quarta-feira, 21 de abril de 2010

Brasília completa 50 anos

A data de 21 de abril é marcada por três fatores de relevância nacional: os aniversários das mortes do inconfidente mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o popular Tiradentes, Tancredo Neves, último presidente escolhido pelo Colégio Eleitoral, mas não chegou a assumir ao mandato. E da capital Brasília, o maior símbolo do poder públio brasileiro.

Cidade planejada e construída para ser a sede do poder público federal, desde o início do período repúblicano havia o interesse de tirar do litoral e levar ao interior do país.


A imagem de Brasília é inevitavelmente associada ao governo, com reputação negativa, devido aos inúmeros casos de corrupção envolvendo deputados e senadores. Mensalão, dinheiro na meia, na cueca, Valerioduto, escândalo dos sete anões, quando João Alves, o João de Deus, deputado baiano, disse que deus o ajudou a ganhar mais de 200 vezes na loteria, impeachment de Collor, dentre outros casos, mancharam a imagem da instituição.

Congresso Nacional: maior símpolo do poder público no Brasil
Imagem: Portal Bahia

Nesse período, tivemos também o regime ditatorial (1964-1985), quando os ditatoriais reprimiram de forma violenta os opositores do governo. Milhares de brasileiros foram mortos por lutarem pelas libertades democráticas e contra um sistema nefasto de governo.


O retorno do regime democrático, há 25 anos, trouxe novamente a esperança do brasileiro por dias melhores. O caminho ainda é longo a ser percorrido, pois a lei é feita por quem possui o poder político e econômico nas mãos.

Ainda temos um longo caminho pela frente, mas os casos de corrupção estão aparecendo cada dia mais.

Leia mais:
Ig - Último Segundo: Brasília 50 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário