quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Uma nova alternativa?

Com mais uma sigla a ingressar no quadro partidário brasileiro, o cenário político supera a marca das três dezenas de agremiações inscritas no Tribunal Regional Eleitoral.

Sem se posicionar como de esquerda ou de direita, a nova legenda fará alianças conforme concordância de projetos ou posicionamentos políticos, sem restrições ideológicas. Liderado pela ex-petista Marina Silva, candidata em 2010 pelo Partido Verde, saiu da sigla para iniciar um novo projeto, buscando uma nova alternativa política, tentando quebrar o atual paradigma do sistema vigente. Outros parlamentares, de diversas siglas, como os deputados Domingos Dutra (PT-MA), Walter Feldman (PSDB-SP) e Alfredo Sirkis (PV-RJ).

Correligionária da ex-ministra do meio ambiente nos tempos de PT, a alagoana Heloisa Helena, atualmente no PSOL, vem participando ativamente na formação da Rede Sustentabilidade, defendendo como princípios fundamentais o meio ambiente e a ética na sociedade. Uma das exigências é a filiação de pessoas sem condenações por crimes na justiça, além de restringir doações por empresas tabagistas, de armas, álcool ou agrotóxicos.

Por conta da falta de critério nas formações de alianças nas eleições, a nova legenda poderá ocupar um espaço vago desde a polarização entre PT e PSDB na presidência da república, como nova alternativa ao domínio tucano-petista. Nas eleições do próximo ano, Marina Silva e Heloisa Helena terão um melhor panorama sobre o novo projeto de mudança que ambas estão propondo.

Texto publicado na Revista Olhares, no Facebook

Revista Olhares

Para ler o texto no Facebook, clique aqui