domingo, 4 de agosto de 2019

Lewis Hamilton vence na Hungria

Em pilotagem no limite e com estratégia perfeita, inglês garante mais um triunfo e iguala marca de Michael Schumacher em solo magiar

Saindo da segunda fila, conseguiu superar o companheiro de equipe Valtteri Bottas, que acabou tocado pela Ferrari de Charles Leclerc, comprometendo a atuação do finlandês. Caindo para o fundo do pelotão, o nórdico ainda escalou o pelotão para ser apenas 8º colocado. Na dianteira, uma atuação muito forte dos líderes Lewis Hamilton e Max Verstappen andando próximos, mas uma parada na volta 49, colocando pneus médios, o piloto da Mercedes foi a caça da Red Bull do jovem holandês, ganhando a liderança faltando três giros, cabendo ao batavo colocar compostos macios e ainda fazer a melhor volta da disputa, ganhando um ponto extra. Os rubrotaurinos, apesar de não ficarem com a vitória, contaram com a primeira pole do neerlandês, além do 6º lugar do francês Pierre Gasly, andando misturado ao bloco intermediário.

A dupla da Ferrari, com os problemas de Bottas, ficaram com os lugares a seguir dos ponteiros. Arriscando uma passagem a mais pelos pits, Sebastian Vettel foi ao limite e tirou o último posto de Leclerc no pódio na volta final. A escuderia de Maranello teve apenas a disputa entre a dupla na abertura da penúltima volta, e o toque entre o monegasco e Bottas como destaque. Foi uma corrida solitária para os bólidos vermelhos.

Assim como na classificação, a McLaren vem constantemente como a quarta força. O espanhol Carlos Sainz Junior voltou a terminar na 5ª posição, desta vez segurando o gaulês da Red Bull durante a segunda parte da prova. A equipe de Woking poderia conseguir um resultado melhor, não fosse um erro no pit stop de Lando Norris. O jovem inglês ainda ficou com o 9º posto, fazendo ultrapassagens ousadas, como no dinamarquês Kevin Magnussen. Os comandados por Zak Brown já vem abrindo uma boa vantagem sobre o bloco intermediário, e pela quinta corrida consecutiva terminam com um dos carros entre os seis melhores.

Saindo na quinta fila, Kimi Raikkonen voltou a fazer uma boa prova. O campeão de 2007 ficou na 7ª posição, mantendo-se a frente de uma McLaren e uma Mercedes. O finlandês vem fazendo uma bom papel com a Alfa Romeo, no retorno a legendária marca italiana em 2019. Fechando a zona de pontuação, o tailandês Alexander Albon travou bons duelos com o companheiro de equipe Daniil Kvyat, superando ainda o Racing Point do mexicano Sergio Perez, garantindo mais um dia positivo para a Toro Rosso.

Mesmo com um ritmo razoável na classificação, a Haas não vem conseguindo em corridas manter o desempenho mostrado nos sábados. Outra equipe que segue decepcionando é a Renault. A montadora francesa não consegue nas pistas dar retorno ao elevado investimento fora das pistas. Sem chegar a fase final da classificação, repetiu o mau resultado nos treinos, com o alemão Nico Hulkenberg em 12º, e o australiano Daniel Ricciardo apenas na 14ª colocação.

Resultados:

Pole: Max Verstappen, Red Bull Honda
Melhor Volta: Max Verstappen, Red Bull Honda

Corrida:
1º) Lewis Hamilton, Mercedes
2º) Max Verstappen, Red Bull Honda
3º) Sebastian Vettel, Ferrari
4º) Charles Leclerc, Ferrari
5º) Carlos Sainz Junior, McLaren Renault
6º) Pierre Gasly, Red Bull Honda
7º) Kimi Raikkonen, Alfa Romeo
8º) Valtteri Bottas, Mercedes
9º) Lando Norris, McLaren Renault
10º) Alexander Albon, Toro Rosso Honda

Classificação

Mundial de Pilotos
1º) Lewis Hamilton, 250 pontos
2º) Valtteri Bottas, 187 pontos
3º) Max Verstappen, 181 pontos
4º) Sebastian Vettel, 156 pontos
5º) Charles Leclerc, 132 pontos
6º) Pierre Gasly, 63 pontos
7º) Carlos Sainz Junior, 58 pontos
8º) Kimi Raikkonen, 31 pontos
9º) Daniil Kvyat, 27 pontos
10º) Lando Norris, 24 pontos
11º) Daniel Ricciardo, 22 pontos
12º) Lance Stroll, 18 pontos
13º) Kevin Magnussen, 18 pontos
14º) Nico Hulkenberg, 17 pontos
15º) Alexander Albon, 16 pontos
16º) Sergio Perez, 13 pontos
17º) Romain Grosjean, 8 pontos
18º) Antonio Giovinazzi, 1 ponto
19º) Robert Kubica, 1 ponto

Mundial de Construtores
1º) Mercedes, 437 pontos
2º) Ferrari, 288 pontos
3º) Red Bull Honda, 244 pontos
4º) McLaren Renault, 82 pontos
5º) Toro Rosso Honda, 43 pontos
6º) Renault, 39 pontos
7º) Alfa Romeo, 32 pontos
8º) Racing Point Mercedes, 31 pontos
9º) Haas Ferrari, 26 pontos
10º) Williams Mercedes,1 ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário