Inglês fatura mais uma e Mercedes vence entre os construtores
Mesmo largando mal e perdendo o 2º lugar para Max Verstappen, Hamilton permaneceu atrás do companheiro de equipe e do piloto holandês até ambos pararem para trocar pneus, e com uma sequência de voltas mais rápidas, conseguiu abrir uma vantagem que garantiu a liderança ao retornar dos pits. O piloto batavo ficou pelo caminho após um furo que tirou o Red Bull da pista e da disputa. O time austríaco saiu de Imola sem pontos, enquanto Verstappen saiu de solo italiano sem somar um único ponto, por ter abandonado também em Monza e em Mugello. Valterri Bottas completou a dobradinha da Mercedes, que rendeu um recorde para a montadora alemã, faturando pelo sétimo ano consecutivo o título de construtores.
Sem Max Verstappen, quem chegou ao pódio foi o ex-companheiro do piloto rubrotaurino, o australiano Daniel Ricciardo, que vem em uma sequência muito positiva de resultados. Com o resultado, além de ficar entre os quatro no mundial de pilotos, deixa a Renault como a 3ª melhor equipe nos construtores. O único piloto Red Bull que se deu bem em Imola foi o russo Daniil Kvyat, garantindo um bom 4º lugar para a Alpha Tauri. A Ferrari ainda contou com um 5º posto de Charles Leclerc, enquanto Sebastian Vettel foi prejucado por um mau pit stop da Ferrari, tirando as possibilidades de pontos do alemão. A Racing Point, depois de mais um incidente envolvendo Lance Stroll, no giro inicial, após tocar com Kvyat e ficando com a asa quebrada, ainda conseguiu uma 6ª posição com Sergio Perez.
Mesmo com um rendimento ruim durante o final de semana, a McLaren se aproveitou dos problemas dos adversários para pontuar com os dois carros. O espanhol Carlos Sainz Junior, em 7º, terminou a frente do companheiro Lando Norris, 8º colocado, deixando a disputa com Racing Point e Renault muito embolada. Fechando a zona de pontuação, ficaram os pilotos da Alfa Romeo, que também anunciou a permanência da atual dupla para 2021. Kimi Raikkonen garantiu dois pontos, e Antonio Giovinazzi ficou na 10ª posição.
A prova teve duas intervenções do carro de segurança. Primeiro no abandono de Esteban Ocon, apenas de forma virtual, e após o abandono de Max Verstappen, no 52º giro, veio o carro de segurança para a pista, que permaneceu até a volta 58, e ainda constou com a batida da Williams de George Russel, que vinha pontuando. Apenas o time de Grove não somou pontos na atual temporada.
A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, na Turquia, que estava desde 2011 fora do calendário, e a corrida pode garantir o título de pilotos a Lewis Hamilton.
Resultados:
Pole: Valtteri Bottas, Mercedes
Melhor Volta: Lewis Hamilton, Mercedes
Corrida:
1º) Lewis Hamilton, Mercedes
2º) Valtteri Bottas, Mercedes
3º) Daniel Ricciardo, Renault
4º) Daniil Kvyat, Alpha Tauri Honda
5º) Charles Leclerc, Ferrari
6º) Sergio Perez, Racing Point Mercedes
7º) Carlos Sainz Junior, McLaren Renault
8º) Lando Norris, McLaren Renault
9º) Kimi Raikkonen, Alfa Romeo
10º) Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo
Classificação
Mundial de Pilotos
1º) Lewis Hamilton, 282 pontos
2º) Valtteri Bottas, 197 pontos
3º) Max Verstappen, 162 pontos
4º) Daniel Ricciardo, 95 pontos
5º) Charles Leclerc, 85 pontos
6º) Sergio Perez, 82 pontos
7º) Lando Norris, 69 pontos
8º) Carlos Sainz Junior, 65 pontos
9º) Alexander Albon, 64 pontos
10º) Pierre Gasly, 63 pontos
11º) Lance Stroll, 57 pontos
12º) Esteban Ocon, 40 pontos
13º) Daniil Kvyat, 26 pontos
14º) Sebastian Vettel, 18 pontos
15º) Nico Hulkenberg, 10 pontos
16º) Kimi Raikkonen, 4 pontos
17º) Antonio Giovinazzi, 4 pontos
18º) Romain Grosjean, 2 pontos
19º) Kevin Magnussen, 1 ponto
Mundial de Construtores
1º) Mercedes, 479 pontos
2º) Red Bull Honda, 226 pontos
3º) Renault, 135 pontos
4º) McLaren Renault, 134 pontos
5º) Racing Point Mercedes, 134 pontos
6º) Ferrari, 103 pontos
7º) Alpha Tauri Honda, 89 pontos
8º) Alfa Romeo, 8 pontos
9º) Haas Ferrari, 3 pontos
A Racing Point foi punida com a perda de 15 pontos por irregularidades no sistema de freios dos carros da equipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário