Holandês vence em Interlagos e Honda garante primeira dobradinha desde retorno
Largando na pole, o jovem holandês chegou a perder a dianteira após a primeira passagem pelos pits, recuperando logo a seguir a vantagem de Lewis Hamilton. O atual campeão poderia ser o 2º colocado, mas perdeu para Pierre Gasly, quando tocou com a outra Red Bull, a de Alexander Albon, no Bico do Pato, na penúltima volta, deixando o francês na vice-liderança, enquanto o tailandês foi para o 14º posto. Com isso, os rubrotaurinos fizeram uma dobradinha, e para os japoneses, a primeira desde a volta a categoria, em 2015, e após 28 anos, quando Gerhard Berger venceu em Suzuka, superando Ayrton Senna no terceiro título do brasileiro, em 1991. Já Hamilton, pelo toque com Albon, teve cinco segundos acrescentados no tempo final de corrida, caindo para a 8ª posição. O dia da Mercedes acabou mal, já que Valtteri Bottas abandonou a disputa, e mesmo com a melhor volta, não pontuou, por não ter chego entre os 10 primeiros. A Ferrari também teve um dia para esquecer. A dupla de Maranello duelava pela 4ª colocação, quando Sebastian Vettel passou por Charles Leclerc e ambos se tocaram, tirando ambos da disputa, provocando também uma intervenção do safety car, tirando a escuderia de Maranello de solo brasileiro sem pontos.
O pelotão intermediário também contou com inúmeras disputas. Contando com a punição de Lewis, o espanhol Carlos Sainz Junior, que teve que largar em último após problemas durante a classificação, garantiu o primeiro pódio na categoria, levando a McLaren de volta após cinco anos ao top 3, coroando a boa campanha e a corrida muito boa do competidor ibérico, além dos quatro pontos de Lando Norris, o time de Woking garante o 4º lugar entre as equipes, coroando as melhorias ocorridas com a passagem de Pat Fry, e a chegada do trio Gil de Ferran, Andreas Seidl e James Key na equipe inglesa. Outro destaque foi a Alfa Romeo. O veterano Kimi Raikkonen foi o 4º colocado, logo a frente de Antonio Giovinazzi, somando bons pontos para a marca italiana. Daniel Ricciardo, saindo de trás no grid e garantindo a 6ª posição, deixando a Renault a frente na disputa contra a Toro Rosso.
Fechando a zona de pontuação, ficaram o mexicano Sergio Perez, em 9º, e Daniil Kvyat, com o 10º posto. Mais uma vez, a Haas andou bem na classificação, mas caiu de rendimento durante a corrida. O time ianque consegue bons desempenhos no sábado, mas não tem conseguido converter em resultados nos domingos, refletindo a penúltima posição entre as equipes.
Resultados:
Pole: Max Verstappen, Red Bull Honda
Melhor Volta: Valtteri Bottas, Mercedes
Corrida:
1º) Max Verstappen, Red Bull Honda
2º) Pierre Gasly, Toro Rosso Honda
3º) Carlos Sainz Junior, McLaren Renault
4º) Kimi Raikkonen, Alfa Romeo
5º) Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo
6º) Daniel Ricciardo, Renault
7º) Lewis Hamilton, Mercedes
8º) Lando Norris, McLaren Renault
9º) Sergio Perez, Racing Point Mercedes
10º) Daniil Kvyat, Toro Rosso Honda
Classificação
Mundial de Pilotos
1º) Lewis Hamilton, 387 pontos
2º) Valtteri Bottas, 313 pontos
3º) Max Verstappen, 260 pontos
4º) Charles Leclerc, 249 pontos
5º) Sebastian Vettel, 230 pontos
6º) Pierre Gasly, 95 pontos
7º) Carlos Sainz Junior, 95 pontos
8º) Alexander Albon, 84 pontos
9º) Daniel Ricciardo, 54 pontos
10º) Sergio Perez, 46 pontos
11º) Lando Norris, 45 pontos
12º) Kimi Raikkonen, 43 pontos
13º) Nico Hulkenberg, 37 pontos
14º) Daniil Kvyat, 35 pontos
15º) Lance Stroll, 21 pontos
16º) Kevin Magnussen, 20 pontos
17º) Antonio Giovinazzi, 14 pontos
18º) Romain Grosjean, 8 pontos
19º) Robert Kubica, 1 ponto
Mundial de Construtores
1º) Mercedes, 700 pontos
2º) Ferrari, 479 pontos
3º) Red Bull Honda, 391 pontos
4º) McLaren Renault, 140 pontos
5º) Renault, 91 pontos
6º) Toro Rosso Honda, 83 pontos
7º) Racing Point Mercedes, 67 pontos
8º) Alfa Romeo, 57 pontos
9º) Haas Ferrari, 28 pontos
10º) Williams Mercedes, 1 ponto