Britânico iguala marca de Nigel Mansell e com dobradinha da Mercedes, equipe alemã garante primeiro título como construtora na Fórmula 1
Os carros prateados, saindo na primeira fila, sempre tiveram o finlandês Valtteri Bottas, da Williams, andando próximo, enquanto Nico Rosberg teve que partir para uma corrida de recuperação, indo para os boxes ainda na 2ª volta, mas o competidor tedesco conseguiu avançar do fundo do pelotão, chegando ao 2º lugar, para garantir a montadora de Stuttgart o primeiro título de equipes, e a Hamilton a 31ª vitória na carreira, igualando o feito do conterrâneo Nigel Mansell. O time de Grove somou pontos apenas com o nórdico, enquanto Felipe Massa teve um fim-de-semana difícil, enfrentando problemas desde a classificação. O brasileiro ficou perto, mas não conseguiu superar o mexicano Sergio Perez, da Force India, que somou o último ponto.
Atrás de Bottas, a McLaren mostrou um bom ritmo durante toda a etapa, conseguindo manter na corrida os resultados obtidos nos treinos. Jenson Button em atuação regular, ficou com o 4º posto, a frente do dinamarquês Kevin Magnussen, que mesmo rebaixado do 6º ao 11º lugar no grid, conseguiu largar bem e ganhar a posição do asturiano Fernando Alonso após as trocas de pneus. Com o resultado, a equipe de Woking passou a Force India no mundial de construtores. Ferraris e Red Bulls preencheram as colocações a seguir, o espanhol segurou a pressão do australiano Daniel Ricciardo, que ficou a frente de Sebastian Vettel, que após a volta dos boxes, correu solitário em 8º, a frente de Kimi Raikkonen, que conseguiu se manter mais tempo que a dupla da Toro Rosso na pista, ultrapassando os pilotos do rubrotaurino italiano, mantendo-se a frente de Perez e Massa.
Com expectativas de bom resultado, a Toro Rosso foi muito bem nas tomadas de classificação, mas perdeu ritmo na parte final da disputa, ficando fora da zona de pontuação, superados também pelo 12º colocado, Nico Hulkenberg. O francês Jean-Eric Vergne em 13º, ficou na frete do piloto da casa, Daniil Kvyat.
Iniciada com uma homenagem a Jules Bianchi, que luta pela vida após o grave acidente no Japão, os pilotos fizeram uma roda para prestar apoio a recuperação do piloto francês antes da largada. Enquanto a disputa pelo título continua aberta entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, a luta entre Red Bull, Ferrari, McLaren e Williams também esquenta na classificação entre pilotos e equipes.
Resultados:
Pole: Lewis Hamilton, Mercedes
Melhor Volta: Valtteri Bottas, Williams Mercedes
Corrida:
1º) Lewis Hamilton, Mercedes
2º) Nico Rosberg, Mercedes
3º) Valtteri Bottas, Williams Mercedes
4º) Jenson Button, McLaren Mercedes
5º) Kevin Magnussen, McLaren Mercedes
6º) Fernando Alonso, Ferrari
7º) Daniel Ricciardo, Red Bull Renault
8º) Sebastian Vettel, Red Bull Renault
9º) Kimi Raikkonen, Ferrari
10º) Sergio Perez, Force India Mercedes
Classificação
Mundial de Pilotos
1º) Lewis Hamilton, 291 pontos
2º) Nico Rosberg, 274 pontos
3º) Daniel Ricciardo, 199 pontos
4º) Valtteri Bottas, 145 pontos
5º) Sebastian Vettel, 143 pontos
6º) Fernando Alonso, 141 pontos
7º) Jenson Button, 94 pontos
8º) Nico Hulkenberg, 76 pontos
9º) Felipe Massa, 71 pontos
10º) Kevin Magnussen, 49 pontos
11º) Sergio Perez, 47 pontos
12º) Kimi Raikkonen, 47 pontos
13º) Jean-Eric Vergne, 21 pontos
14º) Romain Grosjean, 8 pontos
15º) Daniil Kvyat, 8 pontos
16º) Jules Bianchi, 2 pontos
Mundial de Construtores
1º) Mercedes, 565 pontos
2º) Red Bull Renault, 342 pontos
3º) Williams Mercedes, 216 pontos
4º) Ferrari, 188 pontos
5º) McLaren Mercedes, 143 pontos
6º) Force India Mercedes, 123 pontos
7º) Toro Rosso Renault, 29 pontos
8º) Lotus Renault, 8 pontos
9º) Marussia Ferrari, 2 pontos
Nenhum comentário:
Postar um comentário