domingo, 28 de julho de 2019

Max Verstappen vence na Alemanha

Em corrida atípica e marcada por muitas movimentações, holandês deu mais uma vitória para a Red Bull

Com cinco intervenções do carro de segurança, uma delas de forma virtual, contando com rodadas, batidas e os problemas com a dupla da Mercedes, a parte final da disputa mudou o grid, tornando o resultado atípico. A Alfa Romeo, que apesar do resultado positivo na pista, sofreu uma punição, por conta de um erro no ajuste da embreagem de ambos os carros, mexendo no resultado final.

Mesmo largando mal, o competidor batavo assumiu a liderança quando Lewis Hamilton escapou e voltou de forma irregular aos boxes, ganhando uma punição de cinco segundos, na volta 29. Com a instabilidade no tempo, a prova e a estratégia dos pilotos se tornou uma loteria. Parando antes da última intervenção do safety car, Lance Stroll acertou a aposta, assumindo a dianteira, enquanto os adversários tiveram que voltar aos pits para calçar pneus lisos. O canadense garantiu um excelente resultado, chegando na 4ª colocação. Sebastian Vettel salvou o dia da Ferrari, saindo do último posto, para chegar em 2º, enquanto Charles Leclerc vinha muito bem e escapou e bateu na última curva, no 29º giro. Completando o pódio, Daniil Kvyat, com a Toro Rosso. A filial rubrotaurina teve um excelente resultado, com o tailandês Alexander Albon cruzando na 6ª posição, escapando de um toque com Pierre Gasly, que com a dianteira danificada e os compostos dianteiros furados ficou pelo caminho.

Para a Mercedes, que tinha tudo para ter um dia de festa, a etapa foi para esquecer. Completando 125 anos e com uma pintura especial nos carros, a prova começou a mudar de rumo após a batida de Leclerc e com o erro de Hamilton, que caiu para o fundo do pelotão. Valtteri Bottas brigava por um lugar no pódio, mas bateu faltando quatro voltas, deixando o time prateado com apenas dois pontos com Hamilton, por conta da punição a dupla da Alfa. A McLaren, apesar de um erro de Carlos Sainz Junior, e o problema com Lando Norris, ainda viu o espanhol se recuperar e chegar em 5º lugar. O time de Woking poderia até chegar ao pódio, caso a disputa tivesse mais alguns giros. Nas 11 etapas deste ano, a escuderia inglesa somou mais pontos que durante a temporada anterior.

A dupla Haas, que teve mais uma disputa intensa, também pontuou. Kimi Raikkonen também travou duelo com Vettel durante boa parte do dia, e bem atuante, chegou em 7º lugar, logo a frente do colega de time, o italiano Antonio Giovinazzi, mas ambos tiveram meio minuto acrescentado no tempo de prova, por conta de erro no ajuste da embreagem, rebaixando ambos para as duas últimas colocações entre os que terminaram. Romain Grosjean, que tocou rodas com o parceiro de equipe, chegou a frente do companheiro Kevin Magnussen, levando a melhor no duelo interno do time ianque. O gaulês ficou em 7º, ganhando dois postos, assim como o dinamarquês. Robert Kubica, com isso ficou com o 10º lugar, garantindo o primeiro ponto da Williams na temporada.

Resultados:

Pole: Lewis Hamilton, Mercedes
Melhor Volta: Max Verstappen, Red Bull Honda

Corrida:
1º) Max Verstappen, Red Bull Honda
2º) Sebastian Vettel, Ferrari
3º) Daniil Kvyat, Toro Rosso Honda
4º) Lance Stroll, Racing Point Mercedes
5º) Carlos Sainz Junior, McLaren Renault
6º) Alexander Albon, Toro Rosso Honda
7º) Romain Grosjean, Haas Ferrari
8º) Kevin Magnussen, Haas Ferrari
9º) Lewis Hamilton, Mercedes
10º) Robert Kubica, Williams Mercedes

Classificação

Mundial de Pilotos
1º) Lewis Hamilton, 225 pontos
2º) Valtteri Bottas, 183 pontos
3º) Max Verstappen, 162 pontos
4º) Sebastian Vettel, 141 pontos
5º) Charles Leclerc, 120 pontos
6º) Pierre Gasly, 55 pontos
7º) Carlos Sainz Junior, 48 pontos
8º) Daniil Kvyat, 27 pontos
9º) Kimi Raikkonen, 25 pontos
10º) Lando Norris, 22 pontos
11º) Daniel Ricciardo, 22 pontos
12º) Lance Stroll, 18 pontos
13º) Kevin Magnussen, 18 pontos
14º) Nico Hulkenberg, 17 pontos
15º) Alexander Albon, 15 pontos
16º) Sergio Perez, 13 pontos
17º) Romain Grosjean, 8 pontos
18º) Antonio Giovinazzi, 1 ponto
19º) Robert Kubica, 1 ponto

Mundial de Construtores
1º) Mercedes, 408 pontos
2º) Ferrari, 261 pontos
3º) Red Bull Honda, 217 pontos
4º) McLaren Renault, 70 pontos
5º) Toro Rosso Honda, 42 pontos
6º) Renault, 39 pontos
7º) Racing Point Mercedes, 31 pontos
8º) Haas Ferrari, 26 pontos
9º) Alfa Romeo, 26 pontos
10º) Williams Mercedes,1 ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário