Com nova vitória, o atual campeão iguala marca de Michael Schumacher e chega ao recorde de vitórias
Largando no 2º posto, o líder do campeonato ainda se aproveitou de uma travada de Valtteri Bottas, na 13ª volta, para assumir a liderança, permanecendo até o fim da corrida, enquanto o finlandês parou no giro 18 com problemas no motor, abrindo o caminho para o inglês abrir uma margem ainda mais folgada no campeonato. Assim, Hamilton atinge a marca de 91 triunfos, justamente no país natal do sete vezes campeão. Conquistando a volta mais rápida na passagem final, Max Verstappen ficou com o ponto extra, além da 2ª colocação, salvando o dia da Red Bull, enquanto Alexander Albon, por problemas, ficou pelo caminho. O holandês ainda tem chances de conquistar o vice-campeonato. O pódio foi completado por Daniel Ricciardo, dando a Renault o primeiro top 3 desde o retorno da montadora francesa com equipe própria desde que retornou a categoria, em 2016. O piloto australiano assume a 4ª posição no campeonato, e entre as equipes, a escuderia gaulesa entra na briga com McLaren e Racing Point pela condição de 3ª força entre os construtores.
A Racing Point teve um dia positivo, mesmo com os problemas de saúde envolvendo Lance Stroll. Sergio Perez tentou um lugar no pódio, mas ainda saiu de Nurburgring com um bom 4º lugar, e Nico Hulkenberg, chamado próximo a começar a classificação, ainda faturou mais quatro pontos para o time, que passou a McLaren entre as equipes. O time inglês andou próximo de Renault e Racing Point, mas não conseguiu ficar com seus dois pilotos entre os seis melhores, por conta dos problemas de potência enfrentados por Lando Norris, que ficou por quase 20 voltas na pista tentando resolver, mas no 45º giro parou, provocando a única intervenção do carro de segurança. O espanhol Carlos Sainz Junior, em atuação discreta, porém eficiente, somou os pontos da equipe de Woking, com o 5º posto. Pierre Gasly, com compostos novos após a passagem do safety car, conseguiu a 6ª colocação o superar o monegasco Charles Leclerc, que terminou na 7ª posição. os italianos seguem em uma fase muito ruim, e Sebastian Vettel, cometendo um erro no princípio da prova, mais uma vez ficou fora dos pontos.
Somando os primeiros pontos em 2020, Romain Grosjean ficou com o 9º lugar, enquanto a zona de pontuação foi completada com a 10ª colocação do italiano Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo. O time ítalo-helvético também poderia ter ido melhor, não fosse o toque entre Kimi Raikkonen com a Williams de Nicholas Latifi, que rendeu ao nórdico uma punição de 10 segundos, que foi cumprida na passagem pelos pits.
A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, no circuito de Portimão, onde será disputado o Grande Prêmio de Portugal, que volta a categoria depois de 24 anos.
Resultados:
Pole: Valtteri Bottas, Mercedes
Melhor Volta: Max Verstappen, Red Bull Honda
Corrida:
1º) Lewis Hamilton, Mercedes
2º) Max Verstappen, Red Bull Honda
3º) Daniel Ricciardo, Renault
4º) Sergio Perez, Racing Point Mercedes
5º) Carlos Sainz Junior, McLaren Renault
6º) Pierre Gasly, Alpha Tauri Honda
7º) Charles Leclerc, Ferrari
8º) Nico Hulkenberg, Racing Point Mercedes
9º) Romain Grosjean, Haas Ferrari
10º) Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo
Classificação
Mundial de Pilotos
1º) Lewis Hamilton, 230 pontos
2º) Valtteri Bottas, 161 pontos
3º) Max Verstappen, 147 pontos
4º) Daniel Ricciardo, 78 pontos
5º) Sergio Perez, 68 pontos
6º) Lando Norris, 65 pontos
7º) Alexander Albon, 64 pontos
8º) Charles Leclerc, 63 pontos
9º) Lance Stroll, 57 pontos
10º) Pierre Gasly, 53 pontos
11º) Carlos Sainz Junior, 51 pontos
12º) Esteban Ocon, 36 pontos
13º) Sebastian Vettel, 17 pontos
14º) Daniil Kvyat, 14 pontos
15º) Nico Hulkenberg, 10 pontos
16º) Antonio Giovinazzi, 3 pontos
17º) Kimi Raikkonen, 2 pontos
18º) Romain Grosjean, 2 pontos
19º) Kevin Magnussen, 1 ponto
Mundial de Construtores
1º) Mercedes, 391 pontos
2º) Red Bull Honda, 211 pontos
3º) Racing Point Mercedes, 120 pontos
4º) McLaren Renault, 116 pontos
5º) Renault, 114 pontos
6º) Ferrari, 80 pontos
7º) Alpha Tauri Honda, 67 pontos
8º) Alfa Romeo, 5 pontos
9º) Haas Ferrari, 3 pontos
A Racing Point foi punida com a perda de 15 pontos por irregularidades no sistema de freios dos carros da equipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário