domingo, 28 de abril de 2019

Valtteri Bottas vence no Azerbaijão

Finlandês retoma a liderança no campeonato e Mercedes atinge marca histórica

Largando na pole, o nórdico conseguiu segurar as investidas do companheiro de equipe no giro de abertura e na parte final, e com o 2º lugar de Lewis Hamilton, a quarta dobradinha consecutiva das flechas de prata deu ao time alemão uma marca recorde, com quatro corridas fazendo os dois melhores lugares, superando a marca da Williams em 1992. o início da temporada vem marcando um domínio teutônico na classificação.

Nas posições seguintes, mais uma vez, a dupla da Ferrari, e o holandês Max Verstappen. Sebastian Vettel completou o pódio, seguido pelo batavo da Red Bull. Charles Leclerc foi o 5º colocado, fazendo a melhor volta da disputa. O outro carro rubrotaurino, do francês Pierre Gasly, seguia firme na 6ª posição, mas parou na volta 39, por problemas no motor, causando a única intervenção do carro de segurança, atuando por duas voltas, de forma virtual.

Muito competitiva em solo azeri ao longo do final de semana, a Racing Point foi muito bem em Baku. Bem classificado no grid, o mexicano Sergio Perez ficou com o 6º posto, enquanto o canadense Lance Stroll garantiu dois pontos, em uma atuação honesta. Depois de alguns imprevistos, a McLaren finalmente chegou aos pontos com os dois carros. Andando próximo de Perez durante boa parte da prova, a dupla de Woking ficou classificada entre os oito melhores. Carlos Sainz Junior fechou com o 7º posto, somando os primeiros tentos em 2019, seguido pelo companheiro de equipe, o britânico Lando Norris. A com as mudanças de comando, e uma melhora razoável, os ingleses começam a esboçar uma reação no certame. Mantendo uma boa sequência no campeonato, Kimi Raikkonen, mesmo largando dos boxes, garantiu mais um ponto, conseguindo até o momento pontuar em todas as corridas.

As decepções na prova ficaram com Renault e Haas. O time ianque pela primeira vez ficou fora da fase final da classificação, enquanto os carros franceses tiveram uma atuação opaca na corrida. Daniel Ricciardo ainda abandonou após acertar a Toro Rosso de Daniil Kvyat, quando não viu o carro do russo atrás, quando errou uma freada e foi para a área de escape. O indicente provocou a saída da ambos da disputa.

Resultados:

Pole: Valtteri Bottas, Mercedes
Melhor Volta: Charles Leclerc, Ferrari

Corrida:
1º) Valtteri Bottas, Mercedes
2º) Lewis Hamilton, Mercedes
3º) Sebastian Vettel, Ferrari
4º) Max Verstappen, Red Bull Honda
5º) Charles Leclerc, Ferrari
6º) Sergio Perez, Racing Point Mercedes
7º) Carles Sainz Junior, McLaren Renault
8º) Lando Norris, McLaren Renault
9º) Lance Stroll, Racing Point Mercedes
10º) Kimi Raikkonen, Alfa Romeo

Classificação

Mundial de Pilotos
1º) Valtteri Bottas, 87 pontos
2º) Lewis Hamilton, 86 pontos
3º) Sebastian Vettel, 52 pontos
4º) Max Verstappen, 51 pontos
5º) Charles Leclerc, 47 pontos
6º) Sergio Perez, 13 pontos
7º) Pierre Gasly, 13 pontos
8º) Kimi Raikkonen, 13 pontos
9º) Lando Norris, 12 pontos
10º) Kevin Magnussen, 8 pontos
11º) Nico Hulkenberg, 6 pontos
12º) Daniel Ricciardo, 6 pontos
13º) Carlos Sainz Junior, 6 pontos
14º) Lance Stroll, 4 pontos
15º) Alexander Albon, 3 pontos
16º) Daniil Kvyat, 1 ponto

Mundial de Construtores
1º) Mercedes, 173 pontos
2º) Ferrari, 99 pontos
3º) Red Bull Honda, 64 pontos
4º) McLaren Renault, 18 pontos
5º) Racing Point Mercedes, 17 pontos
6º) Alfa Romeo, 13 pontos
7º) Renault, 12 pontos
8º) Haas Ferrari, 8 pontos
9º) Toro Rosso Honda, 4 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário