terça-feira, 7 de setembro de 2010

Entrevista com Luiz Henrique Fogaça

O trabalho do assessor de imprensa nas atividades parlamentares

Luiz Henrique Fogaça
Foto: Diego Wendhausen Passos

Data da entrevista: 13/07/2010

Diego: Durante uma campanha, o representante político, além de difundir as idéias e programa de atuação durante o mandato, percorre comunidades buscando a conquista do eleitorado. Qual o papel do assessor de imprensa do candidato em uma campanha eleitoral?

Fogaça: O assessor de imprensa tem um papel muito importante para isso, principalmente durante uma campanha, porque se trabalha muito com a imagem do parlamentar, do candidato. Falando em imagem, a comunicação está totalmente alinhada a isso. Eu acho, no caso em que eu trabalho, especificamente, com o deputado Décio Góes, candidato a reeleição, nós pegamos uma base de todo o mandato. Já fica um pouco mais fácil, pois nós temos o que mostrar à população. Eu fui sempre da opinião do parlamentar que tem mandato e vai ser candidato, ele não tem promessas o a fazer, e sim prestar conta do que realizou. Nisso, a sociedade vai pensar se ele é apto, ou não, a continuar esse trabalho. Sendo assim, divulgar esse trabalho feito, estar conduzindo ele todos os dias, preparando para debate, para entrevistas em rádio, entrevistas em jornal, cuidar da imagem, como se portar nas fotos, saber o que é estratégico e que está acompanhado de algumas pessoas, saber o que não pode fazer, então, você vai estar toda a hora. Você tem que estar olhando para o candidato, analisando o que ele está fazendo, tirar o que está errado, e sempre estar passando dicas e informações, e acima de tudo, principalmente quando se tratar de debates ou entrevistas, informando ele a cada minuto do que está acontecendo.

Diego: Além do trabalho de comunicação, visando contribuir com as informações referentes a sociedade em geral, tem a relação com o público interno e externo, como se comportar durante entrevistas, reuniões, atividades parlamentares. Como a equipe de comunicação contribui no trabalho e relacionamento do político com o público em geral?

Fogaça: Durante uma campanha, que nós estamos falando, especificamente, todas as atividades que serão realizadas, são planejadas. Uma reunião, em específico, tem todo o planejamento, o local dela, quem vai ser convidado e qual o tipo de discurso vai ser adotado na ocasião, o que é importante aquelas pessoas, presentes no local, saberem do candidato, qual a informação que precisam. Toda a pesquisa é feita antes. Durante um evento, uma entrevista, de rádio, jornal, durante uma reunião, você tem que estar sempre ouvindo o que o candidato está falando, estar atento do que as pessoas estão falando, porque às vezes pode vir aquela informação, “ah deputado, mas lá naquela região, o senhor disse que falaram isso e não foi”, você tem a informação, a resposta tem que ser na hora, porque é uma campanha de período curto, e se você esperar um dia para responder a uma indagação, vai parecer que seu candidato não está informado, realmente, ou não sabia da situação. Você tem que estar acompanhando, é fundamental estar acompanhando sempre, saber quem é o seu candidato, pelo menos, saber com quem você está trabalhando. Como um profissional de comunicação, eu não trabalharia para uma pessoa que eu não votaria e nem confiasse. Então, esse é o principal, saber com quem você está trabalhando, o que essa pessoa já fez, conhecendo um pouco do passado, o que ele está disposto a fazer, caso seja eleito, e, se você concordar com tudo isso, é muito mais fácil você trabalhar nessa área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário