Francês se aproveitou de corrida maluca e cheia de alternativas para ganhar pela primeira vez
Após uma batida na largada envolvendo Valtteri Bottas, Lando Norris e a dupla da Red Bull, apenas Max Verstappen conseguiu seguir na corrida, mas com o carro danificado, conseguiu apenas a 10º lugar, fechando a zona de pontuação. A prova ficou parada por mais de 20 minutos. Largando na pole, Lewis Hamilton saiu ileso do incidente no giro inicial, mas enquanto todos os adversários trocaram para pneus de pista seca na relargada, sendo o único a partir do grid, tendo que ir para os boxes no retorno, mas o novo líder do campeonato partiu para a recuperação, e após boas estratégias e um duelo intenso com Fernando Alonso, que provavelmente custou a vitória, o inglês ainda garantiu um lugar no pódio, chegando muito próximo do vencedor, Esteban Ocon, e de Sebastian Vettel, que perdeu a 2ª posição, pelo carro do tedesco estar com quantidade de combustível menor que o permitido para realização da amostragem pós-corrida. Além da primeira vitória da Alpine, o asturiano ainda ficou no 5ª posto, melhorando a situação do time francês entre as equipes.
Para a Ferrari, Carlos Sainz Junior salvou o dia da escuderia de Maranello, com a 3ª posição, enquanto Charles Leclerc foi atingido pelo Aston Martin de Lance Stroll, ficando fora da disputa. Os italianos se aproximaram da McLaren na disputa entre os construtores, após um dia muito ruim para a equipe de Woking, que pela primeira vez na temporada, não pontuou. Daniel Ricciardo teve uma prova muito difícil, e parando cedo, não conseguiu recuperar os lugares perdido no giro inicial.
Aproveitando-se bem dos contratempos, a Alpha Tauri conseguiu levar os dois carros entre os seis melhores, com o francês Pierre Gasly ainda garantindo o ponto extra na volta final, cruzando a linha de chegada no 6º posto, a frente do companheiro de equipe, o japonês Yuki Tsunoda. Depois de dois anos sem chegar aos pontos, a Williams quebrou o longo jejum, ficando atrás da dupla italiana. O canadense Nicholas Latifi marcou os primeiros tentos na categoria, enquanto George Russell, que conseguiu segurar durante praticamente toda a corrida de Daniel Ricciardo e Max Verstappen, foi o 8º colocado. Quem fechou a zona de pontos foi o finlandês Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo.
A Fórmula 1 volta daqui a quatro semanas, para a disputa do Grande Prêmio da Bélgica, em Spa-Francorshamps, dia 29 de agosto.
Resultados:
Pole: Lewis Hamilton, Mercedes
Melhor Volta: Pierre Gasly, Alpha Tauri Honda
Corrida:
1º) Esteban Ocon, Alpine Renault
2º) Lewis Hamilton, Mercedes
3º) Carlos Sainz Junior, Ferrari
4º) Fernando Alonso, Alpine Renault
5º) Pierre Gasly, Alpha Tauri Honda
6º) Yuki Tsunoda, Alpha Tauri Honda
7º) Nicholas Latifi, Williams Mercedes
8º) George Russell, Williams Mercedes
9º) Max Verstappen, Red Bull Honda
10º) Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Ferrari
Classificação
Mundial de Pilotos
1º) Lewis Hamilton, 195 pontos
2º) Max Verstappen, 187 pontos
3º) Lando Norris, 113 pontos
4º) Valtteri Bottas, 108 pontos
5º) Sergio Perez, 104 pontos
6º) Carlos Sainz Junior, 83 pontos
7º) Charles Leclerc, 80 pontos
8º) Pierre Gasly, 50 pontos
9º) Daniel Ricciardo, 50 pontos
10º) Esteban Ocon, 39 pontos
11º) Fernando Alonso, 38 pontos
12º) Sebastian Vettel, 30 pontos
13º) Yuki Tsunoda, 18 pontos
14º) Lance Stroll, 18 pontos
15º) Nicholas Lafiti, 6 pontos
16º) George Russell, 4 pontos
17º) Kimi Raikkonen, 2 pontos
18º) Antonio Giovinazzi, 1 ponto
Mundial de Construtores
1º) Mercedes, 303 pontos
2º) Red Bull Honda, 291 pontos
3º) Ferrari, 163 pontos
4º) McLaren Mercedes, 163 pontos
5º) Alpine Renault, 77 pontos
6º) Alpha Tauri Honda, 68 pontos
7º) Aston Martin Mercedes, 48 pontos
8º) Williams Mercedes, 10 pontos
9º) Alfa Romeo Ferrari, 3 pontos
Nenhum comentário:
Postar um comentário