terça-feira, 30 de junho de 2009

Greve de ônibus em Florianópolis

Segunda greve em 30 dias

Pela segunda vez neste ano, a primeira havia acontecido mês passado, e durou dias 19 e 20, deixando muitas pessoas sem meio de transporte.

Nosso sistema é complicado, tarifa elevada, serviço de má qualidade, falta de integração entre as linhas alimentadoras. Perdi a conta de quantas vezes perdi ônibus por questão de segundos, tanto do Bairro para o Centro, como o inverso.

Além disso, a prefeitura não assume o serviço, deixando nas mãos dos empresários, onde algumas empresas detém a exclusividade da concessão dividas por regiões. A Transol, fica com as regiões da Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa, Pantanal, Saco dos Limões, Itacorubi e Santa Mônica, a Canasvieiras, Norte da Ilha, a Estrela, com o Continente, a Insular, antiga Ribeironense, o Sul da Ilha, e a Biguaçu, com São José e Biguaçu. Não existe concorrência, um oligopólio desses grupos.

Ano passado falou-se no fim da concessão, que vencera em fevereiro deste ano, mas até agora não houve nova licitação. Os usuários sempre sofrem as consequências, pois ficam sem ônibus, pagam pelos aumentos nas passagens, além de utilizar um serviço de baixa qualidade.

O prefeito Dário Berger, que em 2004 prometeu "abrir a caixa preta" do transporte público na Grande Florianópolis, deve nesta hora chamar a responsabilidade para si e buscar uma solução para esta nova crise.

A prefeitura deveria tornar o serviço público, buscando atender a necessidade da população, deixando de lado os interesses comerciais dos grupos que controlam o setor, que escolhem os horários conforme interesse próprio.

O transporte coletivo da capital tem muito a melhorar, mas de fato, deixando de lado os comerciais e propagandas em rádio e televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário