domingo, 10 de agosto de 2014

Os 100 anos do Primeira Guerra Mundial

Conflito mudou a ordem geopolítica do planeta

Com a emancipação da Alemanha e da Itália, na segunda metade do Século XIX, duas novas potências começaram a ameaçar a hegemonia inglesa, tanto no continente europeu, como nas colônias localizadas na Ásia e na África.

As principais potências europeias, com a iminência de um conflito, iniciaram uma política de alianças. Os alemães uniram-se aos italianos e austro-húngaros, formando a Tríplice Aliança, em 1882. Anos mais tarde, em 1905, ingleses e franceses, outrora inimigos, juntaram-se com os russos, formando a Tríplice Entente. Fora as parcerias, a ascensão da Alemanha, que ficou com a Alsácia e Lorena, territórios da França, conquistado na guerra franco-prussiana, em 1870, acirrou a rivalidade entre as duas nações. Com a expansão dos tedescos, os britânicos, maior potência política e econômica no período, via a posição ameaçada no cenário regional e global.

Durante algumas décadas, a “paz armada” reinou. Até junho de 1914, quando o herdeiro do trono austríaco, Francisco Ferdinando, foi assassinado por Gavrilo Princip, em Sarajevo, capital sérvia. O incidente foi o estopim para iniciar um conflito que se aproximava, devido as tensões entre os países, não só na Europa, mas também nas colônias situadas na África e na Ásia. Apoiada pelos russos, a Sérvia não se retratou ao império austro-húngaro, deixando alemães e austríacos de um lado, contra ingleses, franceses, russos e belgas, em lado oposto. Território neutro, a Bélgica foi invadida pelo exército alemão, ingressando no combate ao lado da Entente. Os italianos, devido a promessa de territórios, ficaram contra o grupo em que integravam.

O confronto seguiu equilibrado até 1917, quando o conflito tomou rumos decisivos. Com o início da revolução socialista, que em 1922 deu início a União Soviética, culminando na queda do czar Nicolau II. Os russos assinaram um acordo de paz com a Alemanha, deixando a guerra, enquanto os Estados Unidos, após terem dois navios afundados por submarinos alemães, ingressaram ao lado dos ingleses. As batalhas duraram até novembro de 1918, quando o governo tedesco assinou um armistício com os ingleses e franceses.

Após a derrota, os germânicos sofreram inúmeras perdas territoriais e financeiras. Os austríacos perderam a Hungria, que se tornou independente. A Sérvia deu lugar a Iugoslávia. Alemanha e Rússia deixaram de ser países vizinhos, com o surgimento da Polônia. O tratado de Versalhes, assinado em 1919, foi o pontapé inicial para a Segunda Guerra, que aconteceu entre 1939 a 1945, o conflito mais violento da história da humanidade, devido as punições pesadas aos países derrotados na primeira guerra. A Liga das Nações foi criada com a missão de manter a paz, mas revelou-se ineficiente, por não aceitar Alemanha e União Soviética, além da ausência dos Estados Unidos, que se tornou a principal potência política e econômica do mundo.

A grave crise social e econômica que os alemães enfrentaram durante pouco mais de uma década contribuiu para o surgimento de lideranças ultranacionalistas, como Benito Mussolini, na Itália, e Adolf Hitler, na Alemanha. Ambos formaram um acordo também com o Japão, criando o eixo Roma-Berlim-Tóquio, marcado pelo uso da força na conquista por territórios, dando início a uma nova guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário