Monegasco domina em Melbourne e mantém liderança no campeonato
Largando na pole, o piloto da Ferrari ganhou bem em solo australiano, conquistando também a melhor volta no giro final, deixando a escuderia de Maranello na frente também entre as equipes, que poderia ser ampliada se Carlos Sainz Junior não tivesse problemas logo na passagem inicial, que tirou o espanhol da disputa, provocando a primeira intervenção do carro de segurança. Apesar de ser a principal concorrente dos ferraristas neste começo de temporada, a Red Bull vem sofrendo com problemas de confiabilidade. Max Verstappen voltou a abandonar por conta de problemas mecânicos, mas Sergio Perez conseguiu salvar o dia para a matriz rubrotaurina com um bom 2º lugar, depois de superar a dupla da Mercedes em boas ultrapassagens na pista. O time prateado conquistou mais um pódio, desta vez com George Russell, e vem se aproveitando bem dos problemas dos adversários enquanto as atualizações no carro ainda não vieram. Lewis Hamilton foi o 4º colocado, chegando próximo do colega inglês.
Com um bom ritmo na classificação e conseguindo classificar os dois carros para a fase final da classificação, a McLaren saiu de Albert Park com um bom resultado, terminando entre os seis melhores. Lando Norris terminou com o 5º posto, seguido pelo companheiro de time e piloto da casa, Daniel Ricciardo. A equipe de Woking chega ao 4º lugar entre os construtores, e nos bastidores fala-se em uma futura parceria com a Audi para os próximos anos, enquanto o grupo Volkswagem considera o ingresso na Fórmula 1. Outra marca do grupo, a Porsche é cotada como parceira da Red Bull.
Apesar de problemas com Fernando Alonso, que teve que voltar aos boxes mais uma vez, a Alpine ainda conseguiu uma 7ª posição com o francês Esteban Ocon. Com uma boa disputa no pelotão intermediário, Valtteri Bottas levou a melhor, garantindo uma 8ª colocação, aproveitando-se de um erro de Pierre Gasly, que chegou atrás do finlandês, somando mais dois pontos para a Alpha Tauri. Mesmo sendo obrigado a parar nos boxes na volta final e perdendo o 7º lugar, o tailandês Alexander Albon ainda conseguiu ser o 10º, marcando o primeiro tento para a Williams em 2022. O safety car virtual teve duas participações, enquanto o carro madrinha entrou na pista em duas ocasiões, a primeira entre as voltas 4 e 7, e depois, entre a 24ª e 27ª passagem.
A Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas, com o Grande Prêmio da Emília Romanha, em Imola, com a Sprint Race no sábado e a corrida no domingo.
Resultados:
Pole: Charles Leclerc, Ferrari
Melhor Volta: Charles Leclerc, Ferrari
Corrida:
1º) Charles Leclerc, Ferrari
2º) Sergio Perez, Red Bull RBPT
3º) George Russell, Mercedes
4º) Lewis Hamilton, Mercedes
5º) Lando Norris, McLaren Mercedes
6º) Daniel Ricciardo, McLaren Mercedes
7º) Esteban Ocon, Alpine Renault
8º) Valtteri Bottas, Alfa Romeo Ferrari
9º) Pierre Gasly, Alpha Tauri Honda
10º) Alexander Albon, Williams Mercedes
Classificação
Mundial de Pilotos
1º) Charles Leclerc, 71 pontos
2º) George Russell, 37 pontos
3º) Carlos Sainz Junior, 33 pontos
4º) Sergio Perez, 30 pontos
5º) Lewis Hamilton, 28 pontos
6º) Max Verstappen, 25 pontos
7º) Esteban Ocon, 20 pontos
8º) Lando Norris, 16 pontos
9º) Kevin Magnussen, 12 pontos
10º) Valtteri Bottas, 12 pontos
11º) Daniel Ricciardo, 8 pontos
12º) Pierre Gasly, 6 pontos
13º) Yuki Tsunoda, 4 pontos
14º) Fernando Alonso, 2 pontos
15º) Guanyu Zhou, 1 ponto
16º) Alexander Albon, 1 ponto
Mundial de Construtores
1º) Ferrari, 104 pontos
2º) Mercedes, 65 pontos
3º) Red Bull RBPT, 55 pontos
4º) McLaren Mercedes, 24 pontos
5º) Alpine Renault, 22 pontos
6º) Alfa Romeo Ferrari, 13 pontos
7º) Haas Ferrari, 12 pontos
8º) Alpha Tauri RBPT, 10 pontos
9º) Williams Mercedes, 1 ponto
Nenhum comentário:
Postar um comentário