domingo, 10 de março de 2013

Fórmula 1 2013

Vai começar a temporada

Na próxima semana, a Fórmula 1 iniciará a temporada 2013 em Melbourne, na Austrália.

Campeã nos últimos três anos, a Red Bull entra com o favoritismo, de um campeonato que promete ser disputado como no ano anterior, quando Sebastian Vettel e Fernando Alonso chegaram a São Paulo com chances de conquistar o tricampeonato.

Os ferraristas apostam no espanhol Alonso, e no brasileiro Felipe Massa, buscando quebrar o jejum de seis anos sem faturar o caneco, quando Kimi Raikkonen, atualmente na Lotus, superou a McLaren e levou o título. Os ingleses, sempre nas primeiras colocações, estão desde 2008 sem ganhar entre os pilotos, e há 15 anos sem vencer entre as equipes. Em Woking, com a saída de Lewis Hamilton, Jenson Button passa a liderar o time, que trouxe o mexicano Sergio Perez.

A Lotus manteve a dupla de 2012. Kimi Raikkonen, com um campeonato regular na volta ao circuito, depois de dois anos ausente, entra como um dos favoritos, enquanto o franco-suíço Romain Grosjean busca se afirmar no certame, após uma campanha inconstante ano passado. Na Mercedes, os alemães buscam se recuperar. Os investimentos realizados desde o retorno com escuderia própria, em 2010, ainda não se traduziram em resultados nas pistas. Nico Rosberg permaneceu, e para o lugar do heptacampeão Michael Schumacher, veio o ex-companheiro de Nico nos tempos de kart, Lewis Hamilton, deixando a equipe de Ron Dennis depois de seis anos, buscando tornar a marca das três pontas ainda mais forte.

A Sauber teve mudanças de direção e de pilotos. Com a ida de Perez para a McLaren, Esteban Gutierrez, também mexicano, e apoiado pelo magnata do ramo das telecomunicações, Carlos Slim, assume um dos lugares, ao lado do alemão Nico Hulkenberg, que fez um campeonato acima da média na Force India. Os helvéticos também trocaram de comandante. Peter Sauber, fundador da marca, aposentou-se, deixando o lugar para a malaia Monisha Kaltenborn, a primeira mulher a dirigir um time de Fórmula 1. Pela escuderia de Villay Mallya, a saída de Hulkenberg trouxe de volta Adrian Sutil, que tinha ficado de fora em 2012, após problemas enfrentados com a justiça, voltando a atuar ao lado do britânico Paul Di Resta.

Em Grove, Pastor Maldonado vai para a terceira temporada na Williams, patrocinado pela petrolífera venezuelana PDVSA, com um novo colega de equipe, o finlandês Valteri Bottas. Na Toro Rosso, os italianos mantiveram a dupla Jean-Eric Vergne e Daniel Ricciardo.

Fechando o grid, a Caterham mudou os dois pilotos. Heikki Kovalainen e Vitaly Petrov deram lugar a Charles Pic e Giedo Van Der Garde, enquanto na Marussia, que chegou a contratar o brasileiro Luiz Razia, ficou com Jules Bianchi e Max Chilton.

Em solo australiano, a temporada de 2013 terá início, prometendo as disputas, assim como ano passado, quando o campeonato contou com oito vencedores de seis equipes diferentes, e a manutenção do regulamento promete nivelar mais a competição, começando a se definir no meio da disputa quem brigará pelo título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário