domingo, 12 de junho de 2011

Jenson Button vence no Canadá

Piloto inglês vence primeira na tempoarada depois de quatro horas de disputa

Em uma disputa marcada por inúmeras batidas, toques e muita chuva, inclusive paralisando a corrida por duas horas, Button recuperou-se de punição, toques com Hamilton e Alonso, saindo da última colocação para a vitória na volta final, aproveitando um erro do alemão Sebastian Vettel.

McLaren e Red Bull no pódio

Como nas etapas anteriores, ambas equipes levaram um de seus representantes ao pódio na temporada. Lewis Hamilton tocou com Mark Webber na largada, prejudicando ambos. O piloto da equipe de Woking passou o companheiro ainda na volta de abertura, mas não conseguiu superar Schumacher, e ficou pelo caminho na 8ª volta, quando tentava ultrapassar Button.

A Red Bull perdeu a vitória na volta final, diante de um inspirado Button, que teve diversos problemas ao longo da disputa, mas foi subindo, e graças as intervenções do safety-car, manteve-se na luta pelo triunfo, conseguindo nos instantes finais. Para o time austríaco, mais uma boa exibição de Webber garantiu os dois pilotos no pódio.

Ferrari, Mercedes, Renault e Sauber competitivas

A Ferrari teve um final de semana positivo. Dividindo as duas primeiras filas do grid com a Red Bull, estavam bem até a primeira parte da prova. Felipe Massa cometeu dois erros, caindo para o bloco intermediário, enquanto Fernando Alonso ficava pelo caminho após se enroscar com a McLaren de Jenson Button. Em uma atuação destacada, o competidor brasileiro passou o japonês Kamui Kobayashi na reta final, ganhando a 6ª posição por apenas 45 milésimos.

Mercedes e Renault também somaram pontos. Michael Schumacher, na chuva, andou muito bem, chegando na 4ª posição, depois de andar por algumas voltas em 2º lugar. Nico Rosberg começou bem, mas não manteve o ritmo e terminou no 11º posto. Os carros da Renault, bem classificados na paralisação. Vitaly Petrov cruzou a linha de chegada na 5ª colocação, enquanto o companheiro de equipe parou faltando 15 voltas.

A Sauber, indo aos boxes menos vezes que os adversários, conseguiram ficar mais tempo na pista. Pedro de la Rosa conseguiu andar entre os 10 melhores por algumas voltas, mas ficou em 12º, enquanto o japonês Kobayashi perdeu o 6º lugar para Felipe Massa na reta de chegada.

Williams e Toro Rosso nos pontos

Aproveitando os diversos incidentes, a Toro Rosso conseguiu colocar os dois pilotos na zona de pontuação. Jaime Alguersuari somou os primeiros pontos na temporada, com a 8ª posição, e o suíço Sebastien Buemi, foi 10º colocado.

As Williams chegaram a estar com os dois carros entre os 10 melhores, mas somente Rubens Barrichello somou pontos para a escuderia de Grove, repetindo o resultado obtido em Mônaco, com mais um 9º lugar.

Resultados:

Pole: Sebastian Vettel, Red Bull Renault
M.V.: Jenson Button, McLaren Mercedes

Corrida:
1º) Jenson Button, McLaren Mercedes
2º) Sebastian Vettel, Red Bull Renault
3º) Mark Webber, Red Bull Renault
4º) Michael Schumacher, Mercedes
5º) Vitaly Petrov, Renault
6º) Felipe Massa, Ferrari
7º) Kamui Kobayashi, Sauber Ferrari
8º) Jaime Alguersuari, Toro Rosso Ferrari
9º) Rubens Barrichello, Williams Cosworth
10º) Sebastien Buemi, Toro Rosso Ferrari

Classificação:

Mundial de Pilotos
1º) Sebastian Vettel, 161 pontos
2º) Jenson Button, 101 pontos
3º) Mark Webber, 94 pontos
4º) Lewis Hamilton, 85 pontos
5º) Fernando Alonso, 69 pontos
6º) Felipe Massa, 32 pontos
7º) Vitaly Petrov, 31 pontos
8º) Nick Heidfeld, 29 pontos
9º) Michael Schumacher, 26 pontos
10º) Nico Rosberg, 26 pontos
11º) Kamui Kobayashi, 25 pontos
12º) Adrian Sutil, 8 pontos
13º) Sebastien Buemi, 8 pontos
14º) Jaime Alguersuari, 4 pontos
15º) Rubens Barrichello, 4 pontos
16º) Sergio Perez, 2 pontos
17º) Paul Di Resta, 2 pontos

Mundial de Construtores
1º) Red Bull Renault, 255 pontos
2º) McLaren Mercedes, 186 pontos
3º) Ferrari, 101 pontos
4º) Renault, 60 pontos
5º) Mercedes, 52 pontos
6º) Sauber Ferrari, 25 pontos
7º) Toro Rosso Ferrari, 12 pontos
8º) Force India Mercedes, 10 pontos
9º) Williams Cosworth, 4 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário