3º) Lando Norris, McLaren Renault
4º) Lewis Hamilton, Mercedes
5º) Carlos Sainz Junior, McLaren Renault
6º) Sergio Perez, Racing Point Mercedes
7º) Pierre Gasly, Alpha Tauri Honda
8º) Esteban Ocon, Renault
9º) Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo
10º) Sebastian Vettel, Ferrari

Classificação

Mundial de Pilotos
1º) Valtteri Bottas, 25 pontos
2º) Charles Leclerc, 18 pontos
3º) Lando Norris, 16 pontos
4º) Lewis Hamilton, 12 pontos
5º) Carlos Sainz Junior, 10 pontos
6º) Sergio Perez, 8 pontos
7º) Pierre Gasly, 6 pontos
8º) Esteban Ocon, 4 pontos
9º) Antonio Giovinazzi, 2 pontos
10º) Sebastian Vettel, 1 ponto

Mundial de Construtores
1º) Mercedes, 37 pontos
2º) McLaren Renault, 26 pontos
3º) Ferrari, 19 pontos
4º) Racing Point Mercedes, 8 pontos
5º) Alpha Tauri Honda, 6 pontos
6º) Renault, 4 pontos
7º) Alfa Romeo, 2 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário