Red Bull se aproveita de parada a mais de Charles Leclerc e adota estratégia mais eficiente para vencer nas ruas do principado
Com o início da corrida atrasado em mais de uma
hora por conta da forte chuva que caiu pouco antes da largada, a disputa
iniciou novamente com a Ferrari e o piloto monegasco na pole, mas por conta da
melhora do tempo, o então líder da prova foi chamado aos boxes para colocar
compostos intermediários, na 17ª volta, que deu um ganho com o tempo, enquanto
o companheiro de equipe, Carlos Sainz Junior, e a dupla da Red Bull ficou na
pista, e a espera do trio definiu a vantagem em favor dos que permaneceram na
pista. Cinco giros a seguir, a dupla ferrarista foi para os pits, para calçar pneus
duros, o mesmo fazendo o duelo rubrotaurino na passagem seguinte, deixando
Sergio Perez, frente, e Sainz entre ele e Max Verstappen. Outra interrupção
ocorreu após a batida de Mick Schumacher, na 27ª passagem, causando intervenção
do safety car virtual, para logo depois ser chamado o carro madrinha na pista e
uma nova paralisação para tirar a Haas do alemão do local e limpar a pista,
parando tudo por quase 20 minutos. A relargada foi realizada com o carro de
segurança na 33ª volta, e os líderes conseguiram completar 62 giros dentro das
três horas de limite para a disputa, o que rendeu a pontuação total por terem
feito mais de três quartos do limite mínimo, programado em 78 passagens.
Mesmo com boas disputas por todo o pelotão, apenas
Pierre Gasly quando arriscou de intermediários, mas o francês não conseguiu
chegar aos pontos, assim como seu time, a Alpha Tauri. A Mercedes também chegou
aos pontos com os dois carros, com a 5ª posição do inglês George Russell,
enquanto o multicampeão Lewis Hamilton, preso atrás de Fernando Alonso, perdeu
ritmo no final, mas ficou no mesmo lugar em que partiu, no 8º posto. O
asturiano salvou o dia da Alpine, conseguindo o melhor resultado na temporada
até agora, com a 7ª posição, enquanto o companheiro de equipe, Esteban Ocon,
por conta de uma punição de cinco
segundos no tempo final de corrida, caiu para 12º, perdendo o 9º lugar
conquistado em pista. A McLaren voltou a pontuar apenas com Lando Norris, 6º
colocado, e a melhor volta da prova, garantindo o ponto extra ao jovem
britânico, enquanto o australiano Daniel Ricciardo segue em má fase, cruzando a
linha de chegada em 13º.
Fechando a zona de pontuação, ficou o finlandês
Valtteri Bottas em 9º lugar, e o alemão Sebastian Vettel, com a 10ª colocação.
A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, para a
disputa do Grande Prêmio de Azerbaijão, em Baku.
Resultados:
Pole: Charles Leclerc, Ferrari
Melhor Volta: Lando Norris, McLaren Mercedes
Corrida:
1º) Sergio Perez, Red Bull RBPT
2º) Carlos Sainz Junior, Ferrari
3º) Max Verstappen, Red Bull RBPT
4º) Charles Leclerc, Ferrari
5º) George Russell, Mercedes
6º) Lando
Norris, McLaren Mercedes
7º) Fernando
Alonso, Alpine Renault
8º) Lewis Hamilton, Mercedes
9º) Valtteri Bottas, Alfa Romeo Ferrari
10º) Sebastian Vettel, Aston Martin Mercedes
Classificação
Mundial de Pilotos
1º) Max Verstappen, 126 pontos
2º) Charles Leclerc, 116 pontos
3º) Sergio Perez, 110 pontos
4º) George Russell, 84 pontos
5º) Carlos Sainz Junior, 83 pontos
6º) Lewis Hamilton, 50 pontos
7º) Lando Norris, 48 pontos
8º) Valtteri Bottas, 40 pontos
9º) Esteban Ocon, 30 pontos
10º) Kevin Magnussen, 15 pontos
11º) Daniel Ricciardo, 11 pontos
12º) Yuki Tsunoda, 11 pontos
13º) Fernando Alonso, 10 pontos
14º) Pierre Gasly, 6 pontos
15º) Sebastian Vettel, 5 pontos
16º) Alexander Albon, 3 pontos
17º) Lance Stroll, 2 pontos
18º) Guanyu Zhou, 1 ponto
Mundial de Construtores
1º) Red Bull RBPT, 235 pontos
2º) Ferrari, 199 pontos
3º) Mercedes, 134 pontos
4º) McLaren Mercedes, 59 pontos
5º) Alfa Romeo Ferrari, 41 pontos
6º) Alpine Renault, 40 pontos
7º) Alpha Tauri RBPT, 17 pontos
8º) Haas Ferrari, 15 pontos
9º) Aston Martin Mercedes, 7 pontos
10º) Williams Mercedes, 3 pontos
Nenhum comentário:
Postar um comentário