domingo, 8 de outubro de 2017

Lewis Hamilton vence no Japão

Britânico fatura em solo nipônico e ainda conta com quebra de Vettel para ampliar a vantagem na classificação

Depois de largar na pode pela primeira vez em Suzuka, o inglês passou aperto nos giros finais, quando os pneus estavam desgastados, mas ao dar volta em Fernando Alonso e Felipe Massa, o piloto da Mercedes soube negociar melhor as ultrapassagens, mantendo-se na frente e superando a Red Bull de Max Verstappen. As flechas de prata e os rubrotaurinos ficaram com as quatro primeiras colocações, com Daniel Ricciardo completando o pódio, enquanto o finlandês Valtteri Bottas, com a melhor volta da corrida, foi o 4º colocado.

Para a Ferrari, mais um final de semana difícil na terra do sol nascente. Sebastian Vettel ficou de fora na quinta volta, com problemas na vela do motor, enquanto Kimi Raikkonen precisou fazer uma corrida de recuperação, escalando o pelotão ainda na parte inicial e superando em pista a dupla da Force India e a Renault de Nico Hulkenberg para cruzar a linha de chegada na 5ª posição. O time hindu ficou atrás do nórdico, com o francês Esteban Ocon chegando a frente do mexicano Sergio Perez. O time francês vinha com boas chances de pontuar, mas o competidor tedesco teve problemas com a asa móvel quando tentava superar Romain Grosjean, desistindo faltando poucos giros para encerrar a disputa.

Para a equipe Haas, aliado aos problemas dos concorrentes diretos, os resultados foram bons, com a dupla do time ianque somando pontos. Após travar uma disputa apertada com a Williams de Massa, Kevin Magnussen ganhou o 8º posto, e o francês Grosjean aproveitou na mesma manobra para garantir dois pontos. Mesmo pressionado pela McLaren de Alonso faltando pouco para terminar, o brasileiro conseguiu fechar a zona de pontuação.

O safety car teve três intervenções ao longo da prova. A primeira logo na volta inicial, com a batida da Toro Rosso de Carlos Sainz Junior. E outras duas vezes de forma virtual, quando Markus Ericsson bateu com a Sauber na volta 10, e faltando dois giros, quando Lance Stroll teve uma quebra na suspensão, desistindo da disputa.

A próxima etapa, daqui a duas semanas, nos Estados Unidos, contará com algumas mudanças no pelotão. Carlos Sainz Junior passará a competir pela Renault em solo estadounidense, no lugar de Jolyon Palmer, demitido da escuderia francesa. Para o lugar do espanhol, provavelmente haverá o retorno de Daniil Kvyat para o time italiano. Outra novidade nos próximos dias, pode ser a renovação do contrato de Fernando Alonso com a McLaren, praticamente fechado com a equipe de Woking para o ano que vem.

Resultados:

Pole: Lewis Hamilton, Mercedes
Melhor Volta: Valtteri Bottas, Mercedes

Corrida:
1º) Lewis Hamilton, Mercedes
2º) Max Verstappen, Red Bull TAG Heuer
3º) Daniel Ricciardo, Red Bull TAG Heuer
4º) Valtteri Bottas, Mercedes
5º) Kimi Raikkonen, Ferrari
6º) Esteban Ocon, Force India Mercedes
7º) Sergio Perez, Force India Mercedes
8º) Kevin Magnussen, Haas Ferrari
9º) Romain Grosjean, Haas Ferrari
10º) Felipe Massa, Williams Mercedes

Classificação

Mundial de Pilotos
1º) Lewis Hamilton, 306 pontos
2º) Sebastian Vettel, 247 pontos
3º) Valtteri Bottas, 234 pontos
4º) Daniel Ricciardo, 192 pontos
5º) Kimi Raikkonen, 148 pontos
6º) Max Verstappen, 111 pontos
7º) Sergio Perez, 82 pontos
8º) Esteban Ocon, 65 pontos
9º) Carlos Sainz Junior, 48 pontos
10º) Nico Hulkenberg, 34 pontos
11º) Felipe Massa, 34 pontos
12º) Lance Stroll, 32 pontos
13º) Romain Grosjean, 28 pontos
14º) Kevin Magnussen, 15 pontos
15º) Stoffel Vandoorne, 13 pontos
16º) Fernando Alonso, 10 pontos
17º) Jolyon Palmer, 8 pontos
18º) Pascal Wehrlein, 5 pontos
19º) Daniil Kvyat, 4 pontos

Mundial de Construtores
1º) Mercedes, 540 pontos
2º) Ferrari, 395 pontos
3º) Red Bull TAG Heuer, 303 pontos
4º) Force India Mercedes, 147 pontos
5º) Williams Mercedes, 66 pontos
6º) Toro Rosso Renault, 52 pontos
7º) Haas Ferrari, 43 pontos
8º) Renault, 42 pontos
9º) McLaren Honda, 23 pontos
10º) Sauber Ferrari, 5 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário