quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

20 anos do fim da União Soviética

Um projeto comunista que durou quase sete décadas

A Revolução Russa, ocorrida em 1917, culminando na fundação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, cinco anos depois, foi um projeto de instalação do modelo comunista, buscando uma sociedade com menores diferenças sociais.

Com a crise política e social na Rússia, aliado a participação do país na Primeira Guerra Mundial, contribuiu para aumentar a impopularidade do czar Nicolau II, deposto do poder e assassinado junto com toda a família. Os revolucionários fizeram um acordo de paz com os alemães, o de Brest Litovski, em 1918. A Finlândia foi cedida no tratado, passando a país independente.

No período de 1918 e 1921, ocorreu uma guerra civil, entre exército e milícias, e também o exército vermelho (bolchevistas), republicanos liberais e ex-generais czaristas. O primeiro governante após a revolução foi Lenin, permanecendo até 1924, quando faleceu, dando lugar a Joseph Stalin, após vencer a disputa com Trotski. O antigo aliado de Lenin foi perseguido, sendo expulso do Partido Comunista em 1929, também expulso da União Soviética. Troski foi assassinado no México, em 1940, a mando de Stalin.

Durante a gestão stalinista ocorreu também a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), na qual os soviéticos tiveram participação decisiva ao derrotar ao alemães e o exército nazista de Hitler, iniciando uma bipolarização mundial.

Terminada a segunda grande guerra, o centro político e econômico passou a ser os Estados Unidos, que ao longo de quatro décadas dividiu com a União Soviética um cenário geopolítico que ficou conhecido como Guerra Fria, no conflito político e ideológico entre os modelos capitalista e socialista.

Disputas territoriais e políticas marcaram o período. Os norte-americanos patrocinaram inúmeros governos ditatoriais na América Latina e na Ásia. Além disso, as produções de armamentos e a corrida espacial também marcaram a Guerra Fria.

Com a crise em meados dos anos de 1980, a União Soviética começou a fase de declínio, no início do governo de Gorbatchev, que tentou uma reestruturação política e econômica no país, conhecidas como a Perestroika e a Glasnost.

Porém, os problemas sociais e políticos aumentaram, os governos ditatoriais no leste europeu foram caindo, a derrota no Afeganistão para as tropas lideradas por Osama Bin Laden, após 10 anos de combates contra os afegãos, aliado a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha, em 1990, e, também, os elevados gastos do governo e os inúmeros casos de corrupção foram levando o sonho comunista ao fim, em 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário