domingo, 26 de maio de 2019

Lewis Hamilton vence em Mônaco

Inglês segura pressão na parte final da disputa e garante o terceiro triunfo no principado

Largando na pole, o piloto britânico manteve a dianteira durante toda a corrida. Após a entrada do safety car virtual na volta 11, Hamilton colocou compostos médios, diferente dos três principais adversários, que voltaram com pneus duros, tendo que segurar a pressão de Max Verstappen na metade final da disputa. O holandês da Red Bull foi punido com cinco segundos de acréscimo no tempo final da prova, por conta de um toque com a Mercedes de Valtteri Bottas quando ambos deixaram os pits, obrigando o finlandês a mais uma passagem pelos boxes. Com a punição ao batavo, Sebastian Vettel subiu para a 2ª posição, enquanto o nódico completou o pódio. Para a dupla da Red Bull, ficaram os lugares a seguir, com o neerlandês com o 4º posto, a frente do francês Pierre Gasly, que ainda somou o ponto da melhor volta. Para Maranello, ficou a decepção por conta do erro envolvendo Charles Leclerc, ao não mandar novamente o monegasco a pista, deixando o piloto da casa no final do grid. Hoje, foi ainda mais difícil, sendo o único a não receber a bandeira quadriculada, por conta de problemas mecânicos após um furo no pneu da Ferrari.

Para os rubrotaurinos, foi um ótimo final de semana. Depois de passar a fase final da classificação com as duas equipes. A Toro Rosso também levou a dupla aos pontos, ficando entre os oito melhores, com Daniil Kvyat em 7º lugar, seguido por Alexander Albon. A McLaren também contou com uma boa estratégia para conseguir um resultado razoável em solo monegasco. Carlos Sainz Junior e Lando Norris seguiram na pista e conseguiram avançar no grid, com o espanhol somando mais oito pontos para o time de Woking. O estreante inglês conseguiu uma boa distância, mas voltou atrás de Daniel Ricciardo, batendo na trave. O australiano, com a punição ao gaulês Romain Grosjean, da Haas, ainda garantiu dois pontos para a Renault, enquanto Grosjean caiu para o 10º posto, fechando a zona de pontuação.

Em um domingo marcado pelas homenagem ao ex-campeão Niki Lauda, falecido no último dia 20 de maio, a Mercedes, onde o austríaco atuou como consultou no retorno da marca alemã a Fórmula 1, além de contribuir ativamente para a chegada de Lewis Hamilton na equipe, no final de 2012, foi campeão em 1975 e 1977, pela Ferrari, e em 1984, pela McLaren. O germânico foi homenageado por todo o grid com um minuto de silêncio, e uma dedicatória especial das escuderias de Maranello e Woking, que consagraram o campeão. Niki sofria das sequelas do acidente de 1976, quando bateu em Nurburgring, se salvando da Ferrari em chamas para ainda ser vice-campeão na mesma temporada, voltando ao título um ano depois. Ficou ausente em 1980 e 1981, sendo contratado por Ron Dennis e competiu mais quatro campeonatos pelos carros ingleses, superando Alain Prost na decisão mais apertada da história, em 1984, meio ponto a frente do então companheiro de equipe.

Resultados:

Pole: Lewis Hamilton, Mercedes
Melhor Volta: Pierre Gasly, Red Bull Honda

Corrida:
1º) Lewis Hamilton, Mercedes
2º) Sebastian Vettel, Ferrari
3º) Valtteri Bottas, Mercedes
4º) Max Verstappen, Red Bull Honda
5º) Pierre Gasly, Red Bull Honda
6º) Carles Sainz Junior, McLaren Renault
7º) Daniil Kvyat, Toro Rosso Honda
8º) Alexander Albon, Toro Rosso Honda
9º) Daniel Ricciardo, Renault
10º) Romain Grosjean, Haas Ferrari

Classificação

Mundial de Pilotos
1º) Lewis Hamilton, 137 pontos
2º) Valtteri Bottas, 120 pontos
3º) Sebastian Vettel, 82 pontos
4º) Max Verstappen, 78 pontos
5º) Charles Leclerc, 57 pontos
6º) Pierre Gasly, 32 pontos
7º) Carlos Sainz Junior, 18 pontos
8º) Kevin Magnussen, 14 pontos
9º) Sergio Perez, 13 pontos
10º) Kimi Raikkonen, 13 pontos
11º) Lando Norris, 12 pontos
12º) Daniil Kvyat, 9 pontos
13º) Daniel Ricciardo, 8 pontos
14º) Alexander Albon, 7 pontos
15º) Nico Hulkenberg, 6 pontos
16º) Lance Stroll, 4 pontos
17º) Romain Grosjean, 2 pontos

Mundial de Construtores
1º) Mercedes, 257 pontos
2º) Ferrari, 139 pontos
3º) Red Bull Honda, 110 pontos
4º) McLaren Renault, 30 pontos
5º) Racing Point Mercedes, 17 pontos
6º) Haas Ferrari, 16 pontos
7º) Toro Rosso Honda, 16 pontos
8º) Renault, 14 pontos
9º) Alfa Romeo, 13 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário