Atual campeão assume liderança no mundial de pilotos
Com disputas e trocas de posições desde a largada, corrida em solo malaio iniciou com a pista molhada, e Alonso tocou com Vettel ainda na primeira curva, ficando fora da disputa ao fim da volta inicial. Com a saída do espanhol, a dupla da Mercedes seguiu os carros da Red Bull até o fim. Jenson Button andou bem, mas enfrentou problemas na última troca de pneus, perdendo um provável 5º lugar, quando saiu antes da equipe de box não colocou o parafuso da roda dianteira direita, parando na penúltima volta. Sergio Perez, travando disputas com Felipe Massa, Romain Grosjean, Kimi Raikkonen e Nico Hulkenberg, ainda somou dois pontos para o time de Woking.
McLaren, Ferrari, Lotus e Sauber disputaram as colocações atrás de Red Bull e Mercedes. Felipe Massa, com uma troca de pneu a mais que os concorrentes, conseguiu recuperar o tempo perdido e chegou na 5ª colocação. A Lotus também conquistou pontos com os dois pilotos, tendo Grosjean no 6º posto, a frente de Kimi Raikkonen. Nico Hulkenberg somou os primeiros pontos pelo time suíço, com a 8ª posição. Fechando a zona de pontuação, o francês Jean-Eric Vergne terminou em 10º lugar.
Outro ponto cheio de movimentações foram nos boxes das equipes. Batida entre Charles Pic, da Caterham, e Max Chilton, da Marussia, durante a primeira passagem de ambos pelo pit Lane. Lewis Hamilton também passou por uma situação inusitada, quando passou pela primeira vez aos boxes, parando no local da McLaren, que defendeu até o ano passado. A dupla da Force India também enfrentou problemas, dificultando as trocas de pneus, e ambos acabaram ficando fora da corrida por problemas no carro. E Jenson Button, que saiu antes da equipe colocar o parafuso da roda dianteira direita, perdendo uma volta, e perdendo a chance de somar mais pontos.
Nas voltas finais, a recuperação de Felipe Massa e as disputas entre os carros da Red Bull e Mercedes definiram o resultado final da corrida. Voltando em 9º, Massa conseguiu superar na pista Perez, Hulkenberg e a dupla da Lotus para ganhar quatro posições, ficando a frente de Alonso na classificação geral. Na equipe alemã, Rosberg conseguiu ultrapassar Hamilton, mas foi superado logo a seguir, com a dupla mantendo-se até a volta final, garantindo ao inglês o primeiro pódio pela nova equipe. Entre Vettel e Webber, a disputa pela liderança durou algumas voltas, mas o atual campeão conseguiu superar o australiano para vencer a primeira na temporada, garantindo a liderança entre os pilotos.
Resultados:
Pole: Sebastian Vettel, Red Bull Renault
Melhor Volta: Sergio Perez, McLaren Mercedes
Corrida
1º) Sebastian Vettel, Red Bull Renault
2º) Mark Webber, Red Bull Renault
3º) Lewis Hamilton, Mercedes
4º) Nico Rosberg, Mercedes
5º) Felipe Massa, Ferrari
6º) Romain Grosjean, Lotus Renault
7º) Kimi Raikkonen, Lotus Renault
8º) Nico Hulkenberg, Sauber Ferrari
9º) Sergio Perez, McLaren Mercedes
10º) Jean-Eric Vergne, Toro Rosso Ferrari
Classificação
Mundial de Pilotos
1º) Sebastian Vettel, 40 pontos
2º) Kimi Raikkonen, 31 pontos
3º) Mark Webber, 26 pontos
4º) Lewis Hamilton, 25 pontos
5º) Felipe Massa, 22 pontos
6º) Fernando Alonso, 18 pontos
7º) Nico Rosberg, 12 pontos
8º) Romain Grosjean, 9 pontos
9º) Adrian Sutil, 6 pontos
10º) Paul Di Resta, 4 pontos
11º) Nico Hulkenberg, 4 pontos
12º) Jenson Button, 2 pontos
13º) Sergio Perez, 2 pontos
14º) Jean-Eric Vergne, 1 ponto
Mundial de Construtores
1º) Red Bull Renault, 66 pontos
2º) Lotus Renault, 40 pontos
3º) Ferrari, 40 pontos
4º) Mercedes, 37 pontos
5º) Force India Mercedes, 10 pontos
6º) Sauber Ferrari, 4 pontos
7º) McLaren Mercedes, 4 pontos
8º) Toro Rosso Ferrari, 1 ponto
Nenhum comentário:
Postar um comentário