Holandês contou com boa largada para assumir a ponta e garantir o triunfo em solo italiano
Saindo na 2ª fila, o holandês passou o companheiro de equipe e se manteve a frente de Lewis Hamilton na primeira curva, garantindo a dianteira. O atual campeão esteve próximo do competidor rubrotaurino até a volta 31, quando o inglês escapou ao passar retardatários, caindo para 7º, e perdendo mais dois lugares após entrar nos pits. Com sorte de campeão, o outro piloto Mercedes, Valtteri Bottas, em um dia muito ruim, bateu com a Williams de George Russell, tirando ambos da disputa e provocando uma bandeira vermelha, suspendendo a corrida por quase meia hora.
Na volta da disputa, superou Lance Stroll e as duplas de Ferrari e McLaren após boas disputas, subindo para o 2º lugar, e com a volta mais rápida, garantiu o ponto que deixou Lewis na frente entre os pilotos. A Red Bull teve um bom final de semana, mas o erro de Sergio Perez, quando era 5º colocado, deixou o mexicano fora dos pontos, tirando a chance dos austríacos passarem os alemães entre os construtores, depois de uma boa classificação do mexicano, teve um domingo difícil, além de uma punição de 10 segundos ao entrar nos boxes por ultrapassar com o safety car na pista. Na disputa pela 3ª força do campeonato, os times de Woking e Maranello vem se consolidando frente aos adversários, e assim como no Bahrein, os bólidos vermelhos e alaranjados ficaram atrás de Mercedes e Red Bull. Lando Norris teve uma ótima corrida, completando o pódio, além de ser escolhido pelo público o piloto do dia, o australiano Daniel Ricciardo ficou com o 6º posto, atrás dos ferraristas Charles Leclerc, no 4º posto, seguido pelo colega espanhol Carlos Sainz Junior.
No pelotão intermediário, novamente Aston Martin e Alpha Tauri pontuaram. O canadense Lance Stroll ficou com a 7ª posição, travando uma boa disputa com Pierre Gasly, que precisou fazer uma corrida de recuperação, para cruzar a linha de chegada em 8º lugar. Mas por ultrapassar o francês e utilizar recursos fora da pista para a manobra, Stroll teve acrescidos cinco segundos no tempo final de prova, invertendo de lugar com o francês. Fechando a zona de pontuação, o finlandês Kimi Raikkonen, seria o 9º colocado, mas teve uma punição de 30 segundos, caindo para 13º, por ultrapassar com o safety car na pista. Com isso, Esteban Ocon subiu para 9º, e Fernando Alonso ficou logo atrás, garantindo os primeiros tentos para a Alpine. Já Sebastian Vettel segue em momento ruim, cometendo muitos erros, e ficou apenas com a 15ª posição.
As punições de Kimi Raikkonen e Lance Stroll ocorreram após o resultado final. Mesmo com os recursos que temos atualmente, os comissários seguem demorando para tomar decisões que poderiam ser feitas ao longo da corrida, mas deixam para horas após o término da disputa.
A Fórmula 1 volta dia 2 de maio, para a disputa do Grande Prêmio de Portugal, em Portimão.
Resultados:
Pole: Lewis Hamilton, Mercedes
Melhor Volta: Lewis Hamilton, Mercedes
Corrida:
1º) Max Verstappen, Red Bull Honda
2º) Lewis Hamilton, Mercedes
3º) Lando Norris, McLaren Mercedes
4º) Charles Leclerc, Ferrari
5º) Carlos Sainz Junior, Ferrari
6º) Daniel Ricciardo, McLaren Mercedes
7º) Pierre Gasly, Alpha Tauri Honda
8º) Lance Stroll, Aston Mastin Mercedes
9º) Esteban Ocon, Alpine Renault
10º) Fernando Alonso, Alpine Renault
Classificação
Mundial de Pilotos
1º) Lewis Hamilton, 44 pontos
2º) Max Verstappen, 43 pontos
3º) Lando Norris, 27 pontos
4º) Charles Leclerc, 20 pontos
5º) Valtteri Bottas, 16 pontos
6º) Carlos Sainz Junior, 14 pontos
7º) Daniel Ricciardo, 14 pontos
8º) Sergio Perez, 10 pontos
9º) Pierre Gasly, 6 pontos
10º) Lance Stroll, 5 pontos
11º) Yuki Tsunoda, 2 pontos
12º) Esteban Ocon, 2 pontos
13º) Fernando Alonso, 1 ponto
Mundial de Construtores
1º) Mercedes, 60 pontos
2º) Red Bull Honda, 53 pontos
3º) McLaren Mercedes, 41 pontos
4º) Ferrari, 34 pontos
5º) Alpha Tauri Honda, 8 pontos
6º) Aston Martin Mercedes, 5 pontos
7º) Alpine Renault, 3 pontos
Nenhum comentário:
Postar um comentário