domingo, 8 de julho de 2018

Sebastian Vettel vence na Inglaterra

Alemão supera Valtteri Bottas nas últimas voltas e alcança marca de Alain Prost, ampliando liderança no campeonato

Largando em 2º lugar, o piloto alemão assumiu a dianteira e igualou as 51 vitórias conquistas por Alain Prost, durante os 13 anos em que o maior rival do brasileiro Ayrton Senna competiu na Fórmula 1, enquanto Kimi Raikkonen tocou com Lewis Hamilton, deixando o britânico na última colocação, o competidor da casa fez uma boa corrida de recuperação, conseguindo um lugar no pódio. Bottas arriscou e chegou a ficar na frente, mas como foi uma vez a menos aos boxes, ficou sem pneus na parte final da disputa, ficando com a 4ª posição, após ser ultrapassado também pelo companheiro de Mercedes e pelo compatriota, que ainda teve que cumprir lima punição de 10 segundos por conta do incidente com a flecha de prata na primeira curva, na primeira troca de compostos. Max Verstappen teve uma boa disputa com Raikkonen, logo após a primeira relargada, mas o holandês não resistiu a ascensão do nórdico, e parou perto do fim, com problemas no bólido. Para os rubrotaurinos, ainda sobrou um 5º posto com o australiano Daniel Ricciardo, enquanto o francês Pierre Gasly, levando a Toro Rosso que teria fechado a zona de pontuação, foi punido com cinco segundo de acréscimo no tempo final, caindo para 13º.

No pelotão intermediário, a prova foi bem equilibrada. Nico Hulkenberg e Fernando Alonso, mesmo não chegando a última parte da classificação, terminaram entre os oito melhores, após uma boa estratégia. Enquanto o tedesco da Renault chegou em 6º lugar, o espanhol levou a McLaren a 8ª colocação, separados pelo Force India de Esteban Ocon. A Haas também voltou aos pontos, com o dinamarquês Kevin Magnussen na 9ª posição, superado pelo asturiano na penúltima volta. A esquadra indiana ainda somou um ponto com o mexicano Sergio Perez, beneficiado com a punição ao francês Gasly.

Com poucos abandonos, a prova teve duas intervenções do safety car. A primeira delas foi na 33ª volta, quando a Sauber do sueco Marcos Ericsson saiu da pista na primeira curva e bateu na proteção de pneus, permanecendo na pista por quatro voltas. O time suíço foi o único a ter os dois pilotos sem chegar ao final. O monegasco Charles Leclerc parou logo após sair dos pits. Logo após a relargada, o carro de segurança voltou, quando Carlos Sainz Junior tentou ultrapassar Romain Grosjean por fora na curva Stove, provocando uma batida e tirando ambos da corrida, deixando o carro madrinha por mais quatro giros.

Outra mudança ocorrida ao longo da semana, foi na McLaren. Eric Boullier pediu demissão da equipe inglesa. Com isso, o time de Woking trouxe o brasileiro Gil de Ferran, campeão pela Penske em 2000 e 2001 na extinta Fórmula CART, mentor de Fernando Alonso nas 500 milhas de Indianápolis em 2017. Gil teve passagens pela Fórmula 1 como piloto de testes da Williams e da antiga Footwork, atuando como consultor da Honda entre os anos de 2005 a 2007, quando trabalhou com Jenson Button e Rubens Barrichello.

Resultados:

Pole: Lewis Hamilton, Mercedes
Melhor Volta: Sebastian Vettel, Ferrari

Corrida:
1º) Sebastian Vettel, Ferrari
2º) Lewis Hamilton, Mercedes
3º) Kimi Raikkonen, Ferrari
4º) Valtteri Bottas, Mercedes
5º) Daniel Ricciardo, Red Bull TAG Heuer
6º) Nico Hulkenberg, Renault
7º) Esteban Ocon, Force India Mercedes
8º) Fernando Alonso, McLaren Renault
9º) Kevin Magnussen, Haas Ferrari
10º) Sergio Perez, Force India Mercedes

Classificação

Mundial de Pilotos
1º) Sebastian Vettel, 171 pontos
2º) Lewis Hamilton, 163 pontos
3º) Kimi Raikkonen, 116 pontos
4º) Daniel Ricciardo, 106 pontos
5º) Valtteri Bottas, 104 pontos
6º) Max Verstappen, 93 pontos
7º) Nico Hulkenberg, 42 pontos
8º) Fernando Alonso, 40 pontos
9º) Kevin Magnussen, 39 pontos
10º) Carlos Sainz Junior, 28 pontos
11º) Esteban Ocon, 25 pontos
12º) Sergio Perez, 24 pontos
13º) Pierre Gasly, 18 pontos
14º) Charles Leclerc, 13 pontos
15º) Romain Grosjean, 12 pontos
16º) Stoffel Vandoorne, 8 pontos
17º) Lance Stroll, 4 pontos
18º) Marcus Ericsson, 3 pontos
19º) Brendon Hartley, 1 ponto

Mundial de Construtores
1º) Ferrari, 287 pontos
2º) Mercedes, 267 pontos
3º) Red Bull TAG Heuer, 199 pontos
4º) Renault, 70 pontos
5º) Haas Ferrari, 51 pontos
6º) Force India Mercedes, 49 pontos
7º) McLaren Renault, 48 pontos
8º) Toro Rosso Honda, 19 pontos
9º) Sauber Alfa Romeo, 16 pontos
10º) Williams Mercedes, 4 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário