Asturiano conta com a sorte e volta a liderar o campeonato de pilotos, aproveitando-se dos problemas com os adversários
Em uma corrida marcada por várias ultrapassagens e disputas, a Ferrari conseguiu sair do bloco intermediário e mostrar-se competitiva ao longo da corrida. Felipe Massa vinha no meio do pelotão, quando tocou com a Sauber do japonês Kamui Kobayashi, perdendo várias posições, terminando apenas em 16º lugar. Alonso era 5º colocado, mas conseguiu avançar posições com um problema na troca de Hamilton, e na saída do safety car, ultrapassando a Lotus de Romain Grosjean, ficando com o 2º posto, mas ganhou a liderança em menos de uma volta, quando Sebastian Vettel parou com problemas. O Frances, voltas depois, quando seguia de perto o asturiano, também teve que abandonar, deixando a disputa entre Alonso, Hamilton e Raikkonen, com Maldonado próximo dos três.
No bloco intermediário, muitas disputas e toques envolvendo os competidores. A dupla da Force India se destacou, colocando os dois pilotos entre os sete melhores. Com uma troca a menos, Nico Hulkenberg chegou na 5º posição, sendo ultrapassado por Michael Schumacher e Mark Webber, que fizeram uma ótima corrida. Paul Di Resta também não segurou a dupla, que vinha muito forte nas voltas finais. A McLaren voltou a dar vexame. Jenson Button voltou a ir muito mal, sendo apenas o 8º colocado, com uma atuação discretíssima, enquanto Hamilton vinha ladeira abaixo quando foi tocado por Maldonado, quando disputavam o 3º posto. O novo carro da equipe de Woking vem piorando a cada corrida. O venezuelano, com a asa dianteira quebrada, ainda chegou em 10º lugar, marcando o último ponto da prova.
Nas voltas finais, a disputa ficou mais intensa, com Michael Schumacher e Mark Webber, com pneus em melhores condições, fazendo várias ultrapassagens e chegando a 3º e 4º, respectivamente. Nico Rosberg também conseguiu avançar na parte final, terminando na 6ª colocação, fazendo a volta mais rápida. Faltando três voltas, Alonso conseguiu uma boa vantagem, enquanto Hamilton sofria com o desgaste dos compostos. Raikkonen superou o inglês, que sofreu forte pressão de Pastor, que em uma das tentativas, colidiu com o fraco McLaren, perdendo a dianteira da Williams e deixando o campeão de 2008 fora da disputa. O venezuelano ainda conseguiu cruzar a linha de chegada, salvando um ponto para o time de Grove. Com isso, Schumacher conseguiu chegar em 3º, conseguindo o primeiro pódio depois de voltar a Fórmula 1.
Maldonado punido
Responsabilizado pelo toque que tirou Lewis Hamilton da prova, na penúltima volta, o piloto venezuelano teve 20 segundos acrescido no tempo final de corrida, caindo para 12º lugar.
Resultados
Resultados:
Pole: Sebastian Vettel, Red Bull Renault
Melhor Volta: Nico Rosberg, Mercedes
Corrida
1º) Fernando Alonso, Ferrari
2º) Kimi Raikkonen, Lotus Renault
3º) Michael Schuamcher, Mercedes
4º) Mark Webber, Red Bull Renault
5º) Nico Hulkenberg, Force India Mercedes
6º) Nico Rosberg, Mercedes
7º) Paul Di Resta, Force India Mercedes
8º) Jenson Button, McLaren Mercedes
9º) Sergio Perez, Sauber Ferrari
10º) Bruno Senna, Williams Renault
Classificação
Mundial de Pilotos
1º) Fernando Alonso, 111 pontos
2º) Mark Webber, 91 pontos
3º) Lewis Hamilton, 88 pontos
4º) Sebastian Vettel, 85 pontos
5º) Nico Rosberg, 75 pontos
6º) Kimi Raikkonen, 73 pontos
7º) Romain Grosjean, 53 pontos
8º) Jenson Button, 49 pontos
9º) Sergio Perez, 39 pontos
10º) Pastor Maldonado, 29 pontos
11º) Paul Di Resta, 27 pontos
12º) Kamui Kobayashi, 21 pontos
13º) Michael Schumacher, 17 pontos
14º) Nico Hulkenberg, 17 pontos
15º) Bruno Senna, 16 pontos
16º) Felipe Massa, 11 pontos
17º) Jean-Eric Vergne, 4 pontos
18º) Daniel Ricciardo, 2 pontos
Mundial de Construtores
1º) Red Bull Renault, 176 pontos
2º) McLaren Mercedes, 137 pontos
3º) Lotus Renault, 126 pontos
4º) Ferrari, 122 pontos
5º) Mercedes, 92 pontos
6º) Sauber Ferrari, 60 pontos
7º) Williams Renault, 45 pontos
8º) Force India Mercedes, 44 pontos
9º) Toro Rosso Ferrari, 6 pontos
Nenhum comentário:
Postar um comentário