Inglês conta com incidente entre dupla da Ferrari e Max Verstappen para vencer de ponta a ponta
Contando com a sorte, o atual líder do campeonato assumiu a dianteira no giro inicial, quando um acidente triplo deixou o britânico na frente, prejudicando também Fernando Alonso, que foi atingido pelo Red Bull de Max Verstappen, ficando na disputa por mais algumas voltas, mas parou em consequência de danos no carro. O carro de segurança teve três participações, e a prova terminou pelo cronômetro. A primeira logo após a partida, seguida pela batida do russo Daniil Kvyat, e a última após o toque no guard rail do sueco Markus Ericsson.
Mesmo andando próximo a Hamilton, o australiano Daniel Ricciardo levou o outro carro do time austríaco ao 2º lugar, mantendo-se a frente do Mercedes do finlandês Valtteri Bottas, que completou o pódio.
Contratado pela Renault para a próxima temporada, o espanhol Carlos Sainz Junior obteve o melhor resultado no ano, cruzando a linha de chegada na 4ª posição, aproveitando-se dos problemas com Nico Hulkenberg. O competidor alemão vinha bem, mas teve problemas na 2ª passagem pelos pits, saindo da disputa voltas depois da última intervenção do carro de segurança. Sergio Perez foi o 5º colocado, garantindo mais pontos para a Force India, que ainda somou mais um ponto com o francês Esteban Ocon. Mesmo sem Hulkenberg, o time aurinegro contou com o 6º lugar de Jolyon Palmer, que teve que segurar a pressão do belga Stoffel Vandoorne, mas o piloto flamengo não conseguiu acompanhar o segundo Renault nos giros finais, garantindo o 7º posto e mais seis pontos para a McLaren, que contará com a usina de força do losango em 2018. Mesmo saindo no final do grid, o canadense Lance Stroll voltou a andar bem, garantindo mais quatro tentos para a Williams, deixando o canadense ainda mais próximo de Felipe Massa na classificação. O brasileiro não teve uma boa estratégia, sendo o último a colocar compostos de pista seca, ficando apenas em 11º. Romain Grosjean garantiu mais dois pontos para a Haas, embora a escuderia ianque tenha sido ultrapassado pelo time gaulês entre os construtores.
Os últimos dias marcaram muitas mudanças no cenário para 2018. A Honda deixa a McLaren para fornecer motores a Toro Rosso para a próxima temporada, podendo estender a parceria com o time matriz em 2019, a Red Bull. A escuderia de Woking vai de Renault ano que vem, provavelmente mantendo o asturiano Fernando Alonso. O time francês contará com Sainz, mantendo em um dos assentos Nico Hulkenberg. A Williams provavelmente manterá Stroll, enquanto Felipe Massa, Paul Di Resta e Robert Kubica postulam a outra vaga, e, devido a idade inferior a 25 anos, Pascal Wehlein, por exigência do patrocinador da equipe de Grove, tem poucas chances.
Resultados:
Pole: Sebastian Vettel, Ferrari
Melhor Volta: Lewis Hamilton, Mercedes
Corrida:
1º) Lewis Hamilton, Mercedes
2º) Daniel Ricciardo, Red Bull TAG Heuer
3º) Valtteri Bottas, Mercedes
4º) Carlos Sainz Junior, Toro Rosso Renault
5º) Sergio Perez, Force India Mercedes
6º) Jolyon Palmer, Renault
7º) Stoffel Vandoorne, McLaren Honda
8º) Lance Stroll, Williams Mercedes
9º) Romain Grosjean, Haas Ferrari
10º) Esteban Ocon, Force India Mercedes
Classificação
Mundial de Pilotos
1º) Lewis Hamilton, 263 pontos
2º) Sebastian Vettel, 235 pontos
3º) Valtteri Bottas, 212 pontos
4º) Daniel Ricciardo, 162 pontos
5º) Kimi Raikkonen, 138 pontos
6º) Max Verstappen, 68 pontos
7º) Sergio Perez, 68 pontos
8º) Esteban Ocon, 56 pontos
9º) Carlos Sainz Junior, 48 pontos
10º) Nico Hulkenberg, 34 pontos
11º) Felipe Massa, 31 pontos
12º) Lance Stroll, 28 pontos
13º) Romain Grosjean, 26 pontos
14º) Kevin Magnussen, 11 pontos
15º) Fernando Alonso, 10 pontos
16º) Jolyon Palmer, 8 pontos
17º) Stoffel Vandoorne, 7 pontos
18º) Pascal Wehrlein, 5 pontos
19º) Daniil Kvyat, 4 pontos
Mundial de Construtores
1º) Mercedes, 475 pontos
2º) Ferrari, 373 pontos
3º) Red Bull TAG Heuer, 230 pontos
4º) Force India Mercedes, 124 pontos
5º) Williams Mercedes, 59 pontos
6º) Toro Rosso Renault, 52 pontos
7º) Renault, 42 pontos
8º) Haas Ferrari, 37 pontos
9º) McLaren Honda, 17 pontos
10º) Sauber Ferrari, 5 pontos
Nenhum comentário:
Postar um comentário