Finlandês garante primeira vitória na carreira e entra na briga pela liderança
Com a dianteira garantida na largada, saindo da segunda fila, o nórdico conseguiu abrir uma ligeira vantagem na primeira parte da corrida, para segurar a aproximação do ferrarista Sebastian Vettel no trecho final da disputa, para garantir o primeiro triunfo na Fórmula 1. Mesmo largando na frente, a escuderia da Maranello não conseguiu recuperar a ponta, mas ainda levou os dois carros ao pódio, deixando o compatriota de Bottas, Kimi Raikkonen, na 3ª colocação. Lewis Hamilton, mesmo com todas as dificuldades durante todo o final de semana, chegou no mesmo lugar em que largou, no 4º posto.
Max Verstappen andou em 5º lugar o tempo todo, ocupando a mesma posição no mundial de pilotos. Mesmo com um pneu furado, Felipe Massa ainda somou dois pontos, superado pela dupla da Force India e a Renault de Nico Hulkenberg. Assim como as duplas da Mercedes e Ferrari, o time de Villay Mallya segue levando os dois carros aos pontos neste ano. Mesmo com o indiano sendo preso na última semana, devido a problemas tributários, a escuderia hindu segue fazendo uma boa campanha nas pistas. O mexicano Sergio Perez cruzou em 6º lugar, a frente do francês Esteban Ocon. O alemão levou o time gaulês novamente entre os 10 melhores, somando quatro pontos. O espanhol Carlos Sainz Junior somou o último ponto, garantindo mais um para a Toro Rosso.
O canadense Lance Stroll, assim como a McLaren, pela primeira completaram a corrida em 2017. Mesmo rodando no giro inicial, o norte-americano cruzou a linha de chegada na 11ª posição. Apesar do asturiano Fernando Alonso sequer ter largado, o belga Stoffel Vandoorne terminou uma corrida pela primeira vez no campeonato, muito longe dos pontos. Os dias em Woking estão cada vez piores, e a equipe inglesa cada vez mais longe de voltar a ser grande. Os japoneses prometem melhorias nas unidades de força, mas para o próximo mês ainda. Depois de Alonso confirmar presença em Indianápolis, ficando fora do Grande Prêmio de Mônaco, Sauber e Honda anunciam a parceria técnica para 2018, o que poderá ajudar os nipônicos a terem mais dados sobre os propulsores. A montadora japonesa, além de distante dos líderes, não mostra qualquer sinal de reação, até o momento. Quem sabe com a contribuição da Mercedes e da Ilmor, a situação comece a mudar.
Resultados:
Pole: Sebastian Vettel, Ferrari
Melhor Volta: Kimi Raikkonen, Ferrari
Corrida:
1º) Valtteri Bottas, Mercedes
2º) Sebastian Vettel, Ferrari
3º) Kimi Raikkonen, Ferrari
4º) Lewis Hamilton, Mercedes
5º) Max Verstappen, Red Bull TAG Heuer
6º) Sergio Perez, Force India Mercedes
7º) Esteban Ocon, Force India Mercedes
8º) Nico Hulkenberg, Renault
9º) Felipe Massa, Williams Mercedes
10º) Carlos Sainz Junior, Toro Rosso Renault
Classificação
Mundial de Pilotos
1º) Sebastian Vettel, 86 pontos
2º) Lewis Hamilton, 73 pontos
3º) Valtteri Bottas, 63 pontos
4º) Kimi Raikkonen, 49 pontos
5º) Max Verstappen, 35 pontos
6º) Daniel Ricciardo, 22 pontos
7º) Sergio Perez, 22 pontos
8º) Felipe Massa, 18 pontos
9º) Carlos Sainz Junior, 11 pontos
11º) Esteban Ocon, 9 pontos
12º) Nico Hulkenberg, 6 pontos
13º) Kevin Magnussen, 4 pontos
14º) Romain Grosjean, 4 pontos
15º) Daniil Kvyat, 2 pontos
Mundial de Construtores
1º) Mercedes,136 pontos
2º) Ferrari, 135 pontos
3º) Red Bull TAG Heuer, 57 pontos
4º) Force India Mercedes, 31 pontos
5º) Williams Mercedes, 18 pontos
6º) Toro Rosso Renault, 13 pontos
7º) Haas Ferrari, 8 pontos
8º) Renault, 6 pontos
Nenhum comentário:
Postar um comentário